Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NOSSAS DECISÕES      Provérbios 15 : 22ª.” Onde não há conselho fracassam os projetos”.
                                            ANIBAL L. FRESCHI

Quem nos aconselha quando precisamos tomar alguma decisão? Somos receptivos ao aconselhamento ou os dispensamos com facilidade? É muito importante sabermos que nossas decisões podem ter efeitos bons ou ruins nas nossas vidas e nas de outras pessoas. Por isso, tomar decisão não é algo fácil, requer muita responsabilidade, pois pode construir algo, como também pode destruir tudo. Quando decidimos alguma coisa, usamos critérios presentes em nós e isso precisa ser levado em conta. Os nossos critérios são estabelecidos pelos nossos valores . E que valores conservamos em nós? Somos pessoas generosas, honradas e leais? Pois nossas decisões podem ser  influenciadas pelo bem ou pelo mal que existe e predomina sobre  nossas  vontades. Daí ser preciso submeter nossas decisões ao conselho de Deus que tudo vê e tudo sabe.  Decisões precipitadas, sob a pressão de circunstâncias e sentimentos não ponderados devidamente, podem ocasionar graves danos e ônus que nos serão cobrados mais adiante. O que existe por trás das decisões que tomamos? O desejo de fazer a coisa certa de maneira justa, ou a vontade de interesses inconfessáveis da nossa natureza cruel, como por exemplo, vingança, inveja e etc.? Estamos com propósito santo e justo ?          
Nossas decisões submetidas à Deus saem ilesas da contaminação dos nossos desejos ocultos e nocivos, para se tornarem ações de justiça e santidade. No Senhor obtemos sabedoria, direção, força e coragem para decisões acertadas, pois “Nele não existem variações ou sombras de mudanças” Tiago 1:17. Antes de qualquer decisão, aconselha-te com Deus, pois Ele tudo vê e tudo sabe. Amém.

Vamos orar ?-" Pai das luzes, Deus de toda sabedoria e justiça. Ajuda-me a tomar a decisão necessária. Quero decidir sob a Tua direção, segundo o teu olhar e querer. Para isso, dá-me Senhor orientação e poder. Afasta tudo de mal que possa influenciar-me nesta hora. Em nome de Jesus Cristo . Amém, amém e amém."

Leit. Sugerida.Tiago 1: 5 – 21.

sábado, 29 de outubro de 2011

OVELHA   ESPECIAL  -  Salmo 95:7
       ANIBAL L. FRESCHI
Para O Senhor, cada um de nós é sua ovelha particular. Ele não nos vê apenas como mais uma no meio de um grande rebanho. Ele nos vê de modo especialmente particular. O Senhor não se apresenta aos nossos olhos como figura de pop star, admirado de longe. O Senhor nos oferece a intimidade de sua mão cheia de cuidados por nós. Nos afaga, examina e trata de nós, suas ovelhas particularmente especiais. O Senhor ama os seus especiais. Somos especiais do seu amor especial. Às vezes ficamos tristes e não entendemos porque  certas coisas são como são. O Senhor logo nos enxerga no nosso canto de reclusão e ausência e vem ao encontro de sua ovelha especial, pois sabe que as nossas necessidades não podem esperar uma vaga na agenda. Precisamos de sua assistência imediata. Ovelhas se assustam facilmente, mas a presença dO Senhor nos tranqüiliza, então podemos repetir as palavras do salmista “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte Sl.23: 4a”, pois estes vales existem e estão sempre à nossa frente, não há como evitá-los. Eles às vezes são amedrontadores. Sua realidade não é nada confortável. Não podemos ignorá-los, são reais. Ficamos com medo. Mas não nos esqueçamos de que somos especiais para cuidados especiais dO Senhor . Então poderemos ter a mesma confiança do salmista que dizia “ não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo, Sl 23 :4b.”.  Uma ovelha desesperada pode ter atitudes de conseqüências trágicas até para a sua fé. Pode revoltar-se, desanimar e até desistir de continuar vivendo. Mas O Senhor tem-nos em sua mão, sentimos Sua presença, seu cuidado, seu conforto, pois assim como nós somos especiais para Ele, o amor dEle para nós é igualmente especial. Afinal, “ Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto, e ovelhas de sua mão’. Amém.

Ore comigo: Senhor pastor amado. Te agradeço por não ser apenas mais um neste mundo, mas alguém muito especial para Ti. Te agradeço pelo Teu conforto, cuidado e atenção. Eu te agradeço por que pelos vales que tenho atravessado, Tu sempre estás comigo. Eu te amo com meu amor mais do que especial, em nome de Jesus Cristo. Amém, amém, amém.

Leitura bíblica:  Salmo 23.
  

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

 PEQUENA GRANDE PORÇÃO
                 ANIBAL L. FRESCHI
O que tem o jovem para oferecer quando pleiteia seu primeiro  emprego ? Experiência, certamente que não. O que sabe o jovem da vida quando sai de casa para enfrentar o mundo?. Na prática, muito pouco. Que chance tem você de resolver grandes problemas com tão poucos recursos? Toda chance do mundo, se teus poucos recursos forem colocados nas mãos de Deus. O jovem do texto possuía pouquíssimo diante da grande multidão de esfomeados. Quase cinco mil. Porém sua marmita foi mais do que o suficiente. Cinco pães e dois peixinhos nas mãos dO Senhor. Talvez você esteja diante de um grande e intransferível desafio tendo nas mãos poucos recursos para enfrentá-lo. Eu diria que sua desconfiança faz sentido se você leva em conta apenas o recurso que possui. A solução será colocá-lo nas mãos de Deus. Talvez  a sua fé não seja enorme como uma montanha, mas por mais pequena que seja, colocada nas mãos dO Senhor, enormes montanhas serão removidas. Coloque nas mãos de Deus as suas causas e também as suas disponibilidades. Ainda que seja o mínimo tão inexpressivo, será o bastante para Deus acabar com grandes angústias que têm assolado você. Amém ?
Ore comigo. “ Pai .Eu não vejo nada que possa me dar a necessária tranqüilidade a não ser a Tua Palavra que me manda entregar e descansar. O que tenho é muito pouco, mas sei que em Tuas Santas mãos será transformado no suficiente. Por isso meu Pai, recebe o pouco que possuo e acaba com essa grande angústia  que não me  deixa em paz. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém e amém.  

Leitura sugerida. 2º Reis 4 : 1 - 7

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O SERMÃO  PARTIDO   Lucas 23 : 45
                              ANIBAL L. FRESCHI
O pastor pregava com entusiasmo. A comunidade atenta. Clima de reverência. De repente o sermão é interrompido e  caminhando pelo corredor em direção ao altar, surge um homem com ares de alguma perturbação. De aparência jovem, balbuciava palavras desconexas. Ao chegar à frente, ajoelhou-se e pediu ao pastor que orasse por ele. Todos se colocaram  em pé, os corações se abriram naquele momento para receber o jovem suplicante. Então, ele foi colocado nO altar dO Altíssimo pela oração intercessora do pastor. Partiu-se o sermão para que alguém recebesse na forma da atenção, o amor imensurável dO Pai. Afinal os doentes mais graves devem ter prioridade, os  demais podem esperar um pouco mais. O sermão precisava ser partido. Tão logo feita a oração, o moço saiu.  Levava certamente, a certeza do amor de Deus a ele expressado por aquele grupo de irmãos. Um dia, no templo de Jerusalém também foi partido o véu das solenidades sacrossantas para que por pior que fosse o pecador, tivesse esse, o acesso ao Santo dos Santos. Enquanto Jesus, morto na cruz era oferecido em espetáculo horrendo e cruel, partia-se o véu e abriam-se totalmente as portas do céu. Não havia outro meio que pudesse reaproximar os pecadores de Deus que é Santo, Santo, Santo. Somente aquele a quem nossas ofensas agrediam podia nos  declarar Seu bendito perdão. Então, partiu-se o véu. Podemos nos aproximar do trono da graça para recebermos favor Heb.4: 16.                             
O véu partido simbolizava o acesso disponível ao coração amoroso de Deus. Para isso Jesus veio ao mundo. Salvação oferecida a todos. Porém a decisão de aceitá-la cabe a cada um que toma conhecimento desse amor inefável que tudo interrompeu, fez-se homem, sofreu humilhações e morreu para tornar o céu acessível a todos Heb. 10: 19 - 23. Aquele jovem teve a sua oportunidade como você tem a sua agora. O caminho está desobstruído. No altar do sacrifício o  Cordeiro de Deus foi oferecido para que todos os teus pecados sejam removidos, para que o fardo pesado que tem feito você se dobrar, sem forças para viver vida plena e abençoada, seja retirado dos teus ombros. Decida-se agora por viver vida nova em Cristo. Amém?

Ore aO Senhor: “ Meu Pai. Resolvo agora aceitar que foi por mim que Seu Filho Jesus morreu na cruz. Que todos os meus pecados foram cravados Nêle. Entendo também que o céu será meu domicílio eterno quando tiver deixado este mundo. Decido também, Pai Santo  viver uma vida digna que glorifique O Seu Nome. Para isso Te peço: dá-me força e poder. Em nome de Jesus Cristo.Amém, amém e amém.

Para leitura e reflexão:  Lucas 15 : 4 – 7.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

  QUEM  BATE ?      Apocalipse 3 : 20
                       ANIBAL L. FRESCHI
É Jesus. Postado à porta de sua vida. No lugar apropriado para o acesso. Ele espera que você abra voluntariamente. Ele quer entrar em sua vida hoje. Sem arrombamentos como tantos já o fizeram. Entraram por acessos escusos, apresentaram falsas identificações. Eram na verdade usurpadores que violentaram seus valores pessoais e familiares e destruíram a sua paz.
Agora , está à porta, Jesus. Espera ser reconhecido e recebido por você. Ele é O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, Apc. 19:16”. Tantos soberanos invadiram a sua vida e instalaram  reinados de miséria e destruição. Jesus vai destroná-los para estabelecer seu reinado de paz em sua vida, em sua família, pois Ele é Rei acima de todos. Senhores tiranos podem estar escravizando e açoitando você, tornando insuportável a vida. Jesus vai despojá-los e dispensar a você, tratamento cuidadoso, pois Ele é Senhor acima de todos os senhores.
Jesus tem novo propósito para você. Observe suas palavras:” Cearei com ele”. Talvez o que você tenha para oferecer na celebração, sejam apenas as dores e os sofrimentos, frutos da desordem instalada por outros reinos e soberanias. Ainda que seja assim, Jesus quer assumir  tamanho fardo sobre Si. Sua proposta continua:” Ele comigo”. Jesus se apresenta para suprir o que você não pode oferecer na celebração, Nele estão todos os  ingredientes que têm faltado a você. Então, só falta uma coisa para ter início um novo tempo : Abrir a sua vida e permitir que Jesus assuma o comando de tudo. Mas a decisão é sua. A iniciativa foi dele. Deixou seu trono na glória e veio aqui para nos oferecer salvação e paz. Coisas que procuramos o tempo todo, sem contudo encontrar. Achamos propostas ilusórias que nos decepcionam e nos tornam infelizes. Hoje, Ele está à porta e bate, esperando por você .  Não espere mais. Amém? 

Ore comigo: Senhor Jesus, Eu Te recebo agora em minha vida. Passo às Tuas mãos, a direção e o comando de tudo o que sou, tenho e faço, para que em tudo a tua influência se manifeste. Com alegria Te recebo no meu coração para uma celebração permanente. Confiado nos Teus méritos vicários eu faço esta oração. Amém, amém e amém.
Leitura bíblica: Atos 16 : 25 – 34.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

  ABAIXE O SOM         Mateus 23 : 11
                                                                   
Anibal L. Freschi
Negar-se é um grande desafio, considerando-se que nossos projetos e conquistas na vida visam satisfazer o nosso “eu mesmo”. Assim, é de se esperar que valorizemos e queiramos satisfazer esse reizinho cheio de caprichos e de vontades que existe dentro de nós. Nada haveria de errado, não fosse o dito cujo, um tirano que é muito sensível às suas exigências caprichosas, mas completamente indiferente aos direitos e necessidades dos outros. Para ele, tudo o que interessa é o seu “eu mesmo” plenamente satisfeito.
O limite da nossa compreensão da vida precisa expandir-se, ir para além do “eu mesmo”.
Para isso, requer-se uma boa dose de auto negação. Embora  não seja fácil,  preciso compreender que além de mim, existe o outro com todos os seus direitos e necessidades, e que devem ser respeitados por mim. Se penso em aumentar o volume do som que estou curtindo, o direito do outro imediatamente grita: “ E aí, como é que eu fico ?” Aí então, vale a advertência dO Senhor: “ Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles, Mat.7 : 12”.
Para que as coisas corram bem, necessário se faz que deponhamos o nosso reizinho dando-lhe nova função, a de servo. Todo cristão deveria se lembrar  de que outra coisa não somos senão servos de Deus e do próximo. Que somos filhos de Deus não temos dúvidas, porém, somos filhos que servem? O problema de muita gente é que se apresentam diante dO Senhor cheios de “determino isso, exijo aquilo” como se fossem os senhores dO Deus eterno, como se Deus fosse um imediato e eles os oficiais . Resultado: Nada sabem de nada, pois nunca estão atentos à vontade dO Pai, mas sim à sua vontade pessoal sempre.  O servo está atento ao menor gesto de seu senhor.Sl.123 : 2.
Servos, isso é o que somos. Às  vezes negligenciamos e caímos em ciladas que prontamente precisam ser desarmadas, e O Senhor é quem pode fazer isso.Sl.25: 15. Pois O Senhor é Ele, acima das armadilhas e ciladas. Muitos se arvoram senhores e capazes. Chega o momento da queda, não têm a quem recorrer, então desanimados, derrotados, acabam seus dias no pó, porque nesta vida, outra coisa não fizeram, senão atender à voz de sua vaidade cega e absurdamente inútil. Somos servos das gerações que ainda virão. É nosso dever preparar-lhes esse mundo. Torná-lo melhor e  favorável aos filhos, netos e tantos outros que ainda chegarão. Esse legado devemos preparar enquanto aqui estamos. Um papel de bala atirado a esmo  revela nossa falta de consciência de servos. Favorecer e não prejudicar os futuros habitantes deste planeta. Isto se chama responsabilidade. Responsabilidade de servos que se prestem às necessidades dos outros, pois vêem em cada um, semelhança e imagem de Deus.
Quando você não estiver mais por aqui, haverá uma saudade ou um alívio? Reflita um pouco sobre sua vida. Se preciso for, amplie seus limites,  zele pelos direitos dos outros, respeite-os e torne esse mundo melhor para todos. E por favor, abaixe o som. Amém?

Vamos orar. – “Senhor Nosso Deus. Como servos, nos aproximamos para pedir-lhe o necessário perdão em razão das nossas muitas faltas. Mostra-nos a Tua vontade soberana para nosso viver e servir, à Ti e ao próximo em suas necessidades. Servos obedientes e úteis, é o que desejamos ser. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém e amém.”  

Leitura bíblica e reflexão: João 13 : 2 - 17

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DISCIPLINA COM PODER     Salmo 84: 5
                                 Anibal L. Freschi

Nos jogos olímpicos, muitas modalidades são disputadas. Em todas elas, percebe-se que a disciplina é levada muito a sério no propósito de se chegar ao primeiro lugar. Disciplina nos treinamentos, na alimentação, no sono. Todos os atletas a ela se entregam com o máximo empenho, pois o maior objetivo é vencer.
Em geral, isto é o que acontece com qualquer pessoa que tenha como objetivo, o sucesso. O estudante que disciplina seu tempo em casa, para reforçar o que aprendeu  na sala de aula. O empresário que disciplina sua agenda e orçamento para congressos, seminários, buscando aprimoramento profissional. Contudo, apesar de todos se submeterem à disciplina, nem todos chegam em primeiro lugar. Alguns até desistem. Por que motivo? É que além da disciplina, existe o potencial natural de cada um. Isto faz  diferença.
Nossa vida exige de nós o emprego desse potencial que, às vezes se mostra insuficiente diante dos desafios e crises. O que podemos fazer, quando nos parece já termos feito todo o possível e mesmo assim, a situação continua a mesma ou até piora?  O salmista tem a resposta: “Buscai O Senhor e o Seu poder” Salmo 105:4. E diz ainda, que se a força que nos impulsiona é a força de Deus, nós seremos bem sucedidos. Salmo 84: 5 “Bem aventurado o homem cuja força está em Ti”. Esse poder nos faz vencer nos momentos em que a vida  parece um vale árido, cheio de desafios e competições. A experiência de quem vive pelo poder de Deus é descrita no Salmo 71: 16 “Sinto-me na força dO Senhor Deus”.
Sem o poder dO Senhor, apesar da disciplina, nossas vitórias não serão completas material, psicológica e espiritualmente. O Senhor é a fonte bendita desse indispensável poder, que nos concede sabedoria, alegria e paz. Essa fonte torna a vida num manancial. Vida viçosa e produtiva. Sendo assim, é imprescindível que faça parte da nossa disciplina, estar em comunhão freqüente com O Senhor. Comunhão na oração, comunhão no estudo da Sua Palavra, sem o que nos tornamos frios, frágeis e despreparados, diante das batalhas quotidianas. Só de posse desse poder, poderemos exclamar, como o apóstolo Paulo na sua carta aos Filipenses 4:13 - “TUDO POSSO, NAQUELE QUE ME FORTALECE’. Amém.

Vamos orar?  -Senhor Todo Poderoso. Olha para minha limitação e tem misericórdia de mim, Senhor. Dá-me a necessária porção de Tua força e poder para que em todas as situações eu seja mais que vitorioso por meio de Cristo Jesus em cujo nome eu oro a Ti agora . Amém, amém e amém.
       
Leituras bíblicas sugeridas: Salmo 90;  Rom.8: 37.

sábado, 22 de outubro de 2011

PERDER PARA DEPOIS GANHAR    Mat.16 : 25
                           Anibal L. Freschi      

Eram quase dez horas da noite. A sala modesta. Na mesa, as provas dos alunos a serem corrigidas. O plano de aulas    pronto. Enquanto isso, debruçada sobre os papéis, a professora   de vez em quando apertava os olhos para aproveitar melhor a claridade da vela que bruxuleava sua chama, enquanto derretia-lhe a cera no prato. Luz para todos ainda não era realidade ali. Dedicada, pensava na manhã seguinte. Enfrentar a chuva que persistia já há alguns dias. A sala superlotada e de precárias condições, e os alunos, em algazarra frenética. Enquanto isso, no quartinho ao lado o filho ressonava profundamente. Deixaria seu filho sozinho, pensava; para cuidar dos filhos dos outros. O salário, não era nem de longe o  estímulo a fazê-la tão persistente tal qual a chuva que caía. Mas a certeza de ajudar com o seu sacrifício, que se formassem cidadãos de verdade, decentes e vitoriosos.
Enquanto isso,  derretia-se a vela, parecendo prestar-lhe alguma espécie de solidariedade, pois oferecendo a luz matéria, proporcionava-lhe poder com sacrifício, dar aos alunos a luz do saber. Quem sabe, algum voltaria para dizer-lhe que valeu a pena. Quem sabe?     
Aprendemos com isso, que a expectativa de Cristo em relação a nós, é a de nos dispormos ao sacrifício pelo bem do outro. Sacrifício da entrega, do derretimento das aptidões, talentos, tempo e o que mais tivermos, para que se ressurjam na forma do outro melhorado, aprimorado e útil. Nossa gratificação será a de vermos o sucesso daqueles que passaram por nós e que de alguma maneira foram ajudados pelo nosso viver de entrega em derretimentos. Cristo fez isso. Ele a Si mesmo se humilhou Filipenses 2: 5 – 8. Padeceu e morreu para que vivamos uma vida plena, abundante e que valha a pena ser vivida. E vida que vale a pena, é a que deixa neste mundo, sinais de sua doação a favor dos outros. A que coopera em fazer desse mundo um lugar melhor.
Se é assim nosso viver, podemos celebrar a ressurreição dO Senhor naquele em quem vemos ressuscitar tudo aquilo que lhe oferecemos pelo nosso derreter contínuo. O contrário de um viver assim é puro egoísmo. Afinal, o que é cristianismo, senão uma vida de doação e  entrega?
Não se permita ser apenas uma vela decorativa. Bonita de  ver, mas de pouca ou nenhuma utilidade prática e que aos poucos envelhece, desbota e finalmente fica esquecida nalgum canto qualquer. Seja uma vela em permanente consumo. Abra mão de si o quanto mais puder para  desfrutar o prazer do ressurgimento daquilo que foi sua entrega, na vida do outro. Escreva com a sua vida uma bela história no outro. Está bem? Comece hoje. Deus te abençoe .Amém?

Oremos? Pai Santo. Eu Te agradeço por tudo que me deste até hoje. A partir de agora, eu quero oferecer mais de mim para que outros sejam mais e melhores. Quero deixar bons sinais  em minha passagem nesta vida, nas vidas que cruzarem meu caminho. Dá-me oportunidade e  sabedoria para ser a extensão de Sua mão para abençoar sempre. Em Nome de Jesus Cristo . Amém, amém  e amém.    

Leia e reflita. Tiago  2: 14 - 26



     

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PACIÊNCIA              Mat.19: 13 – 15
                                                                           Anibal L. Freschi
Se você não me compreende, dificilmente terá paciência comigo. A paciência é conseqüência natural da compreensão. Estou falando aqui, de pessoas e situações. Certa vez os discípulos de Jesus se mostraram impacientes com algumas crianças que O cercavam . Na verdade, eles não compreendiam a importância delas no Reino do Céu. Foi necessário que Jesus lhes esclarecesse o assunto. É paciente, quem entende e compreende.
Isto ocorre com freqüência. Se procurássemos compreender melhor as pessoas e as situações, certamente haveriam  menos arrependimentos e prejuízos.
Todos nós trafegamos por  um processo de aprendizado e formação. Ninguém está pronto definitivamente. Ninguém é. Todos estamos sendo. O processo não está concluído. Você não é como foi há dez anos. Você mudou e continuará mudando.
Nesse processo acontecem falhas, erros e imperfeições que aparecem nos relacionamentos do nosso dia-a-dia. Torna-se imprescindível que compreendamos isso, para que pacientemente nos moldemos para melhor e contribuamos no aperfeiçoamento do próximo.
Nós declaramos amor às pessoas. Contudo, devemos nos lembrar de que uma das características desse sentimento, é a paciência. 1ª Coríntios 13: 4 a.
A impaciência com filhos, entre parceiros do lar, entre colegas, gera o tolhimento da espontaneidade, seguida da timidez para finalmente levar ao isolamento. Por que tantos filhos à medida que crescem, vão se parecendo estrangeiros dentro da própria casa; distantes e silenciosos em relação aos pais? Isso acontece em parte, porque seus pais não compreendem o processo da formação, não participam dela de maneira sincera e amigável. Pais que cobram demais, que criticam demais, que elogiam de menos e que não demonstram apreciação quando os méritos são evidentes.
Quem está com você, é gente como você. É um processo em andamento. Seja compreensivo e assim o  ajudará a acertar. Veja o que o apóstolo Paulo disse na carta aos romanos capítulo sete, versículo quinze. Não digo que você deva se acomodar, mas que se disponha a compreender mais, pois no final, tudo deverá dar certo, sem arrependimentos e acusações.
Lembre-se de que O Senhor de todo universo, que é santíssimo e perfeito em todas as coisas, é paciente conosco. Ele te ajudará a superar-se de tal maneira e a tal estatura, que você poderá perceber que compreender é possível, concordar com tudo nem sempre, porém perder a paciência, quase nunca. Deus te abençoe. Amém?

Quero orar com você: “ Pai de amor e de toda bondade. Eu necessito de sabedoria para entender e compreender mais o que se passa com as pessoas que estão comigo. Quero compreender suas necessidades e oferecer-lhes a minha paciência. Pai Santo, eu preciso disso em  minha vida. Minha família precisa disso em minha vida. Tantas outras pessoas esperam de mim o que até agora não tenho conseguido oferecer -  A minha compreensão, a minha paciência. Por isso, meu Deus te imploro  agora       . Muda meu temperamento, tira a minha agressividade e dá-me a alegria da celebração conjunta, relaxante e feliz. Eu e esses a quem amo tanto. Em nome de Jesus. Amém, amém ... amém.
Leia João 20 : 19 – 29 e procure estabelecer alguma relação com a meditação acima. Fique em paz.
                 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A MÃO QUE NOS SOCORRE    Mat.14 : 22 -33
                                                      Anibal L. Freschi
Como não sentir a pressão de situações desagradáveis, quando nos encontramos envolvidos por elas? Quando são realidades aos nossos sentidos? Como ignorar o perigo, se o medo que toma conta de nós é a prova de que ele existe?  Não é mesmo ?
Pedro sentiu a força do vento e ficou apavorado. O que deve ter se passado na cabeça dele?
-“Não estou em terra firme, estou deslizando sobre águas, o barco está fora do meu alcance...” Deve ter sido mais ou menos isso. Quem sabe, não é mesmo? Pedro confiou. Saiu do barco, caminhou sobre as águas, tudo em obediência ao convite do Mestre:  -“Vem!”  E Pedro foi.
A palavra de Jesus exerceu poder sobre a determinação de Pedro. Ele então, determinou aceitar o desafio. Pulou do barco e caminhou. O Senhor se revelava soberano sobre a sua pessoa.
Não demorou, a pressão do vento se fez sentir. A situação de Pedro tornou-se clara  também para seus companheiros. Sem um palmo de solo , água escorrendo sob seus pés, e o barco  distante . Pedro obedecera. E agora , o inesperado. Não teria sido melhor permanecer no barco? Nesse instante, O Senhor mostra algo novo de Si, que Pedro deveria conhecer. Mostra o seu grandioso poder, acima de qualquer situação inesperada para nós. Esse poder está na mão Do Senhor que nos socorre sempre, independente do tamanho da fé que possuímos.
Caminhar com O Senhor requer a renúncia da auto confiança, a favor da segurança suprema que tudo pode fazer por nós nos momentos mais inesperados. As surpresas desagradáveis, devem se aquietar para serem solucionadas por Aquele que sempre tem Sua mão estendida para nós.   
Talvez, seja o caso de você ter vivido crendo No Senhor e caminhado em completa obediência. Aí, o inesperado chegou. Os questionamentos sobre sua caminhada em obediência até aqui, chegaram à sua mente também. O que fazer agora?
Respire fundo. Espere um pouco. Você verá a mão  do Socorro Divino agir. O sal que tornava densa a água, não era suficiente para sustentar o peso de Pedro. O barco estava distante, mas a mão Do Senhor estava ali.
A mão Do Senhor vai se mostrar misericordiosa para você também. O poder de Deus será mais surpreendente do que o inesperado que tanto te assustou. Por isso, não tenha medo. O Senhor prevalecerá. E você também... Amém ?
Vamos orar ?  - “ Pai Santo. Eu estou preocupado com esta situação inesperada. Estou me sentindo inseguro. Meu Pai, eu Te peço agora: clareia a minha mente. Aumenta a minha capacidade para entender o que queres que eu faça. Fortalece a minha confiança e faz-me descansar tranqüilo. Segura a minha mão agora, meu Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém ...e amém.

Sugiro para você as leituras bíblicas: Salmo 23: 4; Salmo 94-19; Isaias 45: 2–3 ; Lucas 1:37.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

 VINGAR...  PARA QUE?      Anibal L. Freschi
Quando alguém nos prejudicou, é possível ter nascido em nós um forte desejo de vingança. Ficou a mágoa nos atormentando, nos fazendo sofrer, enquanto esperávamos o momento oportuno para o revide. Quando surgiu a oportunidade, nos vingamos gostosa e prazerosamente e até com requintes de crueldade. Pois bem. Desapareceu a mágoa? Nos esquecemos do quanto fomos prejudicados pela pessoa? Não? Pois então, de que nos serviu a vingança, senão para denunciar o que de ruim e perverso existia dentro de nós também? Alguém se vinga, mas passa o tempo lembrando que “ um dia aconteceu isso e aquilo”. Faz poesia e música sobre a vingança, porém o que está dizendo é que ela não resolveu problema algum. Nós somos dotados de nobreza e também de vileza. Nossas vilezas ofendem, agridem e se vingam. Nossa nobreza, perdoa. Não devemos permitir que nossa nobreza desça ao nível das nossas vilezas.
Quantas vezes advertimos mais ou menos assim: - “ Vou te dar só mais uma chance”. Que pena ! Vai se decepcionar. Todos precisamos mais do que uma chance, pois a qualquer momento podemos errar. Foi isto que Cristo quis dizer ao ensinar que o perdão deve ser dado setenta vezes sete.
Tem alguém esperando ser perdoado por você. Esta pode ser a grande oportunidade para resolver as coisas, recomeçar algo que poderá no final ser maravilhosamente comemorado.
José no Egito perdoou seus irmãos. E o que aconteceu ? Uma família em festa, unida. Gen.45:5; 50: 15 – 26  observe o versículo 19.
Nos seus relacionamentos alguém pode estar necessitando ser perdoado por você. Converse. Fale daquilo que você espera dele daqui para frente. Ofereça a sua nobreza na forma do perdão. Se uma face foi ferida, lembre-se de que você possui a outra e nela está escrito : "eu te perdôo”. Ofereça esta, e viva bem. Salve sua família. Salve sua amizade. Salve seus relacionamentos. Vai. Perdoa! ... Ore comigo... “ Bendito Senhor. Agora  estou numa situação muito difícil. Sei que o perdão é o remédio para evitar que tudo venha a perder. Contudo, meu Pai, está muito difícil reabrir meu coração para ( mencione o nome ).Por isso eu apelo para o Teu grande amor. Faz com que Teu amor em mim seja maior do que a mágoa que venho sentindo. E é assim que agora eu concedo o meu perdão. Em nome de Jesus Cristo. Amém...amém...e amém.
Leia por favor: Lucas 15 :11 – 24.   

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ERGUER   PARA   VER                                                  Anibal L. Freschi

SALMO  121:1-2 _ "Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra."

Era grande o movimento no Conservatório Musical naquela tarde. Era dia de recital dos alunos de música e de dança. Auditório apinhado. Pessoas se acotovelavam , se espremiam, buscando alcançar alguma poltrona com vista privilegiada para o palco. De repente, senti uma mãozinha segurar com força a minha. Abaixei os olhos e vi um lindo rostinho em prantos. Uma pequenina bailarina assustada, com lágrimas borrando sua maquiagem, em soluços me dizendo:  -" Eu perdi a minha mãe".
Coloquei-a sentada em meu ombro, alcei-a acima das cabeças das pessoas e fitando seu rostinho esperei alguma reação que denunciasse enxergar nalgum ponto, a mãe. Não demorou, ela começou a se agitar desesperadamente, e a gritar pela mãe, que, esbaforida se aproximava aos trancos.
Abraçaram-se, beijaram-se, riram, choraram e então lá se foi a pequena bailaria, feliz, nos braços da mãe em direção aos camarins.
Foi preciso erguer para ver. Então me ocorreu, que muitas vezes, nos achamos cercados por dificuldades, desafios, contrariedades que nos deixam apavorados. O que fazer? Não enxergamos nenhuma saída, nenhuma fresta que sugira solução, nada. Nos sentimos tão pequenos , cercados por desafios gigantescos. Precisamos ser alçados do nível da nossa fragilidade, mas isto requer disposição e uma força que não temos. Precisamos vencer as dificuldades também. Os compromissos. Todos cobram, mas onde está a força, se nem conseguimos nos aprumar? O salmista achou a solução para a sua situação. E ela estava no Deus Altíssimo, Criador e Mantenedor de todas as coisas. Deus, em cujas mãos está o poder sobre o comportamento das grandes criaturas, das impressionantes paisagens , das células do nosso organismo ,  do átomo, etc., Senhor, acima de tudo." o meu socorro vem do Senhor..."
Então,  é de Deus que vem nossa força. Ele nos ergue e nos apruma. Afinal ,há muita coisa boa na vida esperando por nós. O espetáculo se desenvolve, e no palco, nosso lugar está vazio. Família e amigos sentem nossa ausência. Mas primeiro, é preciso sermos alçados da condição em que nos encontramos, não é verdade? Não adianta falarmos de bênçãos se ainda não estamos prontos para elas.Certo ? Agora é o  momento    da sua mudança. Momento da superação pessoal, íntima. Sinta-se no ombro do Pai das luzes e perceba a claridade superando as trevas. Você não é nada daquilo  de  que te convenceram. Você é muito melhor.Você pode muito mais, pois a sua sustentação é O Senhor Todo Poderoso .
Você verá as grandes e ricas portas que se viram obrigadas a se abrir a seu favor, pela FORÇA DAQUELE  QUE TE SUSTENTA, mas por enquanto, erga-se! Não na sua própria capacidade . Que ela seja, apenas a de acreditar que O Senhor  que  te  ama, também  te  chama agora:   -      " LEVANTE-SE" !

 

Quero orar com você, está bem? -"Senhor, segura a minha mão, agora...Eu estou sem forças sequer para segurar a Sua, mas eu aceito agora, ser levantado por Ti. Senhor meu Deus, eu começo agora um novo movimento em minha vida, o de me levantar, na força dO Seu poder, pois eu sei que ainda vou correr e finalmente vencer. Em nome de Jesus Cristo. Amém, amém e amém."

E então? Vamos?

Para suas leituras bíblicas eu sugiro: Salmo 145:14 ; Salmo 38:8-15 ;
Salmo 9:9-10 ; 1º Samuel 30:6 ; 1º Reis 19:3-8 ; 2º Reis 6:15-17 ;
Salmo 69:29

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUEM PODE TE OUVIR?

Anibal L. Freschi

Salmo 120 : 1
Lembra do empenho com os filhos pequeninos, ao ensiná-los a falar?  Que satisfação nos davam quando conseguiam balbuciar alguma palavra! Víamos  sendo  escancaradas as portas da comunicação. E como falavam! Não precisavam mais do choro para expressarem seus sentimentos e necessidades, mas choravam assim mesmo, não é ?
O tempo passou. Agora sentimos outra necessidade. A de sermos ouvidos. Como necessitamos de alguém que tenha tempo e disposição para isso! Às vezes nos sentimos tão sozinhos, que parece estarmos falando aos próprios ouvidos. Apelamos para nossos bichinhos de estimação. Fazemos deles nossos confidentes. Parecem ser os únicos ao alcance da voz dos nossos corações.  Não questionam. Não nos acusam. Não nos interrompem e nem nos atropelam impacientes. Apenas nos escutam e nos fitam parecendo querer expressar sua compreensão.
O escritor sagrado expressa os seus sentimentos a Deus: “ Na minha angústia clamo aO Senhor e Ele me ouve”. Ele expõe seus sentimentos mais íntimos aos ouvidos dAquele que é O Senhor do tempo e o utiliza para nos ouvir. O Senhor nos ouve com profundo interesse e compreensão. Ele assume em Si as dores do nosso ser. Solidário, nos acolhe com nossas decepções, abraça-nos quando o chão parece faltar sob nossos pés e nos sustenta. Ele então, faz sossegar nossa alma, aponta o dedo para o horizonte que nos espera e nos estimula a prosseguir.
O que mais preciso te dizer, a não ser que Ele está agora aí, bem junto de você? Fale com Ele agora. Derrame aos ouvidos dEle as suas queixas, medos, preocupações, fale de tudo. Vamos lá? - ” Pai. Estou sofrendo muito. Minha vida perdeu o sentido, a beleza, a alegria. Pai, eu preciso muito que me ouças agora. Não tenho ninguém que possa me escutar como eu preciso. Acolha-me por inteiro agora. Tira-me desta situação deprimente, triste e infeliz. Devolva ao meu coração a alegria de viver,o prazer de sonhar e fazer grandes planos. Pai, eu amo muito o Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém...amém e ...amém.”
E então ? Tudo bem ? Fique em paz.
Leituras bíblicas para você: Mat.11:28; Isaias 59:1; Miquéias 7:7; Salmo 55:17; Salmo 142; Isaias 40: 28-31; Salmo 42: 11.

sábado, 15 de outubro de 2011

SOSSEGAI

SOSSEGAI
Anibal Freschi

Certo moço vivia uma vida muito atribulada,  intranquila. Não parava nunca. Andava dia e noite de um lado para outro.
Um dia teve seu encontro com Jesus. Sabe o que aconteceu? Viu-se cheio de paz, assentado tranquilo e serenamente. Jesus mudou a vida dele.
Noutra ocasião, uma senhora, dona de casa, corria de um lado para outro desesperada, tentando dar contas do serviço. Jesus lhe falou que aquele expediente não deveria ser a prioridade da vida dela.
PRIORIDADE. Quanta coisa depende desta palavra. O conforto, ou a falta dele. A paz ou sua ausência. PRIORIDADE. Priorizamos o serviço em detrimento do descanso, da família, da boa espiritualidade. Os filhos crescem e nem notamos. Quando nos damos contas o tempo passou e mais uma coisa acabamos perdendo na correria da vida.
A correria tira de nós a oportunidade de desfrutar o que a vida tem de melhor. Então, muito tarde, achamos que podemos desfrutá-la, que já é hora de VIVER. A ficha caiu! Não há paladar, não há disposição, não há entusiasmo. Tudo parece sem graça. Adiantou? Claro que não. Então, dê um tempinho. Converse com Deus sobre isso. Peça-lhe sabedoria para viver a vida que valha a pena..Ah!...uma coisinha só: Sabia que você é a prioridade de Deus? Então, colega! Ele está querendo um encontro com você, para mudanças na tua vida.. Priorize esse encontro. Vá para um canto, isole-se um pouco e fale com Ele algo assim: -"Senhor. Estou exausto. Às vezes pareço não dar contas. Tudo tem sido sufocante na minha vida. Porém, meu Senhor, o que de fato eu quero agora, é sentir-me inundado por  Tua paz bendita. Porisso meu Deus, eu paro agora, para respirar um pouco da Tua presença Santa. Muda minha vida , eu Te peço. Em nome de Jesus Cristo. Amém...Amém...Amém..."
Use sua  Bíblia. Mt.11:28; Isaias 59:1; Miquéias 7:7; Salmo 55:17: Salmo l42; Isaias 40;28-31; Salmo42:11.

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!