Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

domingo, 4 de outubro de 2015

A VOZ DO ESPÍRITO SANTO   Isaias 30:21 “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.”

Anibal L. Freschi

Vivo numa comunidade bastante simples e humilde. Há também violência em larga escala. Impressiona-me o fato de que muitos, já tiveram algum contato com a Palavra de Deus. Mesmo assim, acabam por se envolverem em situações, que poderiam ser evitadas, se suas vidas estivessem em plena obediência aO Senhor. Não por ignorância, mas por desobediência, é que muitas vezes acabamos encrencados. Isso vos digo, porque os filhos de Deus têm o privilégio dos serviços dO Espírito Santo, que nos ensina, nos adverte e nos reprova, quando agimos contrariamente à Santa e Bendita Palavra dO Senhor. Mas, quantos dão ouvidos ao que O Espírito Santo diz? Então, mesmo tendo sido criados ou recebidos na Fé Cristã, se não ouvimos e não obedecemos à voz que nos adverte, acerca dos caminhos errados e nos aponta o correto a ser percorrido, caímos nas armadilhas sedutoras do inimigo. O Senhor sempre se faz presente. Mas é preciso que haja obediência à Sua voz. Nunca se esqueça disso; Deus quer o melhor para você. Mas é preciso que você ignore as propostas sedutoras para caminhar por caminhos errados que com toda certeza trarão tristezas e dores. Ouça, quando  a voz dO Senhor soar na sua consciência e obedeça, quando ela apontar o caminho ideal para a sua vida. Amém?   

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

TEU QUARTO    Mat.6:6 “ Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto;...”

Anibal L. Freschi


Quando vivemos cercados de pessoas, chama-nos atenção, o que elas são, o que elas fazem e como elas se comportam  perante a vida. Então, descobrimos muito sobre elas. Pode-se dizer que as conhecemos bastante. O problema é que sobre nós mesmos, acabamos por conhecer bem pouco. Na solidão, tendo que conviver conosco mesmos, nos espantamos com o desconhecido que nós somos de nós mesmos. Talvez seja esse um dos motivos que tornam a solidão numa experiência incômoda, pois nossa própria verdade fica bem exposta diante de nós, não havendo como e nem a quem enganar. Muito mais do que um lugar para ajoelhar e fazer petições, Jesus sugere o quarto, como um lugar de isolamento para reflexão, arrependimento, confissão e súplicas de perdão. Ali, à sós com O Pai, nossa verdade se escancara perante nossos olhos. Ali, nossos absurdos se apresentam. E diante dAquele, que é o único capaz de consertar as coisas dentro de nós. Às vezes procuramos disfarçar nosso verdadeiro estado interior e até fugimos dessa confrontação. O que devemos; pois precisamos fazer, é nos prostrarmos diante dO Senhor e clamarmos por Sua cura. Enquanto isso não acontece, podemos disfarçar e até impressionar as pessoas. Porém, a nossa vida terá sempre os embaraços de quem se envolve com tudo e com todos, mas não dá tempo ao seu coração e à sua alma, para a devida organização. De nada nos valem os aplausos e louvores, de quem nos tem como perfeitos, se na verdade tudo está em desarranjos dentro de nós. É na solidão, na quietude do retiro diário, que O Senhor tratará de nós. Procure se conhecer melhor. Amém?      

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

HÓSPEDES RÉCEM CHEGADOS  Sl.104:12 “...têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto.”

Anibal L. Freschi


De manhãzinha, enquanto preparava meu café, chamou-me a atenção, uns sons vindos do meu jardim. Desconfiei de que tinha hóspedes novos no pedaço. Não faz muito tempo, eu descobri um ninho de Tico-tico, muito bem trabalhado, entre os galhos do pé de Primavera, com alguns ovinhos . Por isso, desconfiei logo -”nasceram”. Fui até lá e enxerguei as cabecinhas erguidas com os bicos escancarados. Então pensei no quanto choveu, nas ventanias, mas ali estavam eles, firmes e fortes, bem vivos a alegrar minha manhã. Agradeci aO Senhor, fiel em todas as suas palavras e lhe pedi pelas pessoas amadas e queridas que também enfrentam grandes desafios, mas sei que também vencerão, pois O Senhor prometeu que assim como cuida de flores e de pássaros, cuidará também de cada um dos meus queridos. Mat.6:26 “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta Porventura, não valei vós muito mais do que as aves? Amém?
O AMOR EM FALTA  Mat.24:12 “ E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.”

Anibal L. Freschi


Que triste advertência! E que verdade constatada! O amor tornou-se muito raro. Logo, ele; o amor, que é o grande anseio de tantos corações. Que motiva a sua busca e produz sonhos e tanta inspiração. Logo ele; o amor, que parece ter  se apagado, dando lugar à barbárie. Um mundo violento, pessoas sedadas de tanta violência e indiferença. A falta de amor, dá lugar ao desrespeito ao próximo e a si mesmo. Na prática, isso pode ser observado num simples passeio pelas ruas, sem falar que dentro do lar, não é algo incomum de ser notado. Mas O Senhor preconizou isso, como um sinal da aproximação do fim de tudo. Um mundo sem amor, é um mundo em demolição. O homem foi colocado por aqui, para cultivar e guardar o meio ambiente. E o que acontece? Descuido e agressão. O homem foi criado com capacidade para amar. Porém; persegue, mata e destrói. Há um remédio para tão grande mal. Apenas um; Jesus Cristo, no centro de comando de nossos corações. Sim, é isso mesmo. Jesus Cristo, no lugar do nosso egocentrismo, que é puro egoísmo, inveja, e tantas outras formas de maldades. Sem Jesus, o mundo estará perdido. Sem Jesus, você estará perdido, eu estarei perdido,  nossas famílias estarão perdidas. Só Jesus nos salvará, por causa do seu grande e imensurável amor. Afinal, é de muito amor que todos nós necessitamos. Amém? 

domingo, 27 de setembro de 2015

NOSSAS ESCOLHAS   Deut.30:19,20 “...escolhe pois a vida,...”

Anibal L. Freschi


Não importa o quanto Deus nos ame, nem o quanto as pessoas queridas queiram o nosso bem, se nossas escolhas forem erradas. As decisões sobre a nossa vida, são responsabilidade nossa. Muitas vidas acabam se perdendo, por causa da imprudência, nos momentos decisivos. Escolher o cônjuge, a profissão, os amigos, enfim, deve ser feito com muita cautela e sabedoria, pois certamente influenciarão o rumo e a qualidade da vida que teremos pela frente. O Senhor coloca diante de nós opções de escolhas, mas nos sugere: “ escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. E para que escolheremos a vida? Para amar aO Senhor. Para ouvir aO Senhor. E para nos apegarmos à Êle. Infelizmente, amamos demais coisas e pessoas, que, futuramente, nos prejudicarão seriamente. Damos ouvidos e nos deixamos influenciar por sugestões, conselhos e desafios que poderão nos causar sofrimento. Nos agarramos e nos tornamos escravos daquilo que sorverá tudo de nós. Mas não é preciso que seja assim. Se nossa escolha for, a sugerida pelo Senhor, teremos, apesar de lutas e dificuldades, as bênçãos das vitórias, prometidas pelO Senhor.” Tu e a tua descendência”. Amém?

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CAMPOS E VALES   Sl.65:13 “ Os campos cobrem-se de rebanhos e os vales vestem-se de espigas;”

Anibal L. Freschi


Nossa caminhada é assim mesmo. Passamos por vales que são de sombras de morte, Sl.23:4, mas também há trechos de alegrias sem contas. O que nos dá segurança; é sabermos que em qualquer situação, O Senhor está conosco. Se nalguns momentos choramos, somos por Ele consolados. Se pecamos, somos por Ele disciplinados. Se nos arrependemos, somos perdoados e temos diante de nós, novas oportunidades. Nessa caminhada, caímos e somos por Ele levantados, para de cabeças erguidas, contemplarmos novos vales festivos, por onde passaremos. As grandes experiências da nossa caminhada, sejam de dores ou de alegrias, por elas passamos e nos tornamos mais fortes, porque O Senhor nos ensina que, nada há nesta vida que não possa ser superado, se é na Sua força e no Seu poder que caminhamos. Momentos de farturas e alegrias devem ser vividos com a consciência da bondade e da misericórdia de Deus, com que somos cuidados todos os dias. Então, meus queridos; demos graças aO Senhor, mesmo que ainda não estejamos no trecho da abundância, pois não tarda, chegaremos lá. É logo ali adiante.  Amém? 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

OLÁ, AMIGOS DE JESUS!  João 15:15 “ ... tenho-vos chamado amigos,...”

Anibal L. Freschi


 Você possui muitos amigos? Você é amigo de todos eles? Sim, porque, é possível que nem todo amigo, recebe de volta a amizade devotada. Costumamos dizer que Nosso Amigo, é O Senhor. O Senhor possui critérios para identificar quem é Seu amigo. Um deles, se encontra no Evangelho de João 15:14 –“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” E o que nos manda O Senhor? – João 15:17 “ Isto vos mando, que vos ameis uns aos outros”. Logo adiante, O encontramos orando pelos amigos de então e também do futuro: João 17:20 “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.” Orava, por você e por mim. Orava pelos amigos de hoje. E qual o teor de Sua oração? Que sejamos um. Que não hajam divisões, pois uma casa divida não prevalece jamais- Mat. 12:25 “...toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá”. Hoje, não enxergo nos “amigos”  de Jesus, a credencial do amor que tudo suporta, sem ufanismos, ressentimentos, como Paulo apóstolo, nos define o amor  -1ª Cor.13:4-7. O mundo dos incrédulos certamente desconfia se o que somos, é o que O Senhor Jesus plantou nos corações dos apóstolos, ou um arremedo, forjado na História, ao prazer do homem obstinado na sua rebeldia e vaidade. Chegasse O Senhor nesse mundo e procurasse a planta que semeou com tanta simplicidade, o que encontraria? Gritasse Ele por seus amigos; Quem seria por Ele identificado? Mat.7:22,23 – Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? ENTÃO LHES DIREI EXPLÍCITAMENTE: Nunca vos conheci...” Meus queridos; amigo de Jesus obedece, ama de verdade. Amigo de Jesus retribui o que do Amigo recebeu: Uma prova concreta de amor- João 3:16. Achará O Senhor os frutos que comprovem nosso amor? Podemos dizer amém? Então, amem. Amém?     

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PLANTAS DE DEUS   Mat.15:13 “...: Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.”

Anibal L. Freschi


Uma séria advertência. Porém, muito pouco, levada a sério. Sua condição espiritual  é resultado de que? É resultado do esforço de alguma pessoa, que passou por sua vida nalgum momento? É fruto de alguma pregação que você ouviu? É mantida pela influência do grupo que você congrega? Ou você é uma planta, plantada pessoalmente por Deus? Plantar requer, gostar muito de plantas. E quem gosta muito, cuida muito bem. Vigio para que plantas estranhas, que não plantei, não proliferem no meu jardim. Quando encontro, retiro-as imediatamente dali, pois sei que absorverão o que é necessário às que plantei. E como se desenvolvem facilmente as plantas daninhas! O cuidado dO Senhor por nós expurga coisas, aparentemente inocentes, mas que nalgum momento nos prejudicarão. Podemos até encarar como perdas, mas que de verdade, são ganhos para nossa vida. O cuidado que recebemos, às vezes traz também as dores das podas. Mas se O Senhor faz assim, é porque se faz necessário. Sendo você uma planta de Deus, você produzirá muitos frutos de excelentes qualidades. Muitas flores, de inigualáveis belezas. Nunca experimentará as dores da extirpação; do extermínio; pois O Senhor cuida muito bem. daquilo que Ele mesmo plantou. Espero que sua fé, seja o resultado da atividade perene do Espírito Santo de Deus. Amém? 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

DE FRENTE COM JESUS  Mat.9:6 “ Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse então ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.”

Anibal L. Freschi

Eu não sei qual era a relação entre a paralisia daquele homem, com algum pecado cometido por ele. Verdade é que o pecado pode trazer graves consequências, inclusive para a saúde e integridade física da pessoa. Aquele homem estava dominado, talvez, pelo sentimento de culpa, por algum pecado e mostrava-se incapaz de coordenar suas atividades mais simples, como por exemplo: caminhar. Seus amigos faziam de tudo por ele. No entanto, continuava na mesma condição. Então, Jesus entra em ação na vida daquele homem. Antes de qualquer alusão à sua condição física, chama sua atenção para a sua condição espiritual. E essa, precisava ser tratada, primeiro. Vs.2 ”Tem bom ânimo, filho, estão perdoados os teus pecados”. Maravilhoso Jesus. Pleno de misericórdia. Perdoa-nos os pecados, ao mesmo tempo em que não admite que permaneçamos prisioneiros de algum sentimento de culpa. Ele exige que reassumamos o comando de nossas próprias vidas e nos assiste no recomeço das coisas. Ninguém, senão nós próprios, precisa da certeza de que tudo foi colocado em ordem dentro de nós. E foi. O perdão já foi concedido. Agora, é aproveitar a bênção da vida que ainda temos pela frente. Amém?


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NADA MENOS DO QUE JESUS  Mat.8:2 “ E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me “.

ANIBAL L. FRESCHI


Às vezes, nos conformamos e nos acomodamos com o lugar em que os homens nos colocam. Esse era o caso do homem em questão. Segundo os costumes e obrigações religiosos e sociais, deveria ele, permanecer o mais distante possível de  pessoas saudáveis. Contudo, entendeu que não era isso que pensava Jesus. Por isso, encorajou-se e aproximou-se de Jesus. Ninguém é capaz de nos excluir do coração dO Pai. JO.10:28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Assim é de fato, sendo nós verdadeiras ovelhas do divino pastor. Aquele homem conseguiu identificar de alguma forma, o amor de Cristo, que o levou à aproximação. Nós, ovelhas, pela comunhão constante, identificamos a vontade dO Senhor, em meio às vontades dos homens à nosso respeito. E a vontade dO Senhor é essa: “Quero, fica limpo!” Mat.8:3. O Senhor tira de nós os medos, ressentimentos, baixa estima e tudo o que possa nos atrapalhar, na busca pela realização pessoal, afetiva, profissional, etc. Não importa tudo o que os homens pensem, não importa o quanto se esforcem para nos impedir. O “quero” de Jesus é determinante. Então, meu querido, saia dessa exclusão e permita que O Senhor te toque e te levante. Amém?   

terça-feira, 1 de setembro de 2015

SAIA DO SALEIRO    Mat.5:13 “Vós sois o sal da terra;”

ANIBAL L. FRESCHI


O mundo é uma grande panela. Você é o tempero. A panela fervilha e todos esperam que a comida esteja, além de pronta, muito  saborosa. Aí é que você entra. Você torna o  meio em que você vive, prazeroso? Lembre-se que a alegria dos que te cercam, depende de você também. Infelizmente, algumas pessoas se enganam, pensando que ser cristão, significa azedar o ambiente, criticando, condenando tudo e todos. Algumas vezes, precisamos usar de severidade com aquilo que possa caracterizar injustiça, ou algum pecado. Mas daí a viver amargando o ambiente, a diferença é grande. Você tem motivos para se alegrar? Alegre-se e compartilhe. Alguém está alegre perto de você? Seja solidário. Ser cristão, não significa colocar uma bíblia sob o braço, fechar a cara e querer parecer “santo”. Santos só fazem bem às pessoas. Jesus é o maior exemplo disso. Sua presença era festejada até pelas criancinhas. Ele não impunha medo, mas respeito por causa da autenticidade de suas ações. Era verdadeiro, dentro e fora do templo. Recebia com alegria, “justos” e pecadores. Saia do saleiro e tempere seu lar, seu mundo. Impregne as pessoas com os atributos de Cristo que há em você. Para isso é que vale a pena viver; ser um bem. Amém?   

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CAUTELA         Mat.7:15 “ Acautelai-vos...”

ANIBAL L. FRESCHI


Um bem muitíssimo precioso. A nossa alma. Mas tantas vezes negligenciada e esquecida. Expomo-la a qualquer tipo de situação que muito entristece a quem dela verdadeiramente deve cuidar; O Espírito Santo. Jesus estava exortando seus discípulos, a que se cautelassem contra os falsos religiosos, que para Ele, O Senhor, eram perigo à integridade e saúde das almas de seus ouvintes. Eram roubadores de almas e sonhos. Iludiam o mais que necessário fosse, desde que alcançassem seus objetivos de vaidades e egoísmos. Infelizmente, gastam-se muito pouco tempo à sós com Deus. É uma pena, pois nessas ocasiões, temos chance de crescimento e aprimoramento da nossa vida espiritual. Se nos contentamos com os exercícios espirituais domingueiros, nos tornamos adeptos daquele que dominicalmente nos ensina e não verdadeiros discípulos de Cristo. Não levando em consideração que, não raros são, os que falam do que pouco ou nada sabem. Sua alma requer tratamento especial, pois somente ela enfrentará a Eternidade. Esse corpo que tanto te ocupa e preocupa, precisa de atenções e cuidados também, porém nada que se compare aos cuidados que a sua alma precisa. Vamos orar mais? Vamos meditar mais na Palavra de Deus? Vamos dificultar as coisas para o inimigo? Separe tempo para cuidar daquilo que você tem de mais precioso. Tua alma. Amém? 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CONFIANDO EM DEUS    Mc.13:1 “ Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!”

Anibal L. Freschi


As surpresas da vida nos propõem grandes ensinamentos. Seria muito bom se delas fizéssemos bom proveito. Podem proceder de onde e de quem menos esperamos. Afinal, são surpresas, não é mesmo? Amigos nos surpreendem, a religião nos surpreende, a profissão nos surpreende, a família nos surpreende e nós mesmos nos surpreendemos. O problema é que nem sempre, as surpresas são boas. Confiávamos cegamente e de repente; a decepção. Acreditávamos na bondade, na generosidade, na compreensão, no amor. E então, nada disso encontramos, quando precisamos. Um dos discípulos de Jesus estava admirado com os detalhes grandiosos das construções do templo; “Mestre! Que pedras, que construções! No entanto, ouviu de Jesus palavras que punham em dúvidas aquilo que tanto lhe impressionara: “Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derrubada”. Décadas depois, foi isso que aconteceu. Tudo derrubado. Nós precisamos aprender que, confiança é algo seguro, se tiver O Senhor, como motivo. A razão da nossa confiança, não é o que alguém poderá fazer por nós, ou de que, alguma coisa, poderá nos servir totalmente, quando necessitarmos. O Senhor poderá usar pessoas ou coisas para nos socorrer. Poderá transformar situações para nos abençoar. Poderá até nos transformar para vencermos situações. O Senhor poderá fazer isso. Então, nossa confiança precisa estar depositada no Senhor, seja lá o que vier acontecer.Sl.27:3” Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.  Assim é que venceremos sempre. Sl.29:11 “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo”. As aparentes soluções, podem falhar. O Senhor, nunca. Amém?  

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

EXCESSO DE BAGAGEM  Mat. 7: 14 “ Porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida,”

Anibal L. Freschi
Quando se planeja uma viagem, recomenda-se que se procure saber o mais que puder sobre as condições da viagem e do  lugar para onde se vai, a fim de preparar adequadamente a bagagem. Não demora muito e empreenderemos uma viagem; nossa  grande e derradeira viagem. O Senhor nos dá uma preciosa dica. Há coisas que não poderemos levar. Por que? Porque não poderemos chegar ao destino final com bagagens proibidas. Melhor. Uma bagagem apenas nos será permitida. Nossa alma. Nada mais. Tudo em que temos investido tanto e tanto nos tem consumido, que não seja a nossa alma, será retido na alfândega da eternidade. Até nossas maiores proezas no campo da religião, se não contribuírem para o aperfeiçoamento de nossas almas, serão tidas por inúteis, pois de nada servirão por lá. Então, é bom prestarmos atenção, na maneira como temos aproveitado esse tempo de espera. Nossas vaidades, nosso orgulho, nossas presunções, etc. precisam ser reavaliadas. Nossas almas necessitarão estar em ordem, de maneira que possam ser reconhecidas , pelo anfitrião, nosso Senhor Jesus Cristo. Não importa quantos sermões, pregamos. Se pregamos maravilhosamente ou não. Não importa se nossas vozes têm entoado com perfeição os mais belos hinos. Importa sim, estarem  nossas almas  em ordem para adentrarem os umbrais celestiais da Vida Eterna. Leia Mat. 7: 21 – 23. E então? Está pronta a tua bagagem? Amém?    
  



terça-feira, 28 de julho de 2015

SÓ PARA LOUCOS  Mat.6: 25 “ Por isso vos digo: Não andeis ansiosos...”

Anibal L. Freschi

As palavras acima, ditas por Jesus, à primeira vista parecem sugerir irresponsabilidade e acomodação. No entanto, ao examinarmos todo o texto, perceberemos que O Senhor  quer chamar a atenção daqueles que se tornaram escravos da cobiça e ambição desenfreadas. Aqueles, cujos corações, vibram constantemente pela conquista de riquezas materiais, vs.21 ”...porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. O sentido maior, talvez único, de suas vidas, é prosperar, ganhar muito dinheiro, acumular o maior capital que puder, tornando-se escravos, sem o direito de desfrutar, o bem maior, que é a própria vida. Esta, que se findará a qualquer momento. O objetivo de Nosso Senhor, é alertar-nos quanto ao risco de atingirmos grandes somas de dinheiro e nos sentirmos perdidos, quando tudo se acabar para nós. Pessoas com esse tipo de ansiedade, têm dificuldades em perceber que existem outros valores, que não somente dinheiro e aquisições materiais. O Senhor nos convida a deixarmos de lado o desgaste material e colocarmos para exercitar, a nossa fé. Os olhos da nossa fé logo se direcionarão para valores que passaram despercebidos pelo olhar ansioso. Bênçãos, como família, tempo para reflexão e lazer, comunhão com Ele, enfim, coisas que uma fé saudável valoriza. Vida que vale a pena é aquela que nos torna mais humanos, mais sensíveis às presenças das pessoas que nos amam e que nem sempre valorizamos com nossa atenção e interesse. Vida que vale a pena é aquela que nos permite distinguir cores, cheiros, que nem notamos na correria imposta pela cobiça e ambição desmedidas. Pare, relaxe, deixe-se levar pelo embalo da fé nAquêle que alimenta passarinhos e cobre de beleza lírios. Sua alma pede isso. Lc.12:20 “...Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Ainda dá tempo. Amém?
   


segunda-feira, 27 de julho de 2015

A OUTRA FACE   Mat.5: 39 “...mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;”

Anibal L. Freschi

Então é isso. Um dos maiores desafios é colocado diante de nós. Oferecer a outra face, a quem quer que seja o agressor que nos ferir a face direita, a face da honra. Estão postos à prova, o nosso orgulho, o nosso respeito próprio. Mas, espere um pouco. O que Jesus tinha em mente,  quando nos mandou agir assim? Se nos detivermos na leitura anterior, a do versículo 20, onde está escrito que:”...se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”, perceberemos que O Senhor espera que sejamos muito mais que  previsíveis. O que pode exceder a qualquer reação previsível de retaliação ou vingança, é o perdão. É a essa face que Ele se refere. A face do nosso perdão consciente. Consciente de que fomos atingidos pela vileza do outro, e não por sua nobreza. A vileza do outro é de estatura ridiculamente diminuta, que igualar-se à ela, nos tornaria tão iguais. Quando todo mundo espera uma resposta à altura, nós excedemos suas expectativas, oferecendo sim a face do nosso perdão. Um dia, nossas vilezas esbofetearam a Nosso Senhor. Ele clamou ao Pai Eterno que concedesse perdão aos ignorantes que nada sabiam do que estava acontecendo. O mundo nada sabe da outra face, pois conhece apenas a que diz: “olho por olho, dente por dente.” Jesus veio ao mundo trazendo no coração e em suas mãos o perdão. Ofereceu isso aos pecadores da pior qualidade. E nós? Temos o que, para oferecer àqueles que de formas tão miseráveis nos agridem? Já possuis a estatura de Cristo? ou não? Amém?


  

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONVITE INESPERADO   Mat.4:19 “ E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Anibal L. Freschi

Parecia ser um dia como outro qualquer. Os pescadores Pedro e André lançavam suas redes, enquanto noutro ponto logo adiante, Tiago e João, distraídos, na companhia do pai, consertavam as suas. Foi então, que ouviram o chamado de Jesus, para participarem do grande ministério. Foi assim, que acabou o sossego. E assim é, até hoje. Quem não estiver disposto a enfrentar dias difíceis, a perder noites de sono, a suportar grandes pressões, que não se atreva a aceitar tal convite. Quem pensa que pode conciliar ministério sagrado    com vadiagem, vai se frustrar ou frustrar o rebanho, que necessita de alguém que se disponha a ser consumido no cuidado das ovelhas. Procure conhecer melhor a vida e a obra daqueles que têm seus  nomes reconhecidos pela história, como  grandes servos de Deus. Suas vidas foram sacrificadas em nome do amor à Causa, obediência ao chamado e fidelidade aos votos assumidos. Hoje, conhecemos a história de cada um dos chamados para comporem a equipe de Jesus. Muitos, foram ao extremo do martírio. Seus nomes, estão registrados no rol de membros da Igreja Verdadeira, onde estão também, o meu e o seu. Mas para que isso se tornasse possível, para mim e para você, fez-se necessário que aqueles homens abrissem mãos de tudo e sustentassem com suas vidas, o projeto que  ainda persiste e conta com os que se disponham a abraça-lo com amor e vontade. Aceitas , a qualquer custo, ser um instrumento de Deus para transformações de vidas? Amém?     


AOS CAMINHANTES  Sl.68:19 “ Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo: Deus é a nossa salvação”.

Anibal L. Freschi

O Deus em quem nós cremos é assim: Deus presente, solidário, amoroso e atuante. Nos momentos mais difíceis por que passamos, O Senhor toma de nossos ombros o fardo pesado que tanto nos faz sofrer e o leva por nós. É desse Deus que necessita o que caminha trilhas pedregosas e cheias de perigos. Se cantamos e damos glórias ao Senhor, é porque nosso coração confia e possui a paz de quem caminha com Ele. Bendito seja O Senhor. Verdadeiramente, Nêle está a nossa salvação. Ele é a nossa salvação. Amém?


ESPERANDO NO SENHOR  Mat.6:25 “ Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, “

Anibal L. Freschi

Parece fácil. Mas não é. No mundo em que vivemos; com todas as exigências e desafios que temos pela frente a cada minuto, essas palavras parecem não fazer sentido. Como não estar ansioso diante dos compromissos e das possibilidades de surpresas? Bem, parece que temos de considerar algo primeiro: O mundo, o tempo e tudo o que nos envolve, obedecem regras, que são sustentadas por quem criou o mundo e as suas leis naturais. Regras essas, que precisam ser observadas e obedecidas por quem vive neste mundo; ou seja; nós mesmos; os ansiosos de todos os dias. Uma vez que você seja daqueles que levam à sério as ditas regras, caso algo esteja lhe causando certa ansiedade; saiba que Deus continua no controle de tudo. Jesus Cristo sabia disso. Sabia inclusive que ia morrer de maneira terrível. Mas sabia também, que o controle de tudo estava nas mãos do Pai. E o Pai, já havia preparado um passo glorioso para ele, após a cruz. Sei que você pode estar perdendo sono e apetite. Mas convenhamos; vale a pena isso, se a vitória depende da luta? Dessa luta que você está vivendo, ou sofrendo? Creia; Deus tem para você os melhores momentos do Seu Eterno relógio. Espera Nêle, veja o que diz Sl.27:14: “ Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração: espera, pois, pelo Senhor. Amém?


A BELEZA NA VARIEDADE I Cor.15:41 “...porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.”

Anibal l. Freschi


Uma das primeiras coisas que faço de manhã, é contemplar o meu jardim. À noite antes de me deitar, se o céu permite, gosto de contemplar as estrelas. Fico muito satisfeito com o que vejo. E o que me fascina? O que me fascina é a diversidade das flores e das estrelas. Não há unanimidade, mas diversidade. E isso chama atenção de quem passa pelo meu jardim e de quem olha para o céu, quando as estrelas se encontram à mostra. Entre os humanos, não é diferente. Somos diversos, e não iguais. Temos nossas diferenças em tudo. E sabe de uma coisa? Isso encanta a Deus, quando Ele nos comtempla. Ele plantou o seu jardim assim. Só uma coisa Ele espera; Ele espera encontrar em nós, o brilho da satisfação e do contentamento, bem vivo em nossos corações. Para isso, é preciso você se dar conta de que, mais importante do que ser o que outros queiram que você seja; é ser como Deus te plantou no Seu jardim. Seja aquilo que é a sua característica maior: Você mesmo. Gostem ou não. Tenho “cactos” bem vivos, assim como “Marias sem vergonha”, sem os quais, meu jardim seria menos bonito. Pense nisso... Seja feliz. Amém?
CONFIANÇA PRAZEROSA Salmo 40: 1,2 “ Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Anibal L. Freschi

Não importa a profundidade, nem a extensão dos problemas que nos atormentam. Deus nunca se ausenta e nem se omite ao nosso clamor. Ele torna aquilo que julgamos ser um oceano de dificuldades, numa pocinha. Ele nos ajuda a crescer pelas crises de tal modo que, nossos pés aprendem a caminhar com mais firmeza e agilidade. Assim é o processo que nos leva à desenvoltura espiritual, ou seja; nós vamos mostrando a nossa fragilidade, enquanto Deus nos mostra o Seu poder a nosso favor, até que aprendamos a caminhar do jeito que Ele espera. Tenha calma; você chegará lá também, assim como tantos outros chegaram. Apenas espere e confie nO Senhor. Amém?


UMA DIFÍCIL EXPERIÊNCIA  - Jonas 2: 5 “ As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou;  e as algas se enrolaram na minha cabeça “
Anibal L. Freschi

Estas palavras fazem parte da oração do profeta Jonas no ventre de um peixe, nas profundezas do mar. Jonas experimentava sua maior angústia. Encontrava-se numa situação inusitada; difícil de prever. Até hoje, causa discussões, visto ser atípica. Engolido por um peixe ? Permanecer vivo por três dias alí ? Mas não foi a minha e nem a sua experiência. Por isso, fica difícil compreender. Foi a experiência de Jonas. Pessoalmente dele. Podemos ter outras experiências, pessoalmente só nossas. Mas o que é perfeitamente comum à todos e em todas as situações, é que por maior que seja o problema que enfrentarmos; por mais diferente e incompreensível que seja o peixe, tudo estará sob  
O comando e direção de Deus. E mais; tudo obedecerá à ordem divina. Eu disse, t u d o. Jonas sabia disso, e por isso não cessava de clamar ao Senhor. Ele tinha certeza de que Deus estava ali. Foi então que pode ver-se livre. Deus está, e sempre estará com você, em qualquer situação. Amém?


terça-feira, 21 de julho de 2015

NOSSA SEGURANÇA É DEUS  Mat.8:26 “ Acudiu-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.”
Anibal L. Freschi


É impressionante o som do mar à noite. O barulho que suas ondas produzem, revela a força que o mar possui. Ora; se para alguém que percebe isso à bordo de uma embarcação moderna é assustador, imagine o que  significa para quem se acha a bordo de um barco simples, rústico e frágil. Ninguém, seja a bordo do que for, pode menosprezar essa verdade: O mar é poderosamente perigoso. A vida também é assim. É poderosa desde a concepção. É intrigante nos estágios de seu desenvolvimento. No correr da vida, experimentamos fortes ventos e tempestades. Viver requer muito cuidado para não se perder. Por isso, a cada manhã, convém clamar pelo Senhor. Não como o fizeram os discípulos de Jesus, exaltados em desespero frenético. Mas com a fé de quem sabe que O Senhor está presente no barco da nossa existência. Com a fé de quem sabe que tudo se encontra sob Seu grande poder. IITim. 1: 12 “...porque sei em quem tenho crido...”. As tempestades virão, com certeza, pois fazem parte desse mar que atravessamos. Virão; mas passarão, pois O Senhor tem para nós um propósito, que nesta vida teremos de cumprir. II Tim.1:12 “...estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”. Nalgum momento, você poderá pensar que tudo se perdeu na voragem das tempestades. Mas não é assim que as coisas acontecem, pois nossos valores verdadeiros, sempre estarão resguardados nas mãos de quem é capaz de preservá-los a qualquer custo. Poderão nos escapar das nossas mãos, nalgum momento. Não, porém, das mãos dO Senhor. E Ele no-los devolverá, com certeza. Nenhuma força, ou poder deste mundo, poderá impedir, aquele que caminha por entre ventos e temporais confiante em Deus, e na força do Seu poder. Amém?  

domingo, 19 de julho de 2015

DEUS SEMPRE PROVERÁ  Gen.22:8 “Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Anibal  L. Freschi


Algumas circunstâncias na vida são tão inesperadas e de difícil compreensão, que não encontramos palavras sequer, para explica-las, tampouco, para justifica-las. São aquelas que se apresentam muito desafiadoramente ao raciocínio lógico. Diante de situações assim é que constatamos nossa imensa fragilidade. A voz de Isaque soava curiosa aos ouvidos do pai, tido por ele, filho, como sabedor de tudo e capaz de tudo. Nesse momento porém, o pai não tinha muito o que dizer; apenas o que era suficiente saber: Deus proverá. Embora o momento o surpreendesse, Deus era bastante previsível para Abraão, nas soluções de todas as crises e dificuldades. O próprio filho Isaque era uma, dentre tantas provas disso. Isaque era fruto de uma esterilidade vencida. Deus sempre tem soluções para os nossos maiores desafios e dificuldades. Não importa se ainda não vemos a luz no final do túnel. Importa sim é tomar cuidado, pois o trem pode estar vindo mesmo assim, Heb.11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". É o que acontece com os filhos de Deus. O medo e as preocupações podem provocar lágrimas de angústias e aflições. Mas Deus já está provendo tudo. Absolutamente tudo. Essa lição vivida por Abraão e Isaque fez de ambos, necessariamente mais fortes e mais convictos das ações providenciais de Deus, Heb.11:17 ”Pela fé Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque;” Meus queridos; Talvez seja oportuno considerar como abençoamos os nossos filhos. Não basta abençoa-los. É preciso abençoa-los crendo naquele que bem conhecemos e sabemos que tudo fará por aqueles que Lhe apresentamos no altar. Heb. 11:20 “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú”.  Como nós podemos constatar no dia a dia, a vida sempre apresenta surpresas desafiadoras. E Deus proverá sempre. Você crê? Amém?

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PERDEU PLAY BOY, PERDEU.  Mat.4.1 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”

Anibal L. Freschi

Penso que o inimigo viu-se numa situação bastante desconfortável. Ele já sabia que chegaria a hora desse encontro. Afinal, desde os primórdios, a promessa da vinda dAquele que lhe esmagaria a cabeça, soava forte e alto Gn.3:15,”...Este te ferirá cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” . O máximo que conseguia fazer, era atingir o calcanhar; aqueles que caminham nas pegadas de Cristo. Não são ferimentos mortais, mas que se não forem curados pelo sangue do Cordeiro, poderão sê-lo. Isso, no entanto, era uma parte da história da eterna inimizade. A outra parte, temida por ele, era que sua cabeça seria esmagada, para sempre, Apc.20:10 “ O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago do fogo e enxofre...pelos séculos dos séculos”.  Consciente disso, se desdobraria intensamente em suas atividades destruidoras, para prejuízo da glória divina, que deveria revestir a humanidade. Então, lhe é apresentado O Filho de Deus, o amado do Pai Eterno, para lhe comunicar que as armas legalistas, que tanto facilitavam seus constantes sucessos, uma vez que não eram suficientes, para devolver ao homem, sua posição gloriosa de imagem e semelhança  divinas, seriam substituídas pela Graça Salvadora, objeto da fé também salvadora,Ef.2:8 “ Porque pela graça sois salvos, mediante a fé;”. Até então, o homem era guiado pelo histórico da ação divina a seu favor, neste mundo. O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Nesse momento, porém, O  Deus das provisões e sustentações materiais, revelaria que, não só o pão de cada dia, não só as provisões materiais estariam disponíveis ao que confiasse, mas também o Céu, Glorioso, celestial e eterno estava aberto, escancarado a todo aquele que pela fé recebesse O Mediador que ali se encontrava, bem diante de seus olhos, para lhe dizer: “perdeu play boy, perdeu”.  Por isso, meus queridos,  Rm.8:37” Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Amém? 

terça-feira, 7 de julho de 2015

AOS SEMEADORES    Mat.11:29 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,”

Anibal L.Freschi

O servo que não serve direito, não presta para a obra de Deus, ele só atrapalha. Sei que são palavras duras para se ouvir, mas necessárias para quem nutre no coração a vontade de servir aO Senhor, Ageu 1:6 “Tendes semeado muito e recolhido pouco;” Não é suficiente fazer grandes investimentos financeiros na Obra, se o principal não for investido também . Estou falando do amor pelas almas. Quem ama cuida. E cuida direito. Estou me referindo à qualidade da semente que se lança nos corações dos ouvintes. E de como ela é lançada. A semente que o servo fiel lança, é o Evangelho. E o Evangelho, é a revelação clara do amor de Deus pelo pecador. É amor que salva e cuida de quem se sente desconfortável com seus próprios pecados. A esses, cabe ao servo, que serve direito, oferecer o alívio e a cura, pelo amor e com o amor de Deus, que traz no seu próprio coração. Nosso coração é um depósito, um alforje, de onde a boa semente é lançada aos corações das pessoas. De coração para coração. O servo que se presta bem à Obra de Deus, não semeia outra coisa. Nunca usa o seu tempo e recursos para discussões e debates sobre a vida dos outros. Também se recusa a promover dissensões e divisões entre os irmãos, pois sabe que sua tarefa é outra,Lc.11:23 “... e quem comigo não ajunta, espalha.” O bom servo é um acolhedor que se nega a nutrir sentimentos de repulsa, Rm.14:1” Acolhei ao que é débil na fé, não, porem, para discutir opiniões.” E ainda Rm15:7 “Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a Glória de Deus.” Então, consideremos qual tipo de servo somos nós, e qual é a qualidade do serviço que temos oferecido aO Senhor. Amém?      

      

sábado, 4 de julho de 2015

PRECONCEITO É UM SINAL DA FRAQUEZA  Mat.7:6 “...nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se , vos dilaceram”.

Anibal L. Freschi


O preconceituoso se assemelha a uma casa sem janelas. Possui uma porta de entrada, por onde passa quem ele acha que merece entrar em sua vida e que não coloque em risco a sua pseudo superioridade. Há também, outra porta; a de saída, por onde expulsa a quem lhe desagrade. Por não possuir janelas, tudo o que sabe e experimenta, é apenas o seu eu Narciso. Nada sabe das outras pessoas. Tivesse janelas, desfrutaria de outras tantas e interessantes visões e relacionamentos, que lhe permitiriam sentir-se mais pleno, mais rico e mais satisfeito. Enfim; uma pessoa melhor. Resumindo, o preconceituoso é um infeliz, embora nem sempre se dê conta disso. Poucas coisas são tão imbecis, como o é o preconceito. O preconceituoso é dominado por sentimentos de medo e de repulsa, pois se vê ameaçado por aquilo que lhe é estranho e diferente. Ele se vê em desvantagem, no trato com o que não reconhece. Então, sentindo-se ameaçado, ele agride de todas as formas, para continuar se julgando superior, não percebendo que nessa postura, a sua inferioridade fica em evidência indiscutível. Cada pessoa é um tesouro em potencial. Seus valores são múltiplos e incalculáveis. Por isso mesmo, o preconceituoso não deve merecer sequer a ira de quem quer que seja, pois sua fraqueza, é um sangue suga que nunca se satisfaz. Nada poderá torna-lo grande e forte, por mais que discrimine e agrida. Será sempre o pobre e fraco  que sempre foi. Jesus nos ensinou que os porcos não se satisfarão em menosprezar nossos valores, enquanto não nos destruírem por completo.  Então, se há algo em nós que não seja a inconformação com toda forma de preconceito, examinemos bem se estamos vivendo o espírito de Cristo que nunca fez qualquer tipo de discriminação, a não ser quanto ao pecado. Amém?

terça-feira, 30 de junho de 2015

O BATISMO  Mat.3:13  Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.

Anibal L. Freschi

O batismo de Jesus é um acontecimento repleto de lições para a vida do cristão. Uma das lições, diz respeito ao seu próprio significado, ou seja; o que é o batismo e qual é a sua finalidade, uma vez que sabemos haver pessoas que morreram sem a experiência do batismo, de cuja salvação, não temos dúvidas. O ladrão na cruz, por exemplo. O batismo, nada mais é do que um símbolo daquilo que já se acha estabelecido no interior do coração. Ou seja, arrependimento, confissão,  perdão e regeneração. Uma pequena ou grande porção de água não pode substituir O Espírito Santo de Deus na sua atividade de convencimento do pecador quanto ao seu estado e indução a um novo procedimento para a vida aqui, passando a considerar também sua própria situação na eternidade. O batismo é apenas um símbolo de que de fato as coisas são assim no coração do batizado. No batismo de Jesus, enxergamos seu legítimo direito  ao batismo, uma vez que se tratava de alguém com tudo resolvido dentro de si, pois era Santo, Santo, Santo. Era parte indispensável da Trindade que se ocuparia da salvação dos pecadores. Fosse o caso de ser o seu batismo, uma forma de identificação com os pecadores, seu batismo seria então uma farsa; um faz de contas. Verdade é, que muitos se submetem ao batismo sem que as coisas estejam resolvidas em seus corações. A cerimônia nada poderá fazer por eles. Consequentemente nenhuma novidade de vida será notada, pois se limitaram ao símbolo e pularam as etapas do arrependimento, da confissão, do perdão e da regeneração. Amém?   


segunda-feira, 29 de junho de 2015

CONECTADOS COM O DESERTO   Mat.3:2 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

Anibal L. Freschi


Era o que se ouvia lá do deserto da Judeia. Mensagem aparentemente simples. O que se via lá no deserto? Um homem extremamente simples. Uma figura que nem de longe sugeria algum sucesso material. O que havia para se comer, naquele deserto? Nenhuma mesa farta de alimentos variados. Mas apenas gafanhotos tostados ao sol e mel retirado das fendas das pedras. Sim, meus queridos; nenhuma campanha ou cruzada que impressionasse. Apenas um homem simples, com uma breve mensagem; “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. A voz do que clamava no deserto, precisa ser ouvida hoje  por todos os que desejam fazer parte do reino dos céus, por todos que sabem que o governo corrupto e injusto daqui, será substituído por um governo de justiça e de paz. Mas é preciso compreender que, nem mesmo os mais zelosos religiosos, como o  foram, fariseus e saduceus , estão isentos do quesito; arrependimento. Nem mesmo os mais apegados à instituição religiosa de seus pais, como se diziam ser aqueles que se auto denominavam, filhos de Abraão. Sem arrependimento, não há perdão. E sem perdão não há salvação.E quem pode nos conceder tão magnífico benefício? Apenas Aquele, a quem nossos pecados e culpas ofenderam, tornando-se portanto, pelo porte infinito do  ofendido, numa dívida infinita, possível de ser saldada, apenas pelo perdão infinito e eficaz, que só Ele pode conceder, uma vez que na cruz. pagou por nós prêço também infinito.  Simples a mensagem vinda do deserto, não? Porém, objetiva e indispensável, a todos nós que aguardamos pelo reino dos céus. Amém? 
OS PECADOS DE TODOS NÓS Mat.7:3 Porque vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

Anibal L. Freschi


Às vezes me surpreendo, perguntado; Porque tantos cristãos fazem tanta distinção e atacam preferencialmente, algum tipo de comportamento que elegem em seus corações, como dignos de repulsa? Muito poucas vezes há manifestações expressivas desses paladinos, repudiando corrupções, injustiças, falta de dignas condições de vida para a população pobre. Negam-se a pensar e analisar  seus representantes na condução do país.  Escondem-se na trincheira da pseudo e suposta fé, que nunca se mistura com política. Deixam para os outros tal serviço. S.Tiago definiu como religião verdadeira, aquela que se ocupa e se preocupa com a situação dos desfavorecidos em suas misérias, No entanto, quando se trata da vida pessoal, particular e inclinações sexuais dos outros, se juntam em cruzada furiosa e rapidamente acendem suas fogueiras. Houve tempo em que por aqui, ser alguém chamado de protestante, significava portas fechadas e exclusões em todos os âmbitos. Muitos sofreram. Mas hoje tal pecado acha-se no esquecimento. Nossa missão é a de sermos luz e sal. Nossa mensagem, é a de Cristo:” Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. Isso, se estende à todos que se sentem prisioneiros de algum tipo de cárcere, inclusive das algemas da rejeição e discriminação que aprisionam seus próprios corações, apesar de dizerem que amam o pecador e odeiam o pecado. A maneira como tratam as pessoas que lhes são diferentes, não comprovam isso que afirmam sempre. Creio que todos, sem distinção, necessitamos nos aproximarmos bastante de Cristo para sentirmos os efeitos do seu grande amor que nunca nos discriminou por nada. Não adianta permanecer vigiando a vida dos outros, enquanto a nossa própria vai se apodrecendo pela ação das bactérias que nossos próprios pecados produzem. Cristo sugeriu que a primeira pedrada ,partisse das mãos daquele que não tivesse pecado algum. Já existe tal pessoa? Não creio. Gastemos tempo e energia em pregar à Cristo. O resto é com os ouvintes. Eles decidirão por si e não nós por eles. Amém?  

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O CRISTO DOS CRISTÃOS

Anibal Freschi


Quando olho para os inúmeros templos fechados durante o dia, fico pensando nas despesas que isso acarreta. Penso nas possibilidades  de aproveitamento ao serviço social do bairro. Alguns exibem letreiros bem sugestivos, além dos nomes das agremiações. Mas permanecem ali, sem qualquer utilidade, esperando apenas pelas duas horas, nalgumas vezes da semana, para o uso dos devotos. Porque não um só templo em cada bairro, congregando diversas denominações ao mesmo tempo? Porque não, o revezamento dos pregadores, que se acostumariam a reunir-se, para juntos, estudarem a Palavra e orarem juntos, fora dos horários de cultos? Com o dinheiro economizado, muito se poderia fazer pelos necessitados. Mas o que parece haver, é uma disputa por territórios e por almas. Fico pensando na oração sacerdotal de Cristo, clamando ao Pai, que Sua Igreja fosse una, e que suas ovelhas fossem unidas em plena e franca comunhão. O que há por detrás desse separatismo? Quando contemplo O Cristo em sacrificial auto renúncia, penso que poderíamos renunciar à uma porção de coisas que nos impedem de caminharmos em Santa União. Renunciar à vaidade denominacional, ao orgulho clerical, ao desejo de poder. O Cristo que se esvaziou, o fez não de qualquer coisa não. Esvaziou-se da honra gloriosa e divina, para tornar-se em miséria humana. Fez opção pela manjedoura, pela vida simples e pobre. Recebeu nos ombros, ao invés de tapinhas e cumprimentos, uma dura e pesada cruz, que seria  apoio para o seu corpo em sua agonia extrema. Não sei não, mas ando muito desconfiado de que O Senhor não reconhece no cristianismo que vivemos, aquilo que Ele espera de nós. Unidos numa só fé, seja secundária ou primária com olhos atentos ao serviço em favor dos necessitados, sem nada esperar receber por isso. Um povo de sentimentos santos, e isentos das cobiças e vaidades. Sei lá... Vai que eu esteja errado! Enfim, não me sinto confortável assistindo tudo isso, sem nada dizer.

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!