Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

terça-feira, 28 de julho de 2015

SÓ PARA LOUCOS  Mat.6: 25 “ Por isso vos digo: Não andeis ansiosos...”

Anibal L. Freschi

As palavras acima, ditas por Jesus, à primeira vista parecem sugerir irresponsabilidade e acomodação. No entanto, ao examinarmos todo o texto, perceberemos que O Senhor  quer chamar a atenção daqueles que se tornaram escravos da cobiça e ambição desenfreadas. Aqueles, cujos corações, vibram constantemente pela conquista de riquezas materiais, vs.21 ”...porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. O sentido maior, talvez único, de suas vidas, é prosperar, ganhar muito dinheiro, acumular o maior capital que puder, tornando-se escravos, sem o direito de desfrutar, o bem maior, que é a própria vida. Esta, que se findará a qualquer momento. O objetivo de Nosso Senhor, é alertar-nos quanto ao risco de atingirmos grandes somas de dinheiro e nos sentirmos perdidos, quando tudo se acabar para nós. Pessoas com esse tipo de ansiedade, têm dificuldades em perceber que existem outros valores, que não somente dinheiro e aquisições materiais. O Senhor nos convida a deixarmos de lado o desgaste material e colocarmos para exercitar, a nossa fé. Os olhos da nossa fé logo se direcionarão para valores que passaram despercebidos pelo olhar ansioso. Bênçãos, como família, tempo para reflexão e lazer, comunhão com Ele, enfim, coisas que uma fé saudável valoriza. Vida que vale a pena é aquela que nos torna mais humanos, mais sensíveis às presenças das pessoas que nos amam e que nem sempre valorizamos com nossa atenção e interesse. Vida que vale a pena é aquela que nos permite distinguir cores, cheiros, que nem notamos na correria imposta pela cobiça e ambição desmedidas. Pare, relaxe, deixe-se levar pelo embalo da fé nAquêle que alimenta passarinhos e cobre de beleza lírios. Sua alma pede isso. Lc.12:20 “...Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Ainda dá tempo. Amém?
   


segunda-feira, 27 de julho de 2015

A OUTRA FACE   Mat.5: 39 “...mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;”

Anibal L. Freschi

Então é isso. Um dos maiores desafios é colocado diante de nós. Oferecer a outra face, a quem quer que seja o agressor que nos ferir a face direita, a face da honra. Estão postos à prova, o nosso orgulho, o nosso respeito próprio. Mas, espere um pouco. O que Jesus tinha em mente,  quando nos mandou agir assim? Se nos detivermos na leitura anterior, a do versículo 20, onde está escrito que:”...se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”, perceberemos que O Senhor espera que sejamos muito mais que  previsíveis. O que pode exceder a qualquer reação previsível de retaliação ou vingança, é o perdão. É a essa face que Ele se refere. A face do nosso perdão consciente. Consciente de que fomos atingidos pela vileza do outro, e não por sua nobreza. A vileza do outro é de estatura ridiculamente diminuta, que igualar-se à ela, nos tornaria tão iguais. Quando todo mundo espera uma resposta à altura, nós excedemos suas expectativas, oferecendo sim a face do nosso perdão. Um dia, nossas vilezas esbofetearam a Nosso Senhor. Ele clamou ao Pai Eterno que concedesse perdão aos ignorantes que nada sabiam do que estava acontecendo. O mundo nada sabe da outra face, pois conhece apenas a que diz: “olho por olho, dente por dente.” Jesus veio ao mundo trazendo no coração e em suas mãos o perdão. Ofereceu isso aos pecadores da pior qualidade. E nós? Temos o que, para oferecer àqueles que de formas tão miseráveis nos agridem? Já possuis a estatura de Cristo? ou não? Amém?


  

quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONVITE INESPERADO   Mat.4:19 “ E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Anibal L. Freschi

Parecia ser um dia como outro qualquer. Os pescadores Pedro e André lançavam suas redes, enquanto noutro ponto logo adiante, Tiago e João, distraídos, na companhia do pai, consertavam as suas. Foi então, que ouviram o chamado de Jesus, para participarem do grande ministério. Foi assim, que acabou o sossego. E assim é, até hoje. Quem não estiver disposto a enfrentar dias difíceis, a perder noites de sono, a suportar grandes pressões, que não se atreva a aceitar tal convite. Quem pensa que pode conciliar ministério sagrado    com vadiagem, vai se frustrar ou frustrar o rebanho, que necessita de alguém que se disponha a ser consumido no cuidado das ovelhas. Procure conhecer melhor a vida e a obra daqueles que têm seus  nomes reconhecidos pela história, como  grandes servos de Deus. Suas vidas foram sacrificadas em nome do amor à Causa, obediência ao chamado e fidelidade aos votos assumidos. Hoje, conhecemos a história de cada um dos chamados para comporem a equipe de Jesus. Muitos, foram ao extremo do martírio. Seus nomes, estão registrados no rol de membros da Igreja Verdadeira, onde estão também, o meu e o seu. Mas para que isso se tornasse possível, para mim e para você, fez-se necessário que aqueles homens abrissem mãos de tudo e sustentassem com suas vidas, o projeto que  ainda persiste e conta com os que se disponham a abraça-lo com amor e vontade. Aceitas , a qualquer custo, ser um instrumento de Deus para transformações de vidas? Amém?     


AOS CAMINHANTES  Sl.68:19 “ Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo: Deus é a nossa salvação”.

Anibal L. Freschi

O Deus em quem nós cremos é assim: Deus presente, solidário, amoroso e atuante. Nos momentos mais difíceis por que passamos, O Senhor toma de nossos ombros o fardo pesado que tanto nos faz sofrer e o leva por nós. É desse Deus que necessita o que caminha trilhas pedregosas e cheias de perigos. Se cantamos e damos glórias ao Senhor, é porque nosso coração confia e possui a paz de quem caminha com Ele. Bendito seja O Senhor. Verdadeiramente, Nêle está a nossa salvação. Ele é a nossa salvação. Amém?


ESPERANDO NO SENHOR  Mat.6:25 “ Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, “

Anibal L. Freschi

Parece fácil. Mas não é. No mundo em que vivemos; com todas as exigências e desafios que temos pela frente a cada minuto, essas palavras parecem não fazer sentido. Como não estar ansioso diante dos compromissos e das possibilidades de surpresas? Bem, parece que temos de considerar algo primeiro: O mundo, o tempo e tudo o que nos envolve, obedecem regras, que são sustentadas por quem criou o mundo e as suas leis naturais. Regras essas, que precisam ser observadas e obedecidas por quem vive neste mundo; ou seja; nós mesmos; os ansiosos de todos os dias. Uma vez que você seja daqueles que levam à sério as ditas regras, caso algo esteja lhe causando certa ansiedade; saiba que Deus continua no controle de tudo. Jesus Cristo sabia disso. Sabia inclusive que ia morrer de maneira terrível. Mas sabia também, que o controle de tudo estava nas mãos do Pai. E o Pai, já havia preparado um passo glorioso para ele, após a cruz. Sei que você pode estar perdendo sono e apetite. Mas convenhamos; vale a pena isso, se a vitória depende da luta? Dessa luta que você está vivendo, ou sofrendo? Creia; Deus tem para você os melhores momentos do Seu Eterno relógio. Espera Nêle, veja o que diz Sl.27:14: “ Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração: espera, pois, pelo Senhor. Amém?


A BELEZA NA VARIEDADE I Cor.15:41 “...porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.”

Anibal l. Freschi


Uma das primeiras coisas que faço de manhã, é contemplar o meu jardim. À noite antes de me deitar, se o céu permite, gosto de contemplar as estrelas. Fico muito satisfeito com o que vejo. E o que me fascina? O que me fascina é a diversidade das flores e das estrelas. Não há unanimidade, mas diversidade. E isso chama atenção de quem passa pelo meu jardim e de quem olha para o céu, quando as estrelas se encontram à mostra. Entre os humanos, não é diferente. Somos diversos, e não iguais. Temos nossas diferenças em tudo. E sabe de uma coisa? Isso encanta a Deus, quando Ele nos comtempla. Ele plantou o seu jardim assim. Só uma coisa Ele espera; Ele espera encontrar em nós, o brilho da satisfação e do contentamento, bem vivo em nossos corações. Para isso, é preciso você se dar conta de que, mais importante do que ser o que outros queiram que você seja; é ser como Deus te plantou no Seu jardim. Seja aquilo que é a sua característica maior: Você mesmo. Gostem ou não. Tenho “cactos” bem vivos, assim como “Marias sem vergonha”, sem os quais, meu jardim seria menos bonito. Pense nisso... Seja feliz. Amém?
CONFIANÇA PRAZEROSA Salmo 40: 1,2 “ Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Anibal L. Freschi

Não importa a profundidade, nem a extensão dos problemas que nos atormentam. Deus nunca se ausenta e nem se omite ao nosso clamor. Ele torna aquilo que julgamos ser um oceano de dificuldades, numa pocinha. Ele nos ajuda a crescer pelas crises de tal modo que, nossos pés aprendem a caminhar com mais firmeza e agilidade. Assim é o processo que nos leva à desenvoltura espiritual, ou seja; nós vamos mostrando a nossa fragilidade, enquanto Deus nos mostra o Seu poder a nosso favor, até que aprendamos a caminhar do jeito que Ele espera. Tenha calma; você chegará lá também, assim como tantos outros chegaram. Apenas espere e confie nO Senhor. Amém?


UMA DIFÍCIL EXPERIÊNCIA  - Jonas 2: 5 “ As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou;  e as algas se enrolaram na minha cabeça “
Anibal L. Freschi

Estas palavras fazem parte da oração do profeta Jonas no ventre de um peixe, nas profundezas do mar. Jonas experimentava sua maior angústia. Encontrava-se numa situação inusitada; difícil de prever. Até hoje, causa discussões, visto ser atípica. Engolido por um peixe ? Permanecer vivo por três dias alí ? Mas não foi a minha e nem a sua experiência. Por isso, fica difícil compreender. Foi a experiência de Jonas. Pessoalmente dele. Podemos ter outras experiências, pessoalmente só nossas. Mas o que é perfeitamente comum à todos e em todas as situações, é que por maior que seja o problema que enfrentarmos; por mais diferente e incompreensível que seja o peixe, tudo estará sob  
O comando e direção de Deus. E mais; tudo obedecerá à ordem divina. Eu disse, t u d o. Jonas sabia disso, e por isso não cessava de clamar ao Senhor. Ele tinha certeza de que Deus estava ali. Foi então que pode ver-se livre. Deus está, e sempre estará com você, em qualquer situação. Amém?


terça-feira, 21 de julho de 2015

NOSSA SEGURANÇA É DEUS  Mat.8:26 “ Acudiu-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.”
Anibal L. Freschi


É impressionante o som do mar à noite. O barulho que suas ondas produzem, revela a força que o mar possui. Ora; se para alguém que percebe isso à bordo de uma embarcação moderna é assustador, imagine o que  significa para quem se acha a bordo de um barco simples, rústico e frágil. Ninguém, seja a bordo do que for, pode menosprezar essa verdade: O mar é poderosamente perigoso. A vida também é assim. É poderosa desde a concepção. É intrigante nos estágios de seu desenvolvimento. No correr da vida, experimentamos fortes ventos e tempestades. Viver requer muito cuidado para não se perder. Por isso, a cada manhã, convém clamar pelo Senhor. Não como o fizeram os discípulos de Jesus, exaltados em desespero frenético. Mas com a fé de quem sabe que O Senhor está presente no barco da nossa existência. Com a fé de quem sabe que tudo se encontra sob Seu grande poder. IITim. 1: 12 “...porque sei em quem tenho crido...”. As tempestades virão, com certeza, pois fazem parte desse mar que atravessamos. Virão; mas passarão, pois O Senhor tem para nós um propósito, que nesta vida teremos de cumprir. II Tim.1:12 “...estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”. Nalgum momento, você poderá pensar que tudo se perdeu na voragem das tempestades. Mas não é assim que as coisas acontecem, pois nossos valores verdadeiros, sempre estarão resguardados nas mãos de quem é capaz de preservá-los a qualquer custo. Poderão nos escapar das nossas mãos, nalgum momento. Não, porém, das mãos dO Senhor. E Ele no-los devolverá, com certeza. Nenhuma força, ou poder deste mundo, poderá impedir, aquele que caminha por entre ventos e temporais confiante em Deus, e na força do Seu poder. Amém?  

domingo, 19 de julho de 2015

DEUS SEMPRE PROVERÁ  Gen.22:8 “Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.

Anibal  L. Freschi


Algumas circunstâncias na vida são tão inesperadas e de difícil compreensão, que não encontramos palavras sequer, para explica-las, tampouco, para justifica-las. São aquelas que se apresentam muito desafiadoramente ao raciocínio lógico. Diante de situações assim é que constatamos nossa imensa fragilidade. A voz de Isaque soava curiosa aos ouvidos do pai, tido por ele, filho, como sabedor de tudo e capaz de tudo. Nesse momento porém, o pai não tinha muito o que dizer; apenas o que era suficiente saber: Deus proverá. Embora o momento o surpreendesse, Deus era bastante previsível para Abraão, nas soluções de todas as crises e dificuldades. O próprio filho Isaque era uma, dentre tantas provas disso. Isaque era fruto de uma esterilidade vencida. Deus sempre tem soluções para os nossos maiores desafios e dificuldades. Não importa se ainda não vemos a luz no final do túnel. Importa sim é tomar cuidado, pois o trem pode estar vindo mesmo assim, Heb.11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". É o que acontece com os filhos de Deus. O medo e as preocupações podem provocar lágrimas de angústias e aflições. Mas Deus já está provendo tudo. Absolutamente tudo. Essa lição vivida por Abraão e Isaque fez de ambos, necessariamente mais fortes e mais convictos das ações providenciais de Deus, Heb.11:17 ”Pela fé Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque;” Meus queridos; Talvez seja oportuno considerar como abençoamos os nossos filhos. Não basta abençoa-los. É preciso abençoa-los crendo naquele que bem conhecemos e sabemos que tudo fará por aqueles que Lhe apresentamos no altar. Heb. 11:20 “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú”.  Como nós podemos constatar no dia a dia, a vida sempre apresenta surpresas desafiadoras. E Deus proverá sempre. Você crê? Amém?

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PERDEU PLAY BOY, PERDEU.  Mat.4.1 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”

Anibal L. Freschi

Penso que o inimigo viu-se numa situação bastante desconfortável. Ele já sabia que chegaria a hora desse encontro. Afinal, desde os primórdios, a promessa da vinda dAquele que lhe esmagaria a cabeça, soava forte e alto Gn.3:15,”...Este te ferirá cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” . O máximo que conseguia fazer, era atingir o calcanhar; aqueles que caminham nas pegadas de Cristo. Não são ferimentos mortais, mas que se não forem curados pelo sangue do Cordeiro, poderão sê-lo. Isso, no entanto, era uma parte da história da eterna inimizade. A outra parte, temida por ele, era que sua cabeça seria esmagada, para sempre, Apc.20:10 “ O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago do fogo e enxofre...pelos séculos dos séculos”.  Consciente disso, se desdobraria intensamente em suas atividades destruidoras, para prejuízo da glória divina, que deveria revestir a humanidade. Então, lhe é apresentado O Filho de Deus, o amado do Pai Eterno, para lhe comunicar que as armas legalistas, que tanto facilitavam seus constantes sucessos, uma vez que não eram suficientes, para devolver ao homem, sua posição gloriosa de imagem e semelhança  divinas, seriam substituídas pela Graça Salvadora, objeto da fé também salvadora,Ef.2:8 “ Porque pela graça sois salvos, mediante a fé;”. Até então, o homem era guiado pelo histórico da ação divina a seu favor, neste mundo. O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Nesse momento, porém, O  Deus das provisões e sustentações materiais, revelaria que, não só o pão de cada dia, não só as provisões materiais estariam disponíveis ao que confiasse, mas também o Céu, Glorioso, celestial e eterno estava aberto, escancarado a todo aquele que pela fé recebesse O Mediador que ali se encontrava, bem diante de seus olhos, para lhe dizer: “perdeu play boy, perdeu”.  Por isso, meus queridos,  Rm.8:37” Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Amém? 

terça-feira, 7 de julho de 2015

AOS SEMEADORES    Mat.11:29 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,”

Anibal L.Freschi

O servo que não serve direito, não presta para a obra de Deus, ele só atrapalha. Sei que são palavras duras para se ouvir, mas necessárias para quem nutre no coração a vontade de servir aO Senhor, Ageu 1:6 “Tendes semeado muito e recolhido pouco;” Não é suficiente fazer grandes investimentos financeiros na Obra, se o principal não for investido também . Estou falando do amor pelas almas. Quem ama cuida. E cuida direito. Estou me referindo à qualidade da semente que se lança nos corações dos ouvintes. E de como ela é lançada. A semente que o servo fiel lança, é o Evangelho. E o Evangelho, é a revelação clara do amor de Deus pelo pecador. É amor que salva e cuida de quem se sente desconfortável com seus próprios pecados. A esses, cabe ao servo, que serve direito, oferecer o alívio e a cura, pelo amor e com o amor de Deus, que traz no seu próprio coração. Nosso coração é um depósito, um alforje, de onde a boa semente é lançada aos corações das pessoas. De coração para coração. O servo que se presta bem à Obra de Deus, não semeia outra coisa. Nunca usa o seu tempo e recursos para discussões e debates sobre a vida dos outros. Também se recusa a promover dissensões e divisões entre os irmãos, pois sabe que sua tarefa é outra,Lc.11:23 “... e quem comigo não ajunta, espalha.” O bom servo é um acolhedor que se nega a nutrir sentimentos de repulsa, Rm.14:1” Acolhei ao que é débil na fé, não, porem, para discutir opiniões.” E ainda Rm15:7 “Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a Glória de Deus.” Então, consideremos qual tipo de servo somos nós, e qual é a qualidade do serviço que temos oferecido aO Senhor. Amém?      

      

sábado, 4 de julho de 2015

PRECONCEITO É UM SINAL DA FRAQUEZA  Mat.7:6 “...nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se , vos dilaceram”.

Anibal L. Freschi


O preconceituoso se assemelha a uma casa sem janelas. Possui uma porta de entrada, por onde passa quem ele acha que merece entrar em sua vida e que não coloque em risco a sua pseudo superioridade. Há também, outra porta; a de saída, por onde expulsa a quem lhe desagrade. Por não possuir janelas, tudo o que sabe e experimenta, é apenas o seu eu Narciso. Nada sabe das outras pessoas. Tivesse janelas, desfrutaria de outras tantas e interessantes visões e relacionamentos, que lhe permitiriam sentir-se mais pleno, mais rico e mais satisfeito. Enfim; uma pessoa melhor. Resumindo, o preconceituoso é um infeliz, embora nem sempre se dê conta disso. Poucas coisas são tão imbecis, como o é o preconceito. O preconceituoso é dominado por sentimentos de medo e de repulsa, pois se vê ameaçado por aquilo que lhe é estranho e diferente. Ele se vê em desvantagem, no trato com o que não reconhece. Então, sentindo-se ameaçado, ele agride de todas as formas, para continuar se julgando superior, não percebendo que nessa postura, a sua inferioridade fica em evidência indiscutível. Cada pessoa é um tesouro em potencial. Seus valores são múltiplos e incalculáveis. Por isso mesmo, o preconceituoso não deve merecer sequer a ira de quem quer que seja, pois sua fraqueza, é um sangue suga que nunca se satisfaz. Nada poderá torna-lo grande e forte, por mais que discrimine e agrida. Será sempre o pobre e fraco  que sempre foi. Jesus nos ensinou que os porcos não se satisfarão em menosprezar nossos valores, enquanto não nos destruírem por completo.  Então, se há algo em nós que não seja a inconformação com toda forma de preconceito, examinemos bem se estamos vivendo o espírito de Cristo que nunca fez qualquer tipo de discriminação, a não ser quanto ao pecado. Amém?

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!