Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

sexta-feira, 29 de junho de 2012


O TRONCO E O MACHADO  Is. 46: 4 “ Até à vossa velhice eu serei o mesmo”


  ( PARA A MELHOR DAS IDADES )


ANIBAL L. FRESCHI


O lenhador percorria a floresta a escolher as árvores a ser derrubadas. Parou diante de um velho tronco de carvalho, que a despeito de não possuir galhos e folhas, se mantinha em altiva e ereta postura. No entanto, chegara a sua hora, pois o lenhador já empunhava com disposição o seu bem afiado machado. Soou pela floresta o som do impacto da primeira machadada, ao mesmo tempo em que se partia o cabo da ferramenta, para surpresa do lenhador. Nunca lhe acontecera antes, tal acidente. Assim, encerrava-se antecipadamente o seu dia de trabalho, enquanto permanecia em inalterada postura, aquele velho e teimoso tronco. Somos como troncos, que apesar de havermos perdido no tempo as folhas e os galhos da juventude festeira e reprodutiva,  nos mantemos firmes e concentrados sob os céus, ainda que sob raios e machadadas, que se esforçam por nos tirar o sossego. Mas o fato, é que somos de fortíssima cepa, alimentada por nutrientes poderosos, que nos transferem a excelência vigorosa da resistência à tudo que nos possa ameaçar. Assim envelhecemos e nos despimos, solitários, de folhas e de galhos. Nada mais que possamos ouvir ou enxergar, será surpreendente demais, para quem acumulou, nas experiências da vida, uma visão melhor e superior. Embora aparentemente de fácil abatimento, não é assim que somos. A seiva que nutre a nossa existência, vem do céu que nos contempla. Vem de Deus que nos assiste. Ela é por nós sorvida, toda vez que nos debruçamos sobre a Bendita Palavra de Deus, e dela extraímos vigor e luminosidade para essa nossa caminhada, que em muitos trechos nos sentimos sozinhos, às expensas dos nossos próprios recursos pessoais. Essa Palavra é pura e genuína consolação, ao nos falar de Deus e sua insistência em estar conosco até às cãs. Os machados certamente virão. Suas hastes, no entanto, são de fibras inferiores e insuficientes, que se quebrarão e se frustrarão, enquanto permaneceremos incólumes, pela natureza divina do alimento que nos sustenta, até que haja passado tempo bastante, e chegue a hora de sermos tombados, para então, feitos e lembrados como pontes que facilitaram a caminhada de tantos, rumo a existências melhores. Mas por enquanto, continue sendo tronco e nunca, na vida de quem quer que seja, um machado. Amém.

Senhor. Obrigado por teres me dado uma vida tão cheia de experiências. Certamente serão elas na minha memória, a interlocução, que de outra forma não terei, pelo não ouvir direito e tampouco bem enxergar. Obrigado, meu Pai por me garantires antecipadamente, minhas lembranças, como futuras companhias. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Salmo 103: 1 - 5

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!