Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


FIDELIDADE OU ACOMODAÇÃO ? Rom.1:32 “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.”

ANIBAL L. FRESCHI

O que precisaria ser mudado na Bíblia, para que ela viesse a concordar com tudo o que pensamos, queremos e aceitamos?  Creio que seria preciso primeiramente, haver outro Deus. Um Deus diferente desse, que a Bíblia  revela. Que não possuísse vontade própria, nem tivesse visão justa e de santidade nenhuma, Então o homem subiria ao monte, colocaria esse novo Deus assentado numa pedra,  pois trono não haveria para Deus. O homem, do seu trono particular, leria a sua própria bíblia, escrita pelas mãos e espírito do próprio homem, cabendo a Deus, apenas  concordar. Mas isso é apenas um sonho. Verdade é que, muitos sonham em poder fazer isso. Satanás  tentou e se estrepou. Adão e Eva se deram mal. Os construtores de Babel se perderam. A sociedade “mente aberta” de Sodoma, provou o gosto terrível da ira de Deus. O mesmo Deus que Se nos deu a conhecer a Sua vontade em relação o nosso modo de vida. O mesmo Deus que condicionou Suas bênçãos ao proceder obediente de Seus filhos. O Deus de sempre, que não muda, mas que é de Palavra fiel. Ele; Todo Poderoso,  e que  tem nas mãos todo poder para por um ponto final em nossas nefandas pretensões, O Senhor Deus Eterno, ainda que não nos interrompe no presente, julgará  finalmente,  para o fogo eterno os que O desconsideraram e fizeram tronos para si, de onde ditaram normas e comportamentos a seu bel prazer, segundo os apelos de sua própria carne. Não há como ser dúbio em matéria de fé. Salvação Eterna é o destino de quem faz sua opção por Cristo e a Ele serve. E ao servo, pouco importa outros dizeres e ditames, tidos por modernos. Se contrariam a Bendita Vontade dO Senhor, não há porque apoiá-los, se o castigo é reservado à quem pratica e a quem aprova.”São passíveis de morte”. Não importa quanto tempo leve, até que tudo seja plenamente manifesto. Enquanto isso, permanece o homem zombando e se achando. As almas dos que esperam num viver obediente, serão poupadas, pois essas, nunca desprezam o Senhor e a Sua Palavra. Amém.

Senhor. Não quero ser moderno. Quero ser eterno, na Tua presença Santa. Amém.
Leit. Bíb. 2ªTimóteo 2: 19 – 26

sábado, 27 de outubro de 2012


CUIDADO COM O MAL         Rom.12:9b.“Detestai o mal, apegando-vos ao bem.”

ANIBAL  L. FRESCHI

Quando olhamos ao redor, uma coisa é muito evidente. O mal se espalha muito, e rapidamente . Ficamos indignados com as formas que o mal tem assumido. Cada vez mais requintado em crueldade. Penso que os governantes têm de se apressar, nas providências para combate do mal que assusta, e ao mesmo tempo, provoca o sentimento de conformação por nada ser possível ser feito. Se observa descaso à educação, na formação de cidadãos e  ineficiência do sistema prisional na recuperação dos cidadãos. Há muito tempo que o judiciário pede revisão. As leis apresentam brechas, facilmente exploradas por quem quiser se manter fora do alcance delas. A certeza da impunidade é o estímulo para o aumento da violência. Quando olhamos ao redor, ficamos pasmos. Mas devemos cuidar, para que dentro de nós, sentimentos violentos não encontrem lugar. Para isso, precisamos cuidar em nos manter apreciadores do bem, e por ele nos esforçar. Sei que há circunstâncias em que isso não é fácil, e que, o que mais queremos é nos vingar, dar o troco, enfim devolver na mesma moeda. Mas isso não reparará coisa alguma. Não restaurá nada do que foi perdido. Não devemos nos acomodar ao mal, mas devemos lutar contra ele com os meios que o elimine, e não o torne mais reprodutivo. Devemos ser cautelosos com nossos instintos, pois se não forem dominados, poderão causar males sem conta. Precisamos arrancar de nossos corações qualquer raiz de maldade, ainda que tenhamos bons argumentos para justificá-la. Não é fácil. Precisamos de Deus. Precisamos da Sua ajuda. Precisamos aprender a dar lugar ao bem em nossas vidas. Isso, com muita oração e dedicação. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Senhor. Arranca de minha vida todo sentimento de maldade e de violência. Ajuda-me a crer e esperar na Tua justiça. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Mat.5: 1 – 12      

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


NOSSA HERANÇA      Sal.16:6b. “...é mui linda a minha herança.”

ANIBAL L. FRESCHI

Herança pode ser motivo de muitas tristezas. Famílias podem ser afetadas até à inimizade por causa de alguma herança. Mas, não é assim com o cristão, em relação à herança que se acha reservada a ele na eternidade. É pessoal, intransferível e eterna. Essa herança é a eternidade  gloriosa com Cristo. Nesta vida, tudo aquilo que gera disputas e conflitos, acaba tendo o seu fim. Nada é permanente e duradouro. Tudo, um dia acaba. A herança do cristão não. A eternidade sem dores e sofrimentos, será vivida em atividades que proporcionem satisfação e realização tão completas, que nada existe por aqui, que lhe possa assemelhar. Vencido o horror da morte, nossa herança mui linda nos será conferida. Ela não nos caberá por nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo, que assumiu na cruz todos os nossos pecados, a fim de cumprir sua promessa: “Vos receberei para mim mesmo...”João 14:3b. e “ Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2: 8 e 9.Para sermos herdeiros e termos direito a essa herança, basta que nos arrependamos dos nossos pecados, aceitemos Jesus Cristo em nossos corações e vivamos pela fé,  obedientes à sua Palavra. Amém.

Senhor. Inclua-me como herdeiro da herança eterna nos céus com O Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Efésios 2: 1 - 22

terça-feira, 23 de outubro de 2012


A LUZ CHAMADA JESUS           João 8:12 “ Eu sou a luz do mundo.”

ANIBAL  L. FRESCHI

Precisamos dessa luz. Ela nos esclarece sobre nós e sobre os outros. Ela esclarece as intenções, revelando motivações e tornando claros os meios, os caminhos e os atalhos. Onde a luz se manifesta, as verdades são reveladas. Jesus é a luz que revela sobre nós, o que somos, e o que devemos ser. O que fazemos, e o que devemos fazer. Ela nos revela verdades, sobre mentiras que mantemos, para nos justificar. Nossas posses, não as temos, por nossa própria vontade e necessidade, mas para ostentá-las aos outros. Poderíamos viver bem sem elas, porém o que os outros diriam? Então acabamos por ser e por ter, pelos  outros, e não por nós mesmos. Assim é que nossas vidas vão se afogando num charco mentiroso do existir, que nos aprisiona no falso eu. Falsa moralidade, falsa espiritualidade,  falsos afetos, enfim, um armário de fantasias, que vamos alternando na medida das conveniências , para manter a grande mentira que insistimos em ser. Resulta disso, um ser infeliz e perdido, nas trevas da ignorância sobre si, e sobre tudo ao redor. Precisamos de Jesus, na capacidade dessa luz, que despoja roupagens pelo chão, e revela a nossa nudez, o verdadeiro eu, que será por ela orientado, a se vestir do que apenas lhe for necessário para ser feliz. Vestimenta adequada ao verdadeiro ser, do real e necessário possuir. Precisamos dessa luz, pois essa libertação não procede de regras e credos, sugeridos e até impostos, pois esses, trazem em si, a visão estreita e pequena, de quem os construiu. Exemplo disso, vê-se nos exageros das propostas de vantagens materiais, tão logo os cofres acusem o recebimento.  Precisamos de Cristo, pois seus ensinos iluminam e mostram, o verdadeiro jeito de viver. Precisamos de Cristo, pois Sua vida não se apagou na cruz, mas tornou-se mais luzente, para nos mostrar bem claramente, o caminho da Glória Celestial, por Ele aberta, a nos convidar. Amém.

Senhor. Ilumina-me com Tua presença constante, nos Teus ensinos de cada dia. Não quero ter coisas. Quero apenas ser feliz. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Mateus 5: 1 - 12  

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


INFORMAÇÃO NECESSÁRIA -   Dan. 5: 23b.”...mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.”

ANIBAL L. FRESCHI

Belsazar era um poderoso monarca. Era filho  do também poderoso Nabucodonosor. Desde cedo aprendera a governar. Sabia o que era ter nas mãos um grande poder. Tinha poder sobre uma nação inteira, como também sobre a vida do mais humilde servo. Poder para morte e para vida. Inebriado por um sentimento de superioridade absoluta, não levava em contas que acima dele, e de toda sua majestosa autoridade, estava Deus, o Senhor dos céus e da terra, juiz de todos os homens. Isso foi para ele a sua grande ruína. Ignorou seu verdadeiro lugar. Não levou em consideração que ele não era tão máximo assim. A verdade é que por mais que subamos a escada do sucesso nesta vida, sempre haverá um lugar que nunca poderemos atingir, pois é o lugar onde se encontra assentado o trono de Deus. Trono de autoridade e administração. Não importam os nossos questionamentos. O trono lá está, e nunca será removido. Do trono, Deus é quem administra o mundo. É verdade que lança mãos de homens e mulheres, para que executem na esfera de suas existências, papeis de relevância, na consecução dos propósitos daquele, que do trono tudo acompanha, com atenção minuciosa, cada atitude, cada palavra, cada decisão, cada assinatura de qualquer pessoa e acertará as contas, de tudo o que lhe  for confiado. Há muita injustiça no mundo. E isso será cobrado, sem nenhuma sombra de dúvidas. Toda argumentação, para justificar nossas posições, passará pelo crivo do julgamento divino. Então, todos terão de se quedar, ante a advertência dada à Belssazar: “... Deus em cuja mão, está a tua vida, e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.” Amém.

Senhor. Que eu seja aquilo que tu queres, e nada, a não ser isso. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Isaias 28: 1 - 6



quarta-feira, 17 de outubro de 2012



CULPADO. O QUE FAZER? Sl.32:1 “ Bem aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.”

ANIBAL L. FRESCHI

Uma vida cheia de culpas é um inferno em vida. A culpa é um carrasco que mantém permanentemente diante dos nossos olhos a lâmina afiada da execução. A culpa nos fragiliza de tal modo, que de nada nos sentimos dignos a não ser do desprezo de nós mesmos. A culpa é inibidora para qualquer projeto. A culpa nos faz sentir derrotados  antes mesmo do início de qualquer empreendimento. A culpa nos coloca em desvantagens na vida. Pecamos. Erramos. Somos cheios de falhas. Todos são assim. E quando a consciência ergue o dedo acusador, nós nos sentimos condenados a punição constante. O que fazer para continuar a vida? Davi entendia do assunto, e por isso vamos buscar em suas palavras as respostas que nos ajudarão a resolver o problema. Ele diz que não adianta se calar ou se esconder. É preciso confessar e encarar os danos causados. Confessar a Deus e clamar pelo seu perdão. Em se tratando de alguma ofensa ou prejuízo à alguém; retratar-se. Lembro-me de certo pastor que caiu em pecado. Sofreu muito, até que amparado por um irmão misericordioso, foi pedir perdão aos seus colegas de concílio. Não queria o seu ministério de volta, simplesmente o perdão. Houve quem risse na sua cara e  até quem se negasse a recebê-lo para conversar. Na rua, recebeu cusparadas nas costas, ouviu impropérios, calúnias, que associadas ao seu ato de pecado, pareceram verdades, conchavos foram feitos para mantê-lo o mais distante possível. Reuniões na surdina e irregulares, atas adulteradas, enfim, sujeira maior, impossível.  Sua esposa recebeu proposta de uma vida amparada com os filhos, desde que em nome da fé e dos bons princípios, abandonasse o marido pecador. Enquanto isso acontecia, seu companheiro se desesperava em lágrimas, por descobrir um fato novo para ele: Prega-se muito e pratica-se pouco o que se prega. Também ele pagou alto preço, pois passou a ser perseguido também. Houve quem se aproveitasse disso tudo. É certo que o inferno espera com paciência e fogo intenso. O Senhor que tudo vê e tudo conhece tratou daquele homem. Foi tratamento eficaz, pois ele superou tudo, e hoje, ele se  encontra de cabeça erguida e feliz. O Senhor usou pessoas amorosas e de caráter cristão verdadeiro para o reerguer. Eis o exemplo do que O Senhor faz em nossas vidas e com as nossas culpas quando nos arrependemos e confessamos. Se te negarem perdão, deixa ali o fardo de sua culpa. Que outro a carregue. Não mais você, pois se há sinceridade no arrependimento, Deus perdoa, e isso é o que importa primeiramente, pois novas portas para você, quem abrirá será O Senhor. Amém ?

Senhor, perdoa-me. Senhor, ajuda-me a perdoar também. Senhor, abençoa aqueles que têm me abençoado com o perdão. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Mateus 6: 9 - 15

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


CASAMENTO    Mc.10: 8b.” De modo que já não são dois, mas uma só carne”.

ANIBAL L. FRESCHI

Casamento. Este era o assunto da discussão entre Jesus e os fariseus. Enquanto estes consideravam o casamento como um fardo que poderia ser dispensado por uma simples carta de divórcio, Jesus olhava para o casamento sob outro ponto de vista. Para Jesus, o casamento era um ato de conciliação. Duas pessoas se aproximando e se coincidindo em suas necessidades e interesses. A satisfação da necessidade de um está bem próxima, na pessoa do outro e vice e versa. Os interesses de ambos , embora diferentes nos detalhes, se fundem na grandeza do propósito final. Além das divergências comuns e corriqueiras de todo casal, deve estar bem claro o grande propósito que os aproximou e selou a união: “Há em ti, dignidade para receber o meu amor”. É isso que procuramos. Alguém a quem entregar nosso mais nobre sentimento. Confidenciar nossas fraquezas. Alistar em nossos sonhos a sua indispensável companhia . Alguém em quem possamos investir tudo para fazê-lo sentir-se bem. Alguém de quem estejamos tão próximos, de  maneira a não haver espaço para mais ninguém, nos especiais recintos consagrados um ao outro. Outros terão em nossas vidas seus próprios recintos, não aqueles que foram preenchidos satisfatoriamente por alguém tão especial que sangra conosco nos embates da vida, mas também faz parte das nossas celebrações, pois é carne única, de fibras sensíveis e contínuas, dentro desse relacionamento, chamado casamento. Que seja assim contigo. Amém.

Senhor. Dá-me capacidade para abençoar com a minha vida, a quem dela precisar. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Prov.19:14

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


NOSSAS CRIANÇAS   Prov.22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar...”

ANIBAL L. FRESCHI

Os corações das crianças são terrenos férteis. O que ali se semeia, germinará com certeza. Muitos adultos semeiam a mentira, a violência, a irresponsabilidade. Tais serão elas mais tarde, como lhes foram semeados em seus coraçõezinhos. Crianças necessitam de toda atenção e cuidados. Precisam ser ensinadas. Isto se faz com o dispêndio de tempo e dedicação. Quanto tempo? Todo o que se fizer necessário. E com que recursos? Os melhores que tivermos. Ensinadas no bom caminho. Pois existem caminhos que poderão levá-las à perdição. E o bom caminho é Jesus Cristo. Certa vez Jesus disse que delas é o reino dos céus. Elas têm o direito de serem conduzidas no caminho que as introduzam no reino que lhes pertence. Precisam ser ensinadas conforme os princípios de Cristo. Precisam aprender a caminhar com Cristo e desfrutar das alegrias desse caminhar. Não pelo esforço de uma religiosidade dura, legalista e castrante. Mas pela suavidade e simpatia da convivência com Aquele que nos aceita, nos ajuda e nos torna melhores, com muita naturalidade. É preciso, no entanto, que aquele que ensina a criança no caminho, sinta prazer em estar no caminho. E mais. Que tenha para mostrar como exemplo em sua própria vida, os resultados por andar no caminho que é Cristo. Amém.

Senhor. Ensina-me primeiro, para que eu possa ensinar também. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb. Salmo 51

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


SEMPRE COM O SENHOR  -  Êxodo 13:21 “ O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar...”

ANIBAL L. FRESCHI

Não existe nenhum momento, seja qual for a situação, que possamos dizer: ”Agora eu não preciso do Senhor. Agora eu me viro sozinho”. Isto é o que nos ensina o texto acima. Os hebreus já se viam aparentemente livres dos domínios do Faraó. Depois de tanta pressão, até que Deus lhes desse vitória, caminhavam rumo à terra prometida  que os aguardava com todas as suas delícias. Nem por isso, no entanto, podiam dispensar a mão forte do Senhor. Precisavam dela. Havia muitos desafios a serem vencidos pelo caminho. Havia a necessidade de se organizar para ser reconhecido como povo de Deus. Os demais povos precisavam respeitá-los como projeto divino,  e não um amontoado de aventureiros. A mão forte do Senhor não poderia ser dispensada. Nós, à semelhança dos hebreus, temos nossos desafios sucessivos no correr da vida. Embora tenhamos nas pessoas que nos cercam algum apoio, precisamos de Deus, pois haverá momento em que o inimigo de nossas almas se enfurecerá e agirá desesperadamente, para tolher de nós as conquistas que haveremos de alcançar. Deus presente sempre. Na caminhada dos hebreus, O Senhor era o guia e o esclarecedor à cada passo que davam. Precisamos disso também. Precisamos ser guiados por quem conhece de antemão o caminho e as ciladas que nos esperam. Precisamos do esclarecimento de situações para não cairmos em armadilhas. Enfim, precisamos sempre de Deus. A Ele recorramos com fé e obediência, entregando-nos aos seus cuidados, pois a caminhada requer de nós muito mais do que podemos oferecer. O dia começa sob a direção divina e transcorre sem obscuridades, pois o Senhor é a nossa Luz. Amém.

Senhor. Guia-me com Teu braço forte e conserva-me em claridades pela Luz que podes me proporcionar. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Isaias 45: 2 - 3

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


FINAL DE PLEITO    Sl.127: 1b. “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”

ANIBAL L. FRESCHI

Findas as apurações, proclamam-se os vencedores. Cessam as disputas e chega a hora de governar. Há um povo na expectativa, com todas as suas necessidades. Há um Deus que ama esse povo e espera de seus governantes o máximo que puderem dar de si. Enfim, passadas as disputas, é chegada a hora de vencedores e vencidos se esquecerem de tudo o que passou e se aplicarem à construção. Para isso, faz-se necessária a colaboração de todos. E a construção deve ser feita na perspectiva de que nada é nosso. Tudo é de Deus. Nosso, é  o grande e sublime dever de compreender que acima de nossas vontades e interesses pessoais, está O Senhor que tem pelo povo, amor e misericórdia. E é com esse amor e também misericordiosamente que todos devem se aproximar, vencidos e vencedores, no entendimento de que há o que ser construído, e isso não para a glória pessoal do homem, mas para a glória de Deus. Porisso, Deus deve ser buscado e consultado, para que Sua vontade se torne realidade na vida de cada cidadão. E a vontade de Deus é que haja justiça e paz para todos, e em todos. É hora de construção, pois O Senhor assim o quer. Quanto à nós, povo, cabe-nos o dever de interceder em orações constantes por aqueles que governarão, para que o façam no temor dO Senhor. Amém.

Senhor. Abençoa nossos governantes com a bênção da sabedoria para que possam honrar a confiança neles depositada pelo povo que anseia por justiça e paz. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Deut. 28: 1 - 14

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


FIQUE EM PAZ  -  João 20:19 ”...Paz seja convosco!”

ANIBAL L. FRESCHI

O testemunho que Maria Madalena dera aos discípulos daquilo que presenciara no túmulo em que Jesus fora sepultado, não foi suficiente para acabar com os medos e intranquilidades que tomavam conta de seus corações. As portas permaneciam trancadas. Conosco não é diferente. Nos momentos de desespero, tudo o que nos disserem, por mais verdadeiro que seja, acaba não penetrando o suficiente em nossos corações para nos dar o sossego, a calma e a tranqüilidade. Parecemos surdos, feitos portas trancadas. Assim como fez com os discípulos, Jesus se apresenta em nossas vidas para nos acalmar. Ele faz isso na pessoa do Seu Espírito Santo, e fala aos nossos corações com o mesmo poder com que acalmou tempestades, levantou paralíticos, deu vistas aos cegos, ressuscitou mortos, venceu a cruz e deixou vazio um sepulcro.  É assim mesmo. Com esse divinal poder, Ele comparece no meio das nossas angústias para nos dar a Sua Bendita Paz. A Paz que Ele nos concede não depende da ausência dos problemas, mas do Seu poder em nós para vencer os problemas. Hoje, Ele vem até onde você está. Lugar de lutas e aborrecimentos. Lugar de lágrimas e insegurança, para exercer autoridade poderosa ao conceder a Sua Paz.  Levante seus olhos. Enxugue seu pranto, pois você não está mais sozinho. Há muito mais do que uma simples mensagem de alguém simples e fraco como você. Há O Cristo vitorioso. Reis dos Reis e Senhor dos Senhores a dizer alto e à bom som: Paz seja contigo. Amém?

Senhor. Recebo a Tua Paz. Não me entrego aos ruídos impressionantes da batalha. Apenas me detenho ao som de Sua voz, enquanto eu luto na força do Teu Poder. O nome, é de Jesus Cristo, no qual me encho de coragem e de fé.Amém.
Leit. Bíb. Josué 4: 13 - 15

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!