Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

quinta-feira, 16 de maio de 2013


ENFIM, SÓS.    Prov.4: 12b. “...o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”

ANIBAL L. FRESCHI  

Os recém-casados adentram o aposento nupcial, e de imediato se ouve a frase: “Enfim, sós”. Essa era a expectativa. Um viveria para o outro. Almas gêmeas; inseparáveis. Nada seria capaz de penetrar e perturbar essa tão sonhada convivência. Juntos, enfrentando a tudo e a todos. Passaram-se os anos. Anos que trouxeram filhos. Anos que tornaram os filhos adultos e senhores de suas próprias vidas. Anos que exigiram dedicação e atenção aos mais diversos focos. Anos que foram capazes de eliminar proximidade e companheirismo e torna-los descuidados um do outro. Anos que levaram consigo as oportunidades  de uma convivência mais intensa. Anos que levaram a saúde e o vigor. Anos que deixaram suas marcas através da saúde debilitada, dos cabelos escassos e embranquecidos emoldurando rostos cheios de rugas e de olhares cansados. Anos que deram muitas coisas, mas que tomaram tantas outras. Anos que se foram, para mais uma vez se ouvir a frase: “Enfim, sós”. Um, olha para o outro, querendo reconhecer alguém que um dia sonhou conhecer, e repartir a vida. Mas nada parece íntimo, apesar dos anos. Pelo contrário, tem-se a sensação de estar diante de alguém estranho. Estranhos que serão obrigados a dividir a própria velhice. Mas como será isso, se não se conheceram de fato? Passaram o tempo todo voltados para os cuidados de coisas e pessoas que hoje os dispensam totalmente. Como seria muito bom, se hoje fossem velhos e ainda apaixonados, e não entediados. Como seria muito bom, se tivessem o cuidado de não ceder o lugar e a importância um do outro, em favor de outros. Que nunca se descuidassem de manter e cultivar a atração recíproca. Que todos os dias estivessem atentos em preservar acesos o amor e a paixão; o respeito e a admiração. Enfim sós. E sem saber o que fazer do resto de tempo que há. Sem vontades e desejos pelo que ainda resta, a frase agora soa ameaçadora demais, pois estar só, mesmo acompanhado, é ruim demais. Jovens; Envelheçam com cuidado. Cuidem do que possa fazer a velhice valer a pena. Cuidem do amor e da paixão, pois serão as únicas coisas que embelezarão suas vidas, quando a juventude e o vigor tiverem passado.

Senhor. Dá-me sabedoria para investir numa velhice cheia de amor e de paixão. Que eu seja cuidadoso hoje, para não me sentir sozinho um dia. Que eu valorize quem comigo caminha hoje depressa, para que aos passos lentos tenha o que dizer e ouvir, de bom e agradável. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Prov.5: 15 – 20; Eclesiastes 4: 9 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!