Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

IDOLATRIA      Apoc.21:8 “ Quanto, porém, aos covardes, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

ANIBAL L. FRESCHI

Qual é o pastor ideal para a sua igreja? Que nível de espiritualidade você possui, para decidir isso?  Que intimidade tem você com Senhor da Igreja, para decidir, se esse serve, e aquele não; para conduzir o rebanho de Deus, do qual você é apenas uma ovelha? Ou pelo menos, deveria ser; apenas uma ovelha. Infelizmente, não poucos, são os pastores que se veem obrigados a abandonarem suas Bíblias, para dançarem de acordo com as músicas tocadas pelos membros mais influentes da igreja. São famílias tradicionais, grandes dizimistas, e que recebem em núpcias, com largos sorrisos, os pastores nomeados. Enquanto não são contrariados, dura o casamento. São semelhantes aos ídolos antigos que não podiam ser contrariados. Caso fiquem aborrecidos, logo aglutinam aqueles seus adoradores, covardes e encabrestados, que nunca têm coragem de contrariá-los, e saem com o “ungido do Senhor”, nas costas. Estão devendo uma leitura acurada de 1ªCron.16: 22 “não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”. Há também aqueles pastores que se deixam idolatrar pelas igrejas. Quando são transferidos para outras comunidades, nunca tiram os dois pés da comunidade  anterior. Não colaboram, para que o atual obreiro imprima seu próprio jeito e ritmo no trabalho, e pior; visitam às escondidas o rebanho. Há muita idolatria na seara. Idolatria do templo, que foi construído por sei lá quem, e não sei quando. Templos fechados, sem prestar sequer  algum serviço comunitário. Temos também os nossos elefantes brancos. Certo pastor não pôde fazer funcionar nas dependências da Escola Dominical uma creche, sob o argumento de que as crianças sujariam as paredes. Pode?  Muitos ignoram que o templo verdadeiro, que pode abrigar O Senhor, é o nosso coração; Ef.2.22 “edificados para habitação de Deus no Espírito’.  E o pior de todos os ídolos, a padroeira de todos, chama-se; a Santa Fofoca. Essa, é venerada diuturnamente no altar da língua maldita. Esse ídolo, em nada favorece a fé e nem serve de referência alguma para crescimento espiritual. Tem algum ídolo na sua igreja, meu querido? Ah!, é você? É o seu pastor? Esse ídolo precisa ser quebrado, e esmiuçado, dentro do seu coração. Faça do seu coração um altar limpo pela aplicação da Palavra de Deus e não permita que nenhum fogo estranho seja mantido aí. Afinal, a Igreja é a Noiva do Cordeiro. E Ele a quer, imaculada. Ou seja; pura e sem manchas. Não seja você a desonra-la e manchá-la levianamente, pois o acerto final, com o Noivo poderá ser terrível. Cuidado. Amém?

Pai bendito. Que nunca pese sobre mim, a culpa pelos desastres congregacionais. Que a Tua Palavra, e nunca a minha palavra, tenha de ser levada em conta. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. 1ª Cor.3: 1 - 23

terça-feira, 30 de julho de 2013

ESTÁS SERVIDO ?    João 2: 3 “ E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.”

ANIBAL L. FRESCHI

Nossas maiores alegrias podem ser ainda maiores com Cristo. É verdade que muitos vivem bem satisfeitos sem Cristo. Para esses a sua vida terrena é uma festa regada pelo vinho da saúde, do dinheiro, da fama e demais prazeres carnais. Porém, o que farão, quando souberem que o vinho que lhes alegrava o coração acabou? Na festa em Caná, foi grande o constrangimento. Não será diferente para o incrédulo, ao constatar que a chama que aquecia a sua existência aqui, se apagou, e tomar consciência de que a eternidade é um fato que lhe aguarda, sem festas e sem alegria, como advertem as Escrituras Sagradas: Mac.9:44 “...onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga”. Mas pela Graça de Deus, há um vinho novo, uma alegria maior, que é viver com Cristo, em Cristo e para Cristo. Essa alegria, a doença não rouba, a pobreza material não tira e nem mesmo a morte, pois Cristo nos assegura uma eterna celebração festiva e inovadora, que Ele terá com os remidos pelo Seu sangue: Mat.26:29 “ E digo-vos, que desta hora em diante não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai”. Referia-se o Senhor à Sua comunhão com aqueles que preferem o prazer da Sua companhia aqui, aos prazeres da carne. Quando acabar o teu vinho aqui, meu querido, o que será da tua alma na eternidade? O salmista adverte quanto ao tempo da duração da nossa vida: Sl. 90: 10 “ Os dias da nossa vida sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta: neste caso o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”. Passado o teu tempo aqui, para onde te levarão as asas da eternidade? O que te espera lá; é o verme e o fogo, ou o banquete da comunhão com Cristo? Hoje, você ainda pode encher as tuas talhas com o dom da Salvação na presença de Cristo. Faça-o agora. Amém?

Pai de amor. Eu Te ofereço a minha vida, sem nenhuma restrição, para que Tua a enchas da Tua Graça Salvadora, e tornes o meu viver numa festa muito mais significativa, pela certeza de que, quando tudo por aqui se acabar para mim, estarei na eternidade bendita contigo. Em nome de Cristo. Amém.

Leit. Bíb. João 2: 1 - 12

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DEUS SEMPRE CUIDA DE SEUS FILHOS         Rom.8: 14 “ Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus ”.

ANIBAL L. FRESCHI

O que caracteriza um cristão? Sua roupa? Seu jeito de falar? Seu comportamento social? Essas coisas podem ser praticadas por qualquer um que as queira praticar. O cristão é identificado pelo Espírito que lhe guia. O Espírito Santo não nos rebaixa ao nível de nossas próprias possibilidades, mas eleva-nos ao nível das possibilidades de Deus. Foi o que Paulo quis dizer ao escrever: “ Tudo posso naquele que me fortalece “ Fil.4:13. - Tudo, e não apenas algumas coisas. Em Deus, e não em mim mesmo - . Essa afirmação faz desaparecer qualquer medo e temor, uma vez que o Espírito nos conduz para além das nossas limitações e nos introduz no reino seguro do amor de Deus. Como filhos de Deus, somos frutos do seu grande e eterno amor. As habilidades divinas criaram o universo inteiro, mas foi o seu amor que criou a humanidade, e quando essa se deixou apartar-se de Deus, Ele a buscou com amor, como um bom pastor busca suas ovelhas, e em Cristo, a quer reconciliada com Ele. Portanto, você é um fruto do amor de Deus. Sendo assim, as tuas grandes ou pequenas necessidades, são do interesse divino. Foi o que Jesus ensinou: ” Ora, se Deus veste assim a erva do campo,  que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé ?” Mat. 6:30. Como um filho de Deus, deixe-se conduzir pelo Seu Espírito Santo e caminhe. Como um filho de Deus, não se acovarde, pois Deus cuidará de você. Amém.

Pai. Cuida de mim, como tens cuidado de tudo o que me cerca, afinal, sou Teu filho. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Mateus 6: 25 - 34 

sábado, 27 de julho de 2013

NAS MÃOS DE QUEM SABE O QUE FAZER       Sl. 8:4 “ que é o homem, que dele te  lembres ? “

ANIBAL L. FRESCHI

Você conhece seus irmãos? Suas ovelhas? Conheces a ti mesmo? Se a resposta for “não”, creio estarmos diante de um sério problema. Aliás; é exatamente por isso, que há tantos desencontros, tantas disputas e violências que chegam ao extremo do extermínio. Davi possuía uma visão tão depreciativa sobre o homem, que indagava; por que Deus levava o homem em consideração? Por outro lado, uma visão que tenha o homem em excessivo elevado patamar, pode leva-lo ao endeusamento, e isto acaba sendo um desastre e grande risco de sua própria destruição. Consideremos o homem; um ser biológico em matéria existencial de corpo e vida. Um ser sociológico, além de apenas matéria, e que depende de relacionamentos. Que existe economicamente, pois tem desejos que só podem ser satisfeitos materialmente. Um ser espiritual, cuja existência vai além do que ele é materialmente. Possui racionalidade preponderante à matéria. Um ser emocional, cuja realização se dá na satisfação de seus desejos e paixões. Esse é o “cara”. Esse é você. E ainda há quem diga ser fácil lidar com pessoas. Só Deus pode nos entender, pois só Ele nos conhece de fato; ninguém mais. Sendo assim, é aconselhável entregarmo-nos aos cuidados de Deus, bem como aqueles que conosco estão. Se você está passando por alguma crise, seja ela existencial, social, econômica, espiritual ou emocional, quem poderá cuidar de você, será O Senhor, em cujas mãos você será tratado com amor, misericórdia e sabedoria. Se for o caso de alguém, com quem você tem se desgastado para ajudar, sem contudo alcançar o sucesso tão esperado, coloque-o amorosamente nas mãos do Senhor e descanse. O Senhor saberá como lidar com ele. Afinal, quem nos conhece perfeitamente, senão Deus? Sl.139: 1 “ Senhor, tu me sondas e me conheces”. Quem possui conhecimento pleno sobre você e essa pessoa que aí está, senão o próprio Deus? Sl.139: 6 “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; é sobremodo elevado, não o posso atingir”.  Se você não sabe sequer, quem é você. Deus sabe. Amém.

Pai de amor. Entrego tudo aos Teus cuidados, pois só Tu serás capaz de colocar ordem nas nossas vidas. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Salmo 139
A CRUZ E AS NOSSAS AMARGURAS Gên. 15;25 “...E O Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces,...”

ANIBAL L. FRESCHI

Entrar no Egito não foi difícil. Sair do Egito é que foi complicado. Assim é a vida. É muito fácil enroscar-se, e para isso, muitos convites chegam a até nós. Promoções, créditos fáceis, prazos longos, e quando se dá contas; vê-se atolado em dívidas. Aí; para sair delas; - Que sacrifício! Assim é também na vida espiritual. Inúmeros apelos dos mercadores da fé, que dão falsa interpretação à Palavra de Deus, chegam aos nossos ouvidos propondo uma fé nunca desafiada, mas de prosperidades materiais, desde que para isso lhes entreguemos algum dinheiro, que passa a ser prova de fé e de investimento espiritual, sem nenhum sofrimento e também, nenhum compromisso com a doutrina cristã e o testemunho fiel de Cristo. Muitos optam por esse caminho, e caem em ciladas, das quais se tornam prisioneiros, receosos das ameaças das maldições e praguejamentos que temem lhes sejam lançados. São escravos dos púlpitos  que pregam coisas  absurdas a serviço do inferno. Então, chega o momento da decepção. Acordam e concluem que foram tapeados. Vivem a experiência amarga da decepção. Perdem a esperança de que haja um Deus em quem possam crer. Esse é o momento em que a Cruz de Cristo precisa ser contemplada e compreendida. Há sofrimentos e amarguras na vida cristã, sim. Mas se nos firmarmos na mensagem da cruz, que nos expõe Cristo sofrendo, para depois ser glorificado, entenderemos que nossas amarguras e sofrimentos também passarão, pois se com Cristo sofremos e morremos para os rudimentos do mundo, com Ele ressuscitaremos e seremos revestidos da Sua Glória. Então, apesar das amarguras, haverá o dulçor da esperança em Cristo. Seja qual for a dificuldade, a decepção ou a dor que te aflijam, adicione a “Arvore da vida” com seus galhos em vertente seiva revigorante e serás vencedor. Na primavera só há flores, pois é no verão calorento das provações que nossos melhores frutos aparecerão. Amém.

Pai Santo. Entra na minha vida e adiciona em minhas amarguras a doce seiva da esperança que só posso ter em Ti. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Rom. 8: 28 - 39

sexta-feira, 26 de julho de 2013

AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER        Atos 8:26 “ Um anjo do Senhor falou a Felipe, dizendo: Dispõe-te e vai para a banda do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.

ANIBAL L. FRESCHI

Após uma jornada evangelística bem sucedida, Felipe descansava. Samaria fervilhava de emoção por causa dos resultados da jornada. Incrédulos se converteram a Cristo, possessos de espíritos malignos se libertaram, paralíticos e coxos foram curados. Um sucesso. Mas havia alguns cantos a serem alcançados e que não poderiam ser excluídos dos propósitos evangelizadores da jornada. Havia esferas inferiores que precisavam ser alcançadas pela mensagem da transformação. Somente a pregação do Evangelho pode proporcionar a oportunidade de mudanças no homem interior. Sem mudanças no coração humano, tudo acaba sendo superficial e passageiro. O caminho que desce às regiões mais baixas da existência humana precisa ser trilhado pelos anunciadores das Boas Novas da Salvação. O conforto, o lazer e o prazer nos são impróprios, se existem pessoas injustiçadas, infelizes e desorientadas. Não há porque descansar enquanto houver uma alma perdida. Felipe obedeceu à ordem do Senhor: “ Dispõe-te e vai”. Ele o fez nos moldes de um servo que compreende qual é a sua condição de colaborador de Deus, para a implantação de Seu reino nesse mundo. Estou certo de que há cantos em todas as cidades, vilas e distritos, que ainda carecem da proclamação do Evangelho. E esta responsabilidade, é da Igreja. É sua; é minha. Centenas de jovens são mortos, ou se tornam vítimas de alguma forma do pecado que impera e domina a nossa sociedade. Centenas de pais, mães e irmãos choram seus entes, desaparecidos pela truculência e violência com que são tratados os mais desprovidos de recursos, os injustiçados. A igreja possui o remédio para esse mal. E ele se chama Jesus Cristo. Cristo precisa ser anunciado com o aval do nosso “Ide”, da nossa disposição que demonstrem haver em nossos corações, o amor e o saudável interesse pela salvação de todos. Saiamos do conforto, da inércia e nos desapeguemos dos nossos hábitos cerimoniais. Ampliemos o jeito de professar a nossa fé, indo, descendo e fazendo, Pois há lugares desertos e desprovidos da alegria, da esperança e do amor que só Cristo pode nos dar. A caminhada continua. Há muito ainda o que fazer. Dispõe-te! Amém.

Senhor. Aceita a minha participação nessa cruzada que leva o Teu Evangelho à lugares muito estranhos para mim, pois sei que lá ainda se encontram aqueles que desejo abraçar e chamar de “irmãos” pela força transformadora do Teu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. João 15: 12 - 17   

quinta-feira, 25 de julho de 2013

QUANTO GANHA UM PAPA ?



ANIBAL L. FRESCHI


No caso de Francisco, ele ganhou o Brasil inteiro. E o fez dando-nos lições preciosas. Um líder que gosta de pessoas e que por isso poderá liderá-las com muito cuidado, carinho e amor. Aliás, pode-se notar, sua sensibilidade às manifestações populares. Sem nenhuma pressa. Sem nenhum medo de algum risco provável. Sem expressar qualquer cansaço. Foi-lhe oferecida uma estrutura, um aparato, dignos de um “super star”, porém o que se vê lá no meio, é uma figura irriquieta como uma criança e  cheia de simplicidade. Francisco abraça sorrindo, como se o beneficiado pelo afeto fosse apenas ele. Despojado, quebra protocolos. No percurso, alguém lhe oferece um solidéu, sem imaginar que poderia receber em troca, o que lhe cobria a cabeça. Francisco rapidamente, como que numa manobra traquina  às vigilâncias protocolares, coloca na cabeça o presente. Uma troca imediata, sem esperar o momento litúrgico, afinal, a regra não é mais preciosa que o homem, afinal é para ele próprio que ela existe. De sapatinhos pretos e maletinha na mão, partira em viagem, para retornar trazendo consigo um país de extensão continental. Francisco ganhou o povo. Francisco mostrou ao povo, lições práticas de carinho, respeito, consideração, solidariedade e amor. Que todos os líderes possam reter essas lições e aprender como ganhar as rédeas dos corações das pessoas. Senhor Deus, abençoe a Francisco.

VOCÊ ACREDITA ?

 Êxodo 14: 15 “ Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem “

ANIBAL L. FRESCHI

Essas palavras foram ditas ao povo, quando este tinha diante de si um grande obstáculo; o mar Vermelho. Estaria Deus ignorando a situação? Como avançar, se as águas com a sua enorme pressão pareciam tão ameaçadoras? Mas quem vive pela fé, enfrenta todos os desafios pela fé. Quem vive pela fé, pouco ou nada  se deixa impressionar, pelo que seus olhos carnais lhe revelam. Os olhos da nossa fé repousam primeiro do Senhor e na grandeza do Seu poder, para depois encarar os desafios, 1ªJoão 5:4b.”...e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. O povo de Deus tinha atrás de si, os guerreiros egípcios que vinham para leva-los de volta ao cativeiro. Há muitas forças operando contra você, para fazê-lo desistir dos propósitos de Deus para a sua vida. Não lhes dê atenção. Ouça o que diz O Senhor: “ marche”. O povo não possuía sequer um barquinho que pudesse utilizar. O povo contava apenas com a sua fé. E possuir fé significa obedecer à Palavra de Deus. Foi então que as águas se tornaram como muros a proteger a passagem do povo. Deus transforma obstáculos em alguma bênção. Quando obedecemos, Deus nos mostra o quanto Ele pode nos abençoar. Fé, é a certeza, é a convicção de que embora tudo pareça conspirar contra nós, Deus intervirá Heb.11:1 “ Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam,  a convicção de fatos que se não vêem”. Como fará isso, nós só saberemos depois. Mas Ele fará a Sua parte. A nossa parte é a da obediência. E então? O que você ainda faz aí? Levante-se e caminhe em nome de Deus e na força do Seu poder. Amém.

Senhor. É em Teu nome, e obediente a Tí, que me levanto agora e reassumo Teus propósitos para a minha vida. Em nome de Jesus cristo. Amém.

Leit.bíb. Isaias 54: 15 - 17

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CRISTO É A BOA SEMENTE     Mat.4:16 “ O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”.

ANIBAL L. FRESCHI

Cristo veio ao mundo feito a boa semente a ser lançada nos corações dos homens, trazida pelos ventos dos céus. É bom que os homens queiram e lutem pela educação que lhes traga a luminosidade do saber. Mas isso não basta. Pois justamente dentro das  escolas, sejam do primário até às universidades, vamos encontrar crianças, jovens e adultos com atitudes impróprias à quem está sendo iluminado pelas luzes do esclarecimento que deveria torna-los cidadãos cheios de dignidade. Há muita falta de respeito e educação. Suas mentes estão sendo trabalhadas, mas não os tem feito melhores pessoas. Falta que sejam trabalhados seus corações que se acham agressivos e inóspitos. Falta que a boa semente, Jesus Cristo, seja lançada a fim de que germine, brote, nasça e cresça para produzir uma sociedade melhor. Não basta educação. É preciso que haja transformação. Transformação de caráter que acontece quando Cristo nasce no coração e na vida da pessoa. Se Cristo ainda não nasceu no seu coração, não há o que comemorar. De que adianta celebrar o nascimento de um príncipe, ou a chegada de uma liderança religiosa, se Cristo não tem um cantinho sequer onde possa nascer na sua vida. A luz divina precisa ser projetada sobre nós para nos convencer de quem realmente somos e da necessidade de sermos novas criaturas com nobres valores e bons sentimentos; João 8: 12 “...Eu sou a luz do mundo;” e  ainda ;2ª Cor.5:17 “... se alguém está em Cristo, é nova criatura:” Cristo veio ao mundo para promover a semeadura do amor, da justiça e da paz, sem o que , por mis preparo intelectual que seja dado ao homem, a humanidade continuará sendo o que é: Irresponsável, violenta e egoísta. Cristo precisa nascer nos corações, crescer no desenvolvimento de cada um e  comandar os propósitos de quem exerce governos, Ef.4:15 “...”seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Cristo já nasceu na tua vida? Ele já foi bem recepcionado por você? Amém.

Senhor. Recebo a Ti com alegria, para que haja uma boa semeadura em minha vida; e que os frutos sejam abundantes. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.Efésios 2:19 - 22

terça-feira, 23 de julho de 2013

RESTAURAÇÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS Sal.23.3b. “ Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

ANIBAL L. FRESCHI

A perfeita e divina restauração produz uma compreensão perfeita, profunda e viva, do mal de que se foi libertado.  É de se esperar que o restaurado passe a ter um espírito cuidadoso; de oração, santidade e de prudência. Não somos restaurados para continuarmos no pecado, de modo leviano. Quanto maior for, a compreensão da Graça restauradora; mais intensa será, a apreciação da santidade da Graça. Ao orar, Davi dizia: “ Guia-me pelas veredas da justiça”. Isto quer dizer: “torna o meu andar, justo”. João escreveu que; “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1ª Jo.1:9. É verdade que o pecado reina pela morte, mas que também a Graça reina pelo andar justo, Rom.5:21, pois assim, é que Deus, pelo andar em santidade do restaurado, revela ao mundo o Seu caráter divino. Experimentamos quedas e declínios, mas o Senhor é quem restaura, e deseja fazê-lo rapidamente. Não podemos continuar com as nossas feridas expostas. Elas precisam ser curadas, e o Senhor é quem as cura de verdade. Nada seremos, se uma vez restaurados pelo Senhor, não reassumirmos o nosso lugar no altar e não no mundo. Se mantivermos um pé na tenda congregação e o outro pé no lamaçal de pecados, não seremos curados; pelo contrário; estaremos eternamente enfermos espiritualmente, e a Glória de Deus não se achará em nós. Não é possível glorificar o nome de Deus encharcando-me numa lama de pecados sem me levantar dali. O Senhor quer levantar os caídos e os reconduzir para junto do Seu altar, para que tenham uma vida que glorifique o Seu nome. Pensem nisso, meus queridos. Amém.

Senhor. Eu quero me levantar agora, para  reassumir meu lugar na Tua mesa. Ajuda-me, Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Jer.15:19
JÁ FEZ ALGUM BEM, HOJE ?    2ªTes.3:13 “ E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.”

ANIBAL L. FRESCHI

Fazer o trabalho religioso, a obra de caridade ou mesmo cumprir os deveres diários mais elementares, em obediência ao amor, é estar fazendo o bem; pois este na verdade, é o amor posto em prática. Você pode escrever a alguém, uma linda e extensa carta com palavras amorosas, mas o que revela o amor, é o bem que você lhe proporciona com as suas atitudes. Palavras falam do amor. Mas o que revela o amor, é o bem que as atitudes promovem. Como cristãos, somos desafiados a praticar o amor; ou seja; a fazermos o bem. Estou convencido de que todos nós recebemos responsabilidades por algum serviço na vida de alguém. Também acredito que nem sempre é fácil lidar com certas pessoas. Mas, se Deus nos deu essa tarefa, dela não devemos fugir, pois se assim o fizermos, estaremos pecando, Tg.4:17 “ Portanto, aquele que sabe que deve fazer  bem  e não faz, nisso está pecando”. É dever do cristão, fazer o bem. Afinal, somos ou não somos seus seguidores? Uma das marcas da vida social de Jesus, entre os homens, foi mencionada por Pedro na casa de Cornélio e não pôde ser contestada por ninguém, pois ela era evidente demais, At.10: 38 “ ...andou por toda parte, fazendo o bem”. Jesus não se cansava de fazer o bem. Às vezes você pode sentir-se no limite e parecer não aguentar mais esse serviço, essas pessoas. Se você não concluiu sua tarefa, ainda não é hora de “tirar o time de campo” e, nem de “jogar a toalha”.  Você me pergunta:  - Mas como dar conta? A resposta, encontramos no próprio Senhor Jesus. O mesmo versículo que nos fala do Seu amor feito bem às pessoas, nos diz que tudo era feito sob a direção do Espírito Santo e no poder do Pai. Nós mesmos, não possuímos a necessária sabedoria, que somente o Santo Espírito pode nos proporcionar para lidarmos com situações e pessoas complicadas. Não temos também, o vigor e a energia, para resistirmos e agirmos em campos e corações que são verdadeiros desafios. Por mais simples ou difíceis que sejam as pessoas; o serviço ou a obra; devemos ir até o fim. E para isso, precisamos imitar Cristo, que sob a direção do Espírito Santo e no Poder do Pai, sorveu até a última gota do cálice, João 13:1b ”... e tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”. É por essa razão, que não necessitamos de outro Mediador, pois o serviço de Cristo foi perfeitamente concluído, Heb.10:12 “ Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se a destra de Deus”. Portanto, meus amados; ”Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para os homens.” Col.3:23. Amém.      

Senhor. Diante da dificuldade em cumprir o meu papel nesta empreitada, eu Te suplico a assistência do Teu Santo Espírito e a porção do Teu poder. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.1ª Cor.10:32 – 11:1

segunda-feira, 22 de julho de 2013

FOI DEUS QUEM TE CHAMOU ?         Gên.12:4 “ Partiu, pois, Abrão como lho ordenara o Senhor,...”

ANIBAL L. FRESCHI

Embora não lhe fosse revelado a qual lugar se destinaria, ficou claro para Abrão que deveria seguir até aonde Deus lhe ordenasse. Abrão obedeceu e partiu porque a ordem lhe fora dada com toda a clareza. Vocação é assim. É o chamado claro de Deus para algum ministério. Vocação não é aquela emoção que toma conta do coração por algum fato ou leitura. Sendo apenas emoção, o candidato se envolve; para logo à frente, desanimar e desistir. Alguns podem até chegar a jubilação; mas terminam a vida frustrados e sem a alegria dos que concluem conscientes uma missão dada por Deus. Há também aqueles que aspiram  algum ministério por vaidade. Esses; tornam-se dominadores dos rebanhos e nunca servem aos propósitos de Deus, que é o de curar e salvar almas. Vivem preocupados com salários, com ostentações e tudo que atenda às suas vaidades. Lembro-me de certo pastor, cujo conselho local se propôs a dar-lhe um carro novinho, pois o dele, era um tanto velho para os padrões daquela igreja. O pastor perguntou se os membros do conselho se envergonhavam, quando o recebiam em suas casas. Responderam: “ De modo nenhum, reverendo! Eu contudo;” - disse ele – “me sentirei constrangido em chegar à casa do irmão mais pobre da igreja, num carro novo, adquirido com o dinheiro do dízimo dele”. Não se falou mais no assunto, até que novo pastor assumiu a igreja e a primeira coisa que recebeu daquele conselho, foi um carro novíssimo. Muitos se sentem atraídos pelo ministério por causa de atitudes assim. Suas vaidades são alimentadas pela vaidade da própria igreja. Há de se ter piedade, pois uma das coisas mais elementares que o ministério exige é o despojamento, para se viver com o que for suficiente a uma vida digna, e que não impeça o prosseguimento da caminhada rumo a novos campos. Abrão despojou-se da comodidade do lugar onde morava. Despojou-se do aconchego dos parentes. Abrão não tinha motivos para duvidar do chamado, pois lhe fora muito claro. Se for a voz de Deus que te chama, obedeça. Se por outro lado, forem as vozes próprias das tuas vontades e desejos pessoais, eu temo por você. Ore muito. Busque muito em oração. Compreenda bem. E que Deus te abençoe. Amém.

Senhor. Se me queres no ministério da Tua Igreja, fala claramente ao meu coração e à minha mente. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.1ª Tim.3: 1 - 7

sábado, 20 de julho de 2013

AGORA;  VÁ À LUTA!  Jó 8: 11 “ Pode o papiro crescer sem lodo?”

ANIBAL L. FRESCHI

O discurso de Bildade contém  grande alento para os desanimados. O problema do desânimo do amigo Jó incomodava a todos os que o cercavam. Então, cada um dos seus amigos procurava apresentar as causas do seu sofrimento. Todos se enganaram, pois nem mesmo Jó conseguia entender os motivos por que estava sofrendo tanto. Assim é conosco também. Muitas vezes olhamos para os céus e perguntamos: “Porque ?”. Observemos que apesar de parecerem superficiais, as palavras de Bildade estão cheias de verdades. No versículo 5, lemos: ”Mas, se tu buscares a Deus...” Ai está a decisão que todo sofredor deve tomar: Buscar a Deus. Viver esperando que alguém faça alguma coisa. Passar os dias na expectativa de que alguém providencie algo, é prolongar o sofrimento, e aumentar o desânimo, pois as pessoas falham, os amigos mais chegados falham também. Buscar a Deus com o coração cheio de pureza e retidão. Não importa como as coisas têm sido até aqui. O Senhor fará coisas maiores e melhores; vrs.7 “ teu primeiro estado na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último crescerá sobremaneira”, e mais ainda; vrs.21 “ Ele te encherá a boca de riso, e os teus lábios de júbilo”. Viver choramingando pelos cantos não resolve. A solução para os teus projetos, para os teus sofrimentos, para o teu abatimento, está em você apelar para a misericórdia de Deus, mesmo que você se julgue um injustiçado, e que certamente merece coisas melhores. Pois bem; coisas melhores para você estão em Deus, a tua espera. Amém.

Senhor. Apaga as minhas transgressões e dá-me a alegria e disposição de quem busca a cada dia a sua própria superação. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.2ª Coríntios 4: 8 - 18

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SE VOCE CAIU; NÃO DESANIME NUNCA. Prov.24:16 ª “ Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará...”

ANIBAL L. FRESCHI

Eu creio na Palavra de Deus e em tudo o que Ela ensina. Eu creio no poder restaurador de Deus para o maior caído que venha a se arrepender. Aos que vivem a aflição do abandono por causa de suas quedas, tenho uma história para contar. Era manhã de um sábado. A porta do templo semiaberta denunciava haver alguém no seu interior. Quem se aproximasse poderia ver um grupo de homens de semblantes enrijecidos. Pareciam preocupados e falavam uns aos outros com voz baixa e com certo embargo. Fazia frio ali dentro. À frente; à mesa da Escola Dominical a Comissão Executiva do presbitério. No plenário, alguns presbíteros e pastores. Esperavam por alguém. Alguns dias antes, a Comissão recebera um pedido formal de um pastor da região, através do qual, solicitava o seu afastamento do ministério por motivos particulares. A Comissão enviara-lhe um convite ao comparecimento à reunião a fim de esclarecimentos sobre o tal pedido, apesar de já saber do que se tratava. Aquele pastor caíra em pecado, e não suportando a situação, ele se antecipara em pedir afastamento. De repente ele chega ao local, onde o esperavam. Fica sabendo ali, tratar-se de um tribunal instalado às pressas para ouvi-lo e julga-lo sumariamente sem observar sequer, o rito exigido para isso, na Constituição da Igreja. Foi o que aconteceu. Ele confessou seus pecados e a seguir ouviu em lágrimas a decisão: Exonerado. Foi assim que um punhado de irmãos de nenhuma responsabilidade cristã, decidiu por fim a um ministério frutífero, mas que o inimigo atacou e usou de dentro da Igreja seus colaboradores. Somaram às verdades confessadas, mentiras e mais mentiras. Tentaram subornar sua esposa a que abandonasse o marido, para se parecerem cheios de razão, na maneira como fizeram as coisas. Ofereceram-lhe sustento e escola para os filhos e mais o que necessário fosse. Ela, cheia de indignação recusou.   Tentaram aliciar falsas testemunhas, que O Senhor mais tarde, puniu com severidade. Havia interesse em aproveitar aquela oportunidade para afastar um servo de Deus que sempre se levantou e contrariou propósitos gananciosos defendidos por quem estava na Igreja apenas para servir-se dela. Ele nunca se preocupou em parecer simpático. Num de seus últimos sermões, antes de sua queda, exortou com veemência à igreja, a que acolhesse pobres e negros, com o mesmo entusiasmo com que eram acolhidos por ela, os brancos e os ricos. A liderança local ficou incomodada. Numa de suas últimas participações no concílio regional, opôs-se com energia à proposta de um grupo de conciliares, pela qual, o que sobrasse do orçamento regional para o ano seguinte seria repartido entre os bolsos dos pastores, a despeito do sacrifício das igrejas para manterem em dia suas obrigações financeiras com o concílio. A proposta não passou. Ele ficou marcado. Então, a hora era aquela,  o caminho deveria ser desobstruído para continuarem com seus nefandos e gananciosos intentos. Afinal, havia também quem cobiçasse o púlpito que ele ocupava. Não demorou, para que atas e documentos fossem alterados para se mostrarem de acordo com as exigências constitucionais.  Também, rapidamente um aviso solene foi posto na porta da igreja a que ele servira, proibindo sua presença, bem como de toda a sua família. Seus filhos adolescentes leram. Seus filhos tão cheios de entusiasmo com a igreja sentiram-se enxotados. Ficou estabelecido que aquele que da comunidade  visitasse a família expurgada, sofreria penalidades. Nenhum tratamento. Nenhuma assistência. Completo abandono. Grande perseguição. Indescritível humilhação. Um caso de extrema vergonha para a Igreja do Senhor. Aquele servo caído se arrependeu e confessou. Os demais, tão pecadores quanto ele, nunca o fizeram.  Mas O Senhor nunca abandonou. O Senhor providenciou meios para que seu servo se levantasse e continuasse servindo-O. Toda a família permaneceu unida. Todos continuaram servindo ao Senhor noutras comunidades. Todos foram cuidados amorosamente pelo Senhor. O Senhor os curou e tratou suas feridas. Anos mais tarde, o Senhor o usou para tirar de idêntica situação outro servo. Obteve êxito. Sua esposa o acompanhou nessa tarefa, e uma família e um ministério foram poupados. Louvado seja o Senhor ! Se você vive situação idêntica, não se desespere, pois Deus cuidará de você também. Amém.

Senhor. Que eu seja cuidadoso como deve ser todo aquele que o Senhor livrou e restaurou. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.  Salmo 61

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O LUGAR DOS RESTAURADOS   Gên.13: 1 “Saiu pois Abrão do Egito para o Neguebe,...”

ANIBAL L. FRESCHI

Após tomar consciência da sua própria condição de servo  desobediente, e experimentar seus resultados; após cair em si, e reconhecer seus erros e pecados, Abrão retira-se do Egito. Ao mesmo tempo em que fazia isto, entregava-se à condução do Senhor. Então, o Senhor o conduz, “ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda...até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor.”Gên.13:3,4. Vemos Abrão não apenas sendo libertado, mas também, reconduzido pelo Senhor, ao lugar que era seu, por promessa e vontade divinas; pois quando o Senhor usa a Sua Graça restauradora, pretende a restauração por inteiro. Na justiça própria dos nossos corações, pensamos que, se alguém é restaurado da sua queda, não é digno de ocupar o lugar que ocupava, antes do tombo. Achamos que ele ficou devendo alguma coisa, e que deve ser apenas tolerado, numa posição inferior à que ocupava antes. Teríamos razão, caso a restauração fosse uma questão de méritos, ou caráter, do restaurado. Em se tratando, porém da Graça; é do direito divino, estabelecer a regra da restauração. E a regra é clara; e é a seguinte: “Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando;” Jer.4:1. Isto significa que Deus restaura o caído, de maneira a engrandecer e glorificar as riquezas da Graça; o que não acontece, se quando o restaurado é colocado em condição de suspeição e humilhação. Um leproso, depois de curado, era conduzido “à porta da tenda  congregação” Lev.14:11. O Filho Pródigo, ao voltar ao lar, assentou-se à mesa com o Pai Lc.15: 22-24. Após ser restaurado, Pedro enfrentou de cabeça erguida, os varões de Israel  dizendo-lhes: “ vós, porém, negastes o Santo e o Justo...” At.3:14; censurando uma atitude, que no passado, ele próprio tivera, em relação ao Mestre. Tais experiências, são decorrentes da restauração produzida pela Graça de Deus. O Senhor traz a Sí mesmo outra vez, a alma caída, no pleno poder da Graça e na plena confiança da Fé; “Se voltares, volta para mim...” Por isso, vemos Abrão voltando “ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda...até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor”. Isso, é restauração. Nada menos do que isso. Amém.

Senhor. Que nenhum preconceito exista em mim, para com aqueles que restauras para junto do Teu coração. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Salmo 23

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A RESTAURAÇÃO EFICAZ   Gên.13: 3, 4 “Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor.”

ANIBAL L. FRESCHI

Abraão teve a sua queda. Caiu por desobedecer e mentir. Ele cometeu uma sucessão de erros grosseiros, que o levaram para longe do que o Senhor tinha preparado para ele. Uma situação lastimável, para quem levava consigo a promessa divina: Gên.12:2,3” de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção; abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Ainda assim, Abrão caiu. Porém cair, não significa ser derrotado. Uma batalha se perde, sem contudo perder uma guerra, pois a Graça que nos salva da perdição eterna, é a mesma que nos levanta após cada queda. Foi assim com o patriarca; com o pai da fé. O Deus que o vocacionou, o segurou pela mão e o levantou de sua queda. Abrão retorna ao lugar do altar. Essa restauração é tão eficaz, que de maneira alguma, o restaurado deve ser tratado pela companhia dos irmãos, como um cristão de segunda classe. Quem restaura é o Senhor. E Ele o faz segundo o padrão do seu próprio divino caráter. Quando Deus faz algo, o faz da maneira digna do seu caráter santo. Sempre foi assim. Na obra da criação; na redenção no Calvário; na conversão do pecador e na sua restauração. Restaurados pelo Senhor, não podemos viver aquém do caráter restaurador que possui a Graça Divina que nos restaura. Muitos são readmitidos à suas comunidades sob a humilhação de serem obrigados a se sentarem nos últimos bancos, sem nada poder falar ou fazer, até que os mandões; os patrões do rebanho autorizem. Os que assim agem com os restaurados pelo Senhor, se colocam contrários ao Senhor da Seara e podem receber castigo por isso; pois não há porque considerar indigno, aquele que o Santo de Israel restaurou. Lembrem-se: “ ...abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.

Senhor. Graças Te dou por esses que trazes de volta ao rebanho. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Lucas 15: 1 - 32       

terça-feira, 16 de julho de 2013

QUEM SÃO OS CAÍDOS ?      Jer.4:1 “...se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando;”

ANIBAL L.FRESCHI

Um dos grandes e mais frequentes perigos e também grave erro, é o cristão ignorar o quanto ele é passível de quedas. De uma forma ou de outra, corremos riscos frequentes de quedas e desvios espirituais. O problema de muitos é que estão caídos e nem percebem. Não acordaram ainda para o fato de que estão muito distantes dos preceitos bíblicos, a despeito de continuarem frequentando igrejas e ocupando cargos. São desviados e caídos segundo uma observação à luz do que a Bíblia ensina. A igreja de Sardes, mencionada no livro de Apocalípse 3: 1, é um exemplo de quanto um cristão pode estar enganado acerca de si mesmo; “ Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto”. Podemos ser muito apreciados pelos homens por aquilo que aparentamos ser, mas quando os olhos de Deus nos contemplam, eles enxergam cada detalhe da nossa real verdade e podem nos achar caídos e desviados dos princípios mais indispensáveis que Jesus Cristo trouxe em si e conosco repartiu; princípios de amor, misericórdia e justiça. As Escrituras Sagradas por serem verdadeiras não escondem as quedas dos mais excelentes e piedosos servos do Deus Altíssimo. Caíram, desviaram-se, mas foram restaurados e seus nomes permaneceram no Livro da Vida.  Que ao julgarmos algum irmão para depois aplicar-lhe alguma pena, nos julguemos antes, à fim de sabermos se estamos de fato aptos para o ato. Sejamos honestos com a nossa própria vida interior; aquela que os demais nunca poderão examinar, mas que O Espírito Santo de Deus contempla permanentemente. Amém?

Senhor. Que eu nunca sinta qualquer prazer pela queda e desvio de quem quer que seja. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Miquéias 7: 18 - 19

segunda-feira, 15 de julho de 2013

CUIDADO COM A SOLIDÃO DO CASAMENTO  Ecles.4:9 “ Melhor é serem dois do que um,...”

ANIBAL L. FRESCHI

O casamento é um investimento no companheirismo, na cumplicidade, na amizade, no carinho e no amor. Como em  todo investimento, o que se espera é que haja retorno. Certo homem investiu na compra de um carro. Porém, seu carro nunca saía da garage, enquanto o proprietário saía à pé, mesmo sob sol ou chuva forte. Nunca fora sequer dar um passeio na cidade mais próxima. O carro, no entanto estava lá; bem guardado. O investimento fora feito no status de possuir um carro. Porém era só esse o retorno. Algumas pessoas se casam para mostrar às outras pessoas que são capazes de conquistar alguém. Um casamento assim, só serve para ser exibido nas fotos  aos amigos; -“ eis a prova do meu sucesso!” Mas que sucesso tem um casamento onde faltam companheirismo, cumplicidade, amizade, carinho e amor? Elas se esforçam para parecem felizes aos olhos dos outros, embora na verdade, não o sejam. Existem pessoas, que se unem num papel, colocam alianças caras nos dedos, porém nunca se tornam numa só carne, ou seja, nunca experimentam a comunhão dos sentimentos mútuos e nem sequer os respeitam, pois se desconhecem totalmente, apesar de viverem sob o mesmo teto. Numa visita a um zoológico, podemos observar as manifestações carinhosas entre os pares. Nem todo casamento tem isso. Passados os primeiros dias, cada um que cuide de suas próprias necessidades e anseios. Não se deve confundir privacidade com desinteresse. Deus observava o comportamento dos bichos e do homem solitário, no mais agradável ambiente de muita beleza, conforto e riqueza, o Éden; Gen.2:8. Aquele homem não sabia o que era um afago, um abraço, um toque carinhoso de outra pessoa. Deus entendeu que nada pode acalmar os anseios da alma de um homem, se não houver uma companhia especialmente  idônea. Alguém capaz de dar e receber com generosidade e amor. Então, Deus concluiu que:  “Não é bom que o homem esteja só:”Gen.2:18. Afinal, nem Ele, o próprio Deus, abre mãos de uma boa comunhão com suas criaturas! Muitos se juntam nos papeis, mas permanecem solitários, tristes e sem a alegria que uma boa parceria pode proporcionar. Ao investir a vida num relacionamento, converse antes sobre o que você espera poder entregar e receber nessa relação, pois o combinado, nunca é caro. Faça isso com muita sinceridade, pois o lucro ou o prejuízo será seu também. Amém.

Senhor. Que minha escolha seja a mais consciente possível. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Ef.5: 31 - 33

sábado, 13 de julho de 2013

AS MULHERES NO SERVIÇO DE DEUS Lc.8:2” ...e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades:...

Por causa do seu amor por nós, Jesus despojou-se de bens materiais, embora fosse, o Senhor de tudo. Seu ministério não lhe permitia embaraçar-se com preocupações em adquirir coisas deste mundo, pois maiores bens precisavam ser repartidos com os homens; ou seja, os bens do Reino dos céus. As mulheres que o seguiam, providenciavam o básico para as suas necessidades materiais. Elas faziam isso, num reconhecimento por tudo o que Jesus havia lhes proporcionado. Na cultura daquele tempo, elas não tinham muito valor. Elas não tinham seus direitos reconhecidos. Jesus reconheceu-lhes os direitos, inclusive os da saúde física, como espiritual. Então, ali estavam elas para servi-lo. Jesus espera o mesmo das mulheres de hoje. Ele espera que sejam suas seguidoras e proclamadoras dos benefícios do Reino. Esposas, mães e filhas são tidas por Jesus como suas auxiliadoras no ministério da proclamação da Palavra de Deus. Há um enorme vazio espiritual dentro dos lares que precisa ser coberto pelo ministério feminino. O ensino da Palavra de Deus, a oração, a reflexão sobre os deveres e direitos dos filhos perante a sociedade, à luz da Palavra de Deus. A sociedade é carente de cidadãos esclarecidos que possam assumir com responsabilidade seus postos dentro dela. No lar as mulheres têm a difícil e indispensável tarefa de fazer cidadãos, dada a aproximação mais acentuada com os filhos. Não quero dizer que os pais e maridos estejam dispensados disso, mas que aquilo que a mãe imprime nos filhos marca muito mais. Afinal; mãe, é mãe. Mulheres que estejam a Sua disposição, é o que espera o Senhor. Seja você, um instrumento de Deus no seio da família, pois a salvação de seus filhos e de toda sua família, faz parte dos propósitos de Deus. Amém.

Senhor. Que todas as mulheres sintam a grandiosidade do ministério que lhes incumbiu Seu Filho, em nome de quem eu oro. Amém.

Leit.bíb.2ª Tim.3: 14 - 17

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O QUE FAZER COM OS NOSSOS DIREITOS ?

Gen.26:12 “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.”

ANIBAL L. FRESCHI

Vamos falar de algo que tem sido o assunto do momento. Vamos falar dos nossos direitos. Muitos irmãos creem que a Bíblia não tem uma orientação para esse assunto, e que nossa atitude deve ser a da resignação e passividade. Estão enganados. A Bíblia nunca ensina isso. Isaque é um exemplo de inconformação diante do desrespeito dos seus direitos. As pessoas o perseguiam e prejudicavam seu trabalho. No entanto, ele se mantinha ativo e resistente, recomeçando sempre. Isaque não entregava os pontos. Porém, uma coisa precisa ficar bem esclarecida; Isaque agia conforme as regras de Deus. Ele poderia guardar rancores contra seus perseguidores, no entanto, não perdia tempo em manter sentimentos ruins no coração, tanto que, quando mais tarde  o procuraram  para se desculpar, ele ofereceu-lhes um banquete. Isaque fora por algum tempo, empurrado para longe dos seus direitos, mas ele não se estribava nos seus próprios direitos. Isaque colocava seus direitos nas mãos de Deus, enquanto continuava agindo e desafiando seus opositores. Isaque tinha um coração cheio de compreensão e nenhum entulho sentimental  contra aqueles que ali se retratavam. Deus é o dono da terra, e se encontra acima das leis dos homens. Nas mãos de Deus, os nossos direitos devem ser colocados, enquanto nos movimentamos e cavamos novas cisternas. Ser cristão, não significa ser apático diante das injustiças, mas ativos e confiantes, de que O Senhor pode mudar os rumos das coisas, desde que sejamos responsáveis com o curso da História. Que o príncipe teme o poder que vem das ruas, é verdade. Mas só Deus tem o poder para transformar de verdade o coração do príncipe. Sejamos cristãos de ações responsáveis nesse ambiente em que vivemos. Sem omissões; mas com muita responsabilidade e fé no Senhor que pode produzir mudanças em percentuais admiráveis. Oremos e atuemos no temor do Senhor. Amém.

Senhor. Que eu não seja inútil diante do clamor da História que desafia a minha fé num Deus que é de Justiça e de Paz. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. Gênesis 26: 17 - 33 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

AOS CEGUETAS DOMINGUEIROS

 Apoc.3 :18 “...colírio para ungires os teus olhos, afim de que    vejas.”

ANIBAL L. FRESCHI

A história da Igreja é longa e cheia de complexidades. Cada vez que um irmãozinho manifesta alguma opinião sobre os acontecimentos do dia a dia, e o faz sob o pretexto da guarda da fé, fica evidente que muito pouco se sabe e se entende do que seja a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual fazemos questão de ser parte. A Igreja em períodos de fidelidade aos seus princípios, sempre esteve envolvida em embates à custas de sangue, dor e lágrimas. Os momentos de sossego se deram, sempre que ela se acomodou e permaneceu à parte dos clamores dos povos e das práticas injustas de governos. Nesses momentos, a Igreja fazia vistas grossas e permanecia muda e ausente enquanto grassava a miséria em todos os sentidos. Uma Igreja que não consegue enxergar o que está acontecendo e que se mantém à margem, se satisfazendo em promover algum manifesto que aponte para sua presença numérica em nome de Jesus, essa igreja está longe de ser a Igreja dos evangelhos, a Igreja de Cristo. O que produzem suas manifestações? Que governo se importa com isso? Que Evangelho tais movimentos propõem? O do conformismo, da omissão e covardia? Não; não é essa a Agência do Reino de Deus na terra. A Igreja de Cristo faz estremecer as portas do inferno social, moral e espiritual.  Atualmente há uma preocupação em manter-se representada politicamente por líderes cujas vistas estão focadas na sexualidade das pessoas,  sem se importar com a miséria na Saúde, na Educação, na Segurança Pública, nas superlotações dos presídios, na falta de recursos para uma Justiça rápida e eficiente, enfim nos direitos de cada cidadão. Parece que alguns cristãos julgam como pecado o ser um cidadão. Torcem os narizes e usam os excessos de infiltrados, para desprezarem as legítimas manifestações por justiça e por direito. Esquecem-se de que da Igreja é cobrada maior vigilância e zelo pelo direito e pela justiça para todos, Mat.5:6 “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça...”Mat.5:20 “ ...se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino de Deus.”  Esses, não conhecem o Cristo indignado que aos berros e de chicote em mãos avançava agressivo contra os exploradores do povo que usavam a própria religião como instrumento de enriquecimento pessoal. Templos suntuosos erguidos por aqueles que moram em barracos paupérrimos. Palácios de governos construídos à custas de uma gente que anda de um lado para o outro, sem teto, sem saúde, sem educação, sem segurança. Se a Igreja não consegue enxergar e se mover diante disso, está na hora do colírio proposto pelo Senhor em Apoc.3: 18. Amém.

Senhor. Abre meus olhos e faça de mim um instrumento de manifestação da Tua indignação. Que a minha fé seja real e não apenas uma ilusão. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb. João 2:  13 - 25

terça-feira, 2 de julho de 2013

A IRONIA DO TENTADOR

  Mat. 4: 3 " Se és Filho de Deus,...”

ANIBAL L. FRESCHI

Lemos em Jo. 1:12 “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos  filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome.” Mas o que nos diz o tentador, dentro e fora dos templos? “Filho de Deus fica doente?; Filho de Deus tem problemas familiares? ; Filho de Deus tem problemas econômicos?; Filho de Deus se ira?” A pergunta que soa aos ouvidos do filho de Deus num momento desafiador é sempre a mesma: “ Mas você não é crente?”. É a voz do diabo ironizando. Então, se faz necessário uma resposta à altura, como Cristo fez: Jo.16:33b. “... No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Mesmo que o seu grande problema seja você mesmo, com esse temperamento terrível, com tuas fraquezas, teus tropeções e quedas; ainda assim, você é um filho de Deus. O Filho Pródigo da parábola pensava ter perdido sua condição filial por causa das suas fraquezas. Ele tinha certeza de que ao voltar arrependido, seria recebido sim, mas como muitos são recebidos e postos nos últimos bancos. Ele voltava pensando em ser recebido com desprezo e humilhação, na condição de um simples servo. Porém, não foi isso que aconteceu, pois o anel não fora vendido e nem jogado fora. Estava ali , pronto para ser recolocado no dedo, numa prova de que ele nunca deixou de ser filho. Se nas ruas os “irmãozinhos” de antigamente, agora te desprezam e se desviam de você, saiba que “ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito  que somos filhos de Deus” Rom.8:16. Erga a sua cabeça, olhe para o céu e agradeça, pois assim  é que se comporta um filho de Deus diante das ironias do inimigo. Talvez você se entristeça pela perda da companhia de alguns irmãos que na ignorância costumam agir, mas você não perdeu o maior de todos os bens, que é o registro do seu nome no Livro da Vida. Lá na eternidade, eles que se arrumem, pois você estará lá também. Amém?
Senhor. Graças Te dou pela salvação irremovível  de que meu coração se alegra. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.bíb.Rom.8:26 - 39 

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!