Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

DEGRAUS           Lucas 19: 1 – 4
                     ANÍBAL L. FRESCHI
Nos patamares inferiores da existência, nossas percepções têm dimensões reduzidas. O que estiver  além dessa compreensão é negado e rejeitado. Acontece que essa limitação, tira de nós a chance de experimentar o novo e o diferente. Tudo o que for novo e diferente nos amedronta. Sentimo-nos seguros  se permanecemos como sempre estivemos, embora empobrecidos de renovação e descobrimentos. A mediocridade é fruto da negação do crescer.
A Bíblia relata a desconsideração do povo hebreu para com a nova condição, a de liberdade, ao lamentar ter deixado para trás, panelas de peixe, alho e cebola, pepinos e melões, como se fossem o clímax de toda satisfação que alguém pudesse almejar. O povo ainda não valorizava a liberdade, coisa possível de se fazer sobre patamares mais altos.
Construímos gaiolas bonitas, cheias de arte e acabamos prisioneiros delas. Nossas doutrinas e confissões, criadas a partir do limitado nível do nosso próprio patamar de visão, entendimento e compreensão. Talvez por isso, tanto litígio, concorrência entre credos, propaladores de um céu possível apenas a partir do degrau em que se acham firmados. Prisioneiros de suas próprias gaiolas. Jesus censurou a prática religiosa de atravessar continentes para fazer escravos espirituais, Mat.23:15. Qual Cristo é melhor, mais eficiente? Qual denominação influencia mais O Cristo milagroso? A quem Cristo obedece mais?
Ao subir um degrau, Zaqueu teve a visão de Cristo de uma perspectiva que lhe favoreceu tanto, ao ponto de Cristo sentir-se íntimo o bastante para propor-lhe sua própria hospedagem com jantar e tudo mais que uma boa amizade sugere. Zaqueu conheceu e foi reconhecido a partir do ponto elevado a que se posicionou. Devemos fazer o mesmo. Sair do casulo e respirar a pureza da espiritualidade livre e saudável que serve aO Cristo, singular na eficácia vicária, mas plural na forma de se apresentar e agir. Celebrar a sua declaração de ser capaz de possuir outros rebanhos, pois é suficiente para tanto, e ainda assim não nos faltar, João 10:16. Ele nos desafia a subir. Nós teimamos em querer segurá-lo no nível da nossa limitação. Muitos vão aos montes em busca de crescimento, no entanto descem menores ainda, cheios de superstições e crendices .Outros freqüentam suntuosas catedrais, no entanto cultivam miséria espiritual, cheios de si e de sua fé hereditária.
Precisamos subir degraus. Nunca estacionar nos preconceitos para com as necessárias mudanças e nos desapegarmos de perigosas presunções. Zaqueu reconheceu suas limitações, correu e subiu. Foi agraciado por isso. O mesmo, poderemos experimentar. Amém?

Oração: Senhor. Minha visão preconcebida e preconceituosa tem impedido que eu desfrute de uma verdadeira comunhão com os demais, que sob outra perspectiva tem Te celebrado em suas vidas. Dá-me força e sabedoria para destruir barreiras e me tornar um irmão mais acessível. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém, amém.
Bíblia...JOÃO 4:5-26  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!