Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

sábado, 10 de dezembro de 2011

DIREITOS HUMANOS    Mateus 5: 6 “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”
                  ANIBAL L. FRESCHI
Quando pensamos no “ser,” como algo revestido naturalmente de direitos à sua plenitude moral, pela simples razão objetiva de” ser”, não há como ignorar a importância do “dever ser”, na medida em que lhe é permitido. Então, a questão é: Quem permite a possibilidade “de ser”, é co responsável no êxito ou frustração do “ser” na sua personalização ideal. A questão continua incômoda. Basta um rápido e superficial exame da condição em que se acham os meios oferecidos pelo estado ao cidadão que se vê perdido e esquecido em seus direitos, por aquele que deveria proporcionar-lhe condições para ser pleno, como naturalmente se entende que deveria ser. Saúde, Educação, Segurança, são instrumentos oferecidos em condições de lastimável precariedade. Orgulhamo-nos dos heróicos irmãos que tiveram suas vidas ceifadas nos embates por direitos de todos nós. Reverenciamos àqueles que perderam, para que todos pudéssemos ganhar. Verdadeiros e bravos irmãos. Porém a questão não desaparece. Aí estão ainda as omissões, as corrupções, a impunidade, a maquiagem da máquina pública em propagandas enganosas, pois não correspondem às realidades dos hospitais, dos postos de atendimentos, da responsabilidade profissional de muitos de seus agentes, falta de medicamentos, desvios de verbas, favorecimentos, etc. etc. etc. Não correspondem tais propagandas com a realidade da vida escolar de ensino precário, mestres afrontados por salários irrisórios, péssimas condições físicas e humanas, violência e mais desvios de verbas de merendas declaradamente enaltecidas e precariamente oferecidas. Tais propagandas são acintes à honradez do cidadão que se vê tolhido da liberdade do ir e vir, pela violência incontida e impune que grassa livre, leve e solta.
Direitos humanos; temos todos nós. Mas quem deles se lembra     em seus luxuosos gabinetes, entregues às viagens, ditas de interesse nacional, aos banquetes faustos, tudo às expensas do erário alimentado por nós, povo com direitos, sem reconhecimento e respeito, enquanto explodem escândalos de máxima magnitude em escalões, que do povo apenas parecem querer o voto, nada mais.  Saibam que não basta entoar o cântico da celebração viciosa e anual, para nos fazer sentir na dignidade do que somos e do que devemos ser, pois a dignidade nos é despertada aos sobressaltos, na visão do injusto sendo praticado, dia após dia, bem diante dos nossos olhos. Não me falem de direitos, mas respeitem e reconheçam de verdade os meus, os nossos Direitos humanos.
Oração: Senhor meu Deus. Defende as minhas causas que até hoje estão esquecidas por aqueles que deveriam honrar a condição humana em sua plenitude e significado. Ajuda-me a não me acomodar, mas lutar, na força e no poder da Tua consciência justa, santa e verdadeira, em mim incutida. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém e amém.
Leitura Bíblica: Isaias 10:1 - 3

Um comentário:

  1. Anibal: os direitos "humanos" hje em dia, são como a Bíblia, tdos conhecem, todos a manipulam, mas nínguem sabe ao certo fazê-lo funcionar.Conhece a existência porem, está fora de alcance para seu uso prático. Gosto d mais seus comentarios!!! Parabens. Angelica.

    ResponderExcluir

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!