Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

sexta-feira, 18 de maio de 2012


OS EXTREMOS ESTÃO IGUAIS. TÁ LIGADO?

Mat.5: 6 “ Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos “

                ANIBAL L. FRESCHI        

Madrugada fria. Muito fria. Vultos se movimentam na esquina, esquivando-se da luminosidade. Espreitam os lados, como que esperando a entrega de algum produto, ou a aproximação de algum cliente. Sob os capuzes, estão ligados, pois a polícia pode aparecer. Conversam pouco, e à meia voz. A madrugada avança. Uma neblina desce e torna mais fria a escuridão que envolve  figuras cheias de suspeição e que insistem em esperar, esperar e esperar. Parece ontem. Ali mesmo, mas na claridade do dia, eram criancinhas que corriam e brincavam sem cismas. Aos gritos, conversavam uns com os outros. Davam gostosas gargalhadas por qualquer motivo que fosse. Agora, os observo e me parecem irreconhecíveis. Vez por outra, um rosto se põe à mostra sob o capuz. Suas feições são outras. Frias e duras, emoldurando olhos cheios de desconfiança e que denunciam sofrimento e ódio. Nos lábios; sorrisos irônicos e zombeteiros, em plena adolescência perdida nos cantos escuros, nas madrugadas frias, à esperar pela sorte ou pela morte. Aquela nem sempre aparece. Esta, nunca demora demais. Sem chance de uma carteira profissional assinada, pois a idade não preenche os requisitos da lei, afinal quem decretou, o fez na ignorante argumentação de que o trabalho era um desvio que lhes prejudicaria o futuro. Limitou ao decreto, sem tomar conhecimento da necessidade de caminhos que os absorvessem na construção do futuro possível e bom. Porém as escolas, cheias de discussões de métodos, de diretrizes, são paupérrimas de tudo o que é muito simples; o acolhimento. Falam da inclusão, mas não questionam os porquês do abandono da vida escolar. Não questionam a falta de capacitação que dê chance ao ingresso aos campus universitários. Falam muito.É muito relatório. É muito papel. Essa, é a via oferecida para justificar o veto ao trabalho, desses que voejam pelo espaço do perigo, na busca do remédio para a mãe doente, pois a farmácia social, esse remédio não possui. Se expõem, na busca da comida que não se consegue às custas de bolsas disso e daquilo, pois são apenas os trocados políticos pela propaganda de compromisso social. Então, os apelidam injustamente de aviões. Aviões estão lá em cima, nas alturas de seus gabinetes, a exalar os fedores de corrupções sem fim. Em reuniões de comissões que pretendem aparentar esforço na observância da ética, mas que no fundo, desconfia-se tratar de blindagens aos pares de falcatruas corporativas. A madrugada se vai, e com ela, lá se vão os garotos envelhecidos, levando consigo o destino que não é só deles, mas de todos nós. Destino violento que nos afetará mais tarde, nalgum seqüestro ou assalto, nessa via de irresponsabilidade social e política  que um dia nos colocará, frente a frente. Então nossos sonhos poderão se interromper e morrer, como os deles, que já morreram faz tempo.

Senhor. Olha por esse meninos, meu Pai. Mas acerta também com  aqueles que deveriam construir pontes de acesso à   vida honesta e honrada para esses meninos passarem, mas que não o fazem, e ainda os empurram abismo abaixo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Col.3: 25    

Um comentário:

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!