Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O SÁBADO

O SÁBADO   Êxodo 16:29ª.” Considerai que o Senhor vos deu o sábado;”

ANIBAL L. FRESCHI

Muito mais do que um dia no calendário, o sábado é um símbolo. Não há como identificar o sábado bíblico com o nosso calendário, uma vez que este é bem recente no contexto do tempo da História. O sábado foi instituído por Deus para ser um momento especial, e de especial utilidade. Enquanto estava no deserto, o povo de Deus vivia em absoluta dependência de Deus. Essa dependência envolvia a confiança e a submissão devidas ao Senhor, que tudo providenciava, para o sustento e o fortalecimento do povo, num ambiente de improvável sobrevivência. O povo aprendia que a ação divina estava focada na necessidade imediata; a do dia vigente. O depois; teria a sua satisfação, depois. Nessa linha, foi que O Senhor Jesus orientou seus discípulos,  conforme Mat.6:34ª. “ Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã.” Uma vez que do nada, Deus pode produzir tudo, assim também, do temido amanhã Ele pode fazer uma grande bênção. Para se apossar dessa confiança, faz-se necessário abandonar-se a um tempo de descanso das atividades e preocupações, para se entregar à reflexão e adoração ao Senhor que cuida de nós. No deserto, o povo não devia se preocupar em colher mais do que fosse necessário, sob o risco de ver seus esforços comidos pelos bichos e apodrecidos. No sábado, no entanto, tudo permanecia em estado saudável, pois era ordem de Deus que fosse assim. Todas as leis do mundo se dobram ante a vontade divina. E tudo estará a seu favor, se houver reconhecimento do que Deus é, e o que Ele espera de você. Isso, requer a separação de um tempo; de um sábado,  para cultivar a sua vida com Deus. Sábado é isso. Comunhão que leva ao crescimento espiritual. Separe o seu sábado e aproveite-o muito bem. Amém.

Senhor. Agradeço-te por me assegurares que enquanto estou em íntima comunhão contigo, as coisas continuam como sempre estiveram; Sob o Teu comando e governo. E tudo, a meu favor.
Leit.bíb. Mat.7:24 -27                        

"VOCÊ TEM A FORÇA!"    Sl.71: 16 “Sinto-me na força do Senhor Deus”

ANIBAL L. FRESCHI

Está aí, um bom exercício a ser praticado a cada manhã. Uma declaração capaz de espantar os piores inimigos da alma e do corpo. Mas, para se obter o resultado desejado, é preciso que haja verdade no que se declara. Sentir-se na força de Deus, é um resultado do conhecimento e da consciência de tudo o que Deus tem feito por nós e em nós. É ter a convicção de que Deus não muda. Ele é o mesmo sempre;Mal.3:6 “ Porque    eu, o Senhor, não mudo”; Deus agiu na tua vida no passado. Ele está agindo hoje. Porque não agirá amanhã ??? Muitos vivem angustiados ante a velhice que se aproxima. Sentem-se inseguros e cheios de perguntas. Para esses, O Senhor tem uma promessa imutável como Ele ;Isaias 46:4 “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei”. Queridos, vivei assim. Sempre na força do Senhor Deus. Vivei com alegria cada momento. Não permitam que o inimigo semeie ansiedades e preocupações no solo do coração, onde deve haver apenas a fé, a esperança e o amor. Vivam na força e no poder de Deus. Amém!

Senhor. Reveste-me da confiança necessária. Dá-me  a consciência indispensável, de que, tudo eu posso realizar, na Tua força. Assim então, é que eu vou agora; em nome de Jesus cristo. Amém.

Leit.bíb. Isaías 40: 28 - 31

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESPIRITUALIDADE EXTERIOR    Lc.11:25 “ E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele,”

ANIBAL L. FRESCHI

Espiritualidade exterior, é aquele jeito de se parecer um piedoso. De muitas maneiras se pode parecer alguém  altamente espiritual. Às vezes, pelo recolhimento e isolamento monástico. Às vezes, pela frequência frenética aos ajuntamentos, que nem sempre podem ser tidos por cultos. Os primeiros mencionados, são admirados e reverenciados, tidos como dotados de poderes. Os demais, são tidos por zelosos de sua fé, e por isso também são alvos de atenções. Há em ambos os casos, elementos exteriores, que aos olhos humanos demonstram algum grau de pretensa espiritualidade. Alguns sinais, como comprimento do cabelo, estilo de roupa, jeito de falar,  cruzes, estrelas, crucifixos, etc.,são reconhecidos como identificadores de alguém  com profunda espiritualidade. O inimigo de nossas almas tem usado com frequência aqueles que aparentam limpeza e ornamentações, mas que não são habitados pelo Espírito Santo de Deus. Estão em dia com o modelo humano de ser um bom membro da comunidade. Porém estão devendo à Deus, uma vida de verdadeira e obediente adoração. As fornalhas das experiências quotidianas acabam revelando que são cruéis e falsos. Não é bom preocupar-se em parecer espiritual diante dos homens, e ser ao mesmo tempo, um desconhecido de Deus. Alguém que não se entrega à vida de comunhão com Deus, e que se preocupa apenas com palavreados solenes e repetitivos; alguém que só abre a sua Bíblia de vez em quando, contentando-se com as rápidas meditações que estão ao alcance das mãos, ou dos dedos, é sim, um desconhecido de Deus. Deus espera que seus adoradores o adorem em espírito e verdade, ou seja, que estejam preocupados em serem reconhecidos por Ele, como quem sempre comparece, para comungar com seu Pai. Quem busca e alcança uma vida de profunda espiritualidade, não se contenta com nada menos que aquilo que só pode vir do Pai, isto é; comida espiritual, pão do céu e água viva. Não se impressiona com nada que possam promover as inventivas humanas para conquistar admiradores e seguidores. Não. Quem vive crescimento espiritual constante, quer mais crescimento. E isto só O Espírito Santo pode proporcionar, pela Palavra e pela Oração. Cresçamos de fato em Cristo Jesus. Amém.

Senhor. Faz de mim uma planta em crescimento constante, e que meus frutos sejam saudáveis. Em nome de Jesus Cristo. Amém

Leit.bíb. 1ªPe.2: 1 - 8

quarta-feira, 22 de maio de 2013


QUEM SÃO OS SEUS AMIGOS?     Prov.13:20 “Quem anda com os sábios  será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”

ANIBAL L. FRESCHI

Marina era uma boa jovem. Criada num lar amoroso e cheio de bons exemplos, ela frequentou boas escolas. Inteligente, sempre se destacou pelas altas notas que tirava. Marina era uma promessa indiscutível de um futuro brilhante. De repente, Marina mudou. Tornou-se o oposto de tudo o que fora um dia. Marina brigava dentro e fora de casa. Usava palavrões terríveis. Chegava à agredir fisicamente quem a ela se opusesse. Tudo começou, a partir do momento em que Marina começou a frequentar a casa de uma jovem que conhecera por acaso na rua, quando procurava por um endereço. Bastaram algumas palavras para que trocassem número de telefone. À partir daí, uma não desgrudava da outra. A nova amiga de Marina tinha temperamento forte, e suas palavras e atitudes eram ríspidas e inconsequentes. Marina se encantou, e se transformou. Marina acabou sendo expulsa de vários colégios. Marina perdeu um bom namorado. Marina tornou-se usuária de drogas. Marina passa dias e noites fora de casa sem dar notícias. A família de Marina sofre muito. É verdade que ninguém muda ninguém, mas que uma péssima companhia estimula para o erro, eu não duvido. Há em nós tendências boas e ruins que precisam ser bem administradas. Essa administração passa pelas escolhas das amizades que desfrutarão do nosso tempo e atenção. Após um período de tratamento para desintoxicação toxicológica, uma das providências é a reciclagem de velhas amizades. Algumas deverão ser dispensadas com veemência. O apóstolo Paulo em 1ªCor.5:6b. nos exorta que: “...um pouco de fermento leveda a massa toda”. É preciso que sejamos cuidadosos com essas escolhas. Que os pais sejam vigilantes e preocupados em conhecer os amigos dos filhos. Que haja diálogo com os filhos sobre os seus relacionamentos. Infelizmente, para evitar confrontos e conflitos, muitos pais fazem vistas grossas para aqueles que levarão seus filhos à caminhos de destruição. Filhos; cuidado! Pais; vigilância! Amém.

Senhor. Protege nossas crianças, jovens e adolescentes, daqueles que podem influenciá-los para o que for mal. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Salmo 42: 7  

quinta-feira, 16 de maio de 2013


ENFIM, SÓS.    Prov.4: 12b. “...o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”

ANIBAL L. FRESCHI  

Os recém-casados adentram o aposento nupcial, e de imediato se ouve a frase: “Enfim, sós”. Essa era a expectativa. Um viveria para o outro. Almas gêmeas; inseparáveis. Nada seria capaz de penetrar e perturbar essa tão sonhada convivência. Juntos, enfrentando a tudo e a todos. Passaram-se os anos. Anos que trouxeram filhos. Anos que tornaram os filhos adultos e senhores de suas próprias vidas. Anos que exigiram dedicação e atenção aos mais diversos focos. Anos que foram capazes de eliminar proximidade e companheirismo e torna-los descuidados um do outro. Anos que levaram consigo as oportunidades  de uma convivência mais intensa. Anos que levaram a saúde e o vigor. Anos que deixaram suas marcas através da saúde debilitada, dos cabelos escassos e embranquecidos emoldurando rostos cheios de rugas e de olhares cansados. Anos que deram muitas coisas, mas que tomaram tantas outras. Anos que se foram, para mais uma vez se ouvir a frase: “Enfim, sós”. Um, olha para o outro, querendo reconhecer alguém que um dia sonhou conhecer, e repartir a vida. Mas nada parece íntimo, apesar dos anos. Pelo contrário, tem-se a sensação de estar diante de alguém estranho. Estranhos que serão obrigados a dividir a própria velhice. Mas como será isso, se não se conheceram de fato? Passaram o tempo todo voltados para os cuidados de coisas e pessoas que hoje os dispensam totalmente. Como seria muito bom, se hoje fossem velhos e ainda apaixonados, e não entediados. Como seria muito bom, se tivessem o cuidado de não ceder o lugar e a importância um do outro, em favor de outros. Que nunca se descuidassem de manter e cultivar a atração recíproca. Que todos os dias estivessem atentos em preservar acesos o amor e a paixão; o respeito e a admiração. Enfim sós. E sem saber o que fazer do resto de tempo que há. Sem vontades e desejos pelo que ainda resta, a frase agora soa ameaçadora demais, pois estar só, mesmo acompanhado, é ruim demais. Jovens; Envelheçam com cuidado. Cuidem do que possa fazer a velhice valer a pena. Cuidem do amor e da paixão, pois serão as únicas coisas que embelezarão suas vidas, quando a juventude e o vigor tiverem passado.

Senhor. Dá-me sabedoria para investir numa velhice cheia de amor e de paixão. Que eu seja cuidadoso hoje, para não me sentir sozinho um dia. Que eu valorize quem comigo caminha hoje depressa, para que aos passos lentos tenha o que dizer e ouvir, de bom e agradável. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Prov.5: 15 – 20; Eclesiastes 4: 9 - 12

quarta-feira, 15 de maio de 2013


ALIMENTO INDISPENSÁVEL     Col.3:1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”.

ANIBAL L. FRESCHI

É de inestimável valor a lembrança da graça salvadora que um dia  nos alcançou. Não faz sentido desprezar os efeitos do sacrifício de Cristo em nossas vidas, gerando um novo homem, uma nova mulher. Os efeitos do calvário em nós, nunca poderão ser minimizados. Porém, se em Cristo nascemos de novo, a nova vida precisa ser alimentada por Cristo. As virtudes do renascido só podem se desenvolver, na medida em que os nutrientes espirituais componham a sua dieta diária. Infelizmente, muitos se contentam em nascer de novo sem dar atenção ao seu crescimento espiritual. Continuam sedentos e ansiosos por tudo o que diga respeito ao seu sucesso neste mundo, do qual se dizem libertados. Preocupam-se em estar em dia com as últimas notícias, porém, ocupam-se muito pouco em estudar a Palavra de Deus. São carnais demais para os padrões exigidos para quem é chamado de cidadão do reino de Deus. Têm muito o que falar sobre o reino deste mundo, mas quase nada sabem do reino de que fazem parte, ou seja, do reino de Deus. Buscam nos templos, aquilo que satisfaça suas emoções e demais necessidades materiais. Buscam curas para seus corpos, enquanto suas almas padecem. Querem prosperidade material, enquanto vivem na miséria espiritual. A consequência disso, é que não possuem o necessário discernimento para saber onde pisar e a quem dar crédito. Em tal situação de extrema ignorância bíblia e fragilidade espiritual são arrastados de um lado para outro, seduzidos por quem melhor proposta oferecer. Acabam seguidores de homens e não de Cristo. Alimentados por mentiras e falsas promessas e não pela verdade que liberta e edifica. Assim então, quando o líder desaba; o que acontece com todo falso profeta mais cedo ou mais tarde; aquele que nasceu em Cristo, mas de Cristo não se alimentou, acaba se ferindo muito. Portanto meus queridos, vamos estudar mais a Palavra de Deus e exigir que as nossas lideranças sejam comprometidas com a Verdade. Amém.

Senhor. Que ao estudar a Tua Palavra, Teu Santo Espírito me ensine, abrindo meu entendimento para descobrir a Tua vontade para a minha vida. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Col.2:8      

sexta-feira, 10 de maio de 2013


ÀS MÃES     Lc.2:51,52 “ E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

ANIBAL L. FRESCHI

Um dia apenas, é muito pouco para comemorar você, querida mãe. Nem todos os dias da nossa vida seriam o bastante para falar sobre você. Você não tem ideia da tua importância nesta casa e em nossas vidas. Tudo o que somos; tudo o que fazemos; todas as nossas conquistas, têm muito de você e da tua grande influência sobre nós. Não há tempo suficiente para lembrar cada detalhe da tua participação na história de cada um de nós. Tua voz que desafiava nossas primeiras palavras, e mais tarde nos aconselhava e advertia para as responsabilidades e os perigos da vida. Teus braços estendidos a nos convidar aos primeiros passos, e que sempre nos envolviam quando caíamos e nos feríamos nos tropeços do dia a dia. Teus ouvidos atentos no meio da noite, quando alguma coisa incomodava nosso sono. Teus olhos que aprenderam a ouvir algum desconforto estampado em nossos rostos. Você sempre foi a nossa segurança. Teu rosto nunca deixava transparecer algum sinal de desespero. E as lágrimas que você derramou, o fez às escondidas de nós. As dores que violentaram teu corpo, foram disfarçadas pelo teu zelo e desejo de nos poupar. Então, mãe. Nada pode haver, que esteja à altura do teu valor. Por isso, pedimos à Deus que te dê tudo mais o que te for preciso, pois todo o nosso amor, respeito e reconhecimento, nós já te oferecemos, não apenas hoje, no Dia das Mães, mas todos os dias das nossas vidas.

Senhor. Obrigado por teres nos dado as mães que tanto amamos. Cuide delas Senhor; como de nós elas tanto cuidaram. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Prov.23:22

terça-feira, 7 de maio de 2013


FINALMENTE; O TEMPO DA VERDADE     Salmo 90:12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
                                                                        
ANIBAL L. FRESCHI

Passam-se os dias, meses e anos, e nós nem nos damos contas de que tudo se aproxima do fim. Ainda ontem mesmo, éramos jovens e cheios de planos. Agora, mal nos reconhecemos diante do espelho. O que aconteceu conosco? Porque tudo passou tão rápido? A resposta, quem nos dá, é o tempo. Tempo de nascer. Tempo de crescer. Tempo de envelhecer, e tempo de morrer. E o tempo não para. É manhã cedo que vai, e noite que chega depressa. Por isso, precisamos ser sábios para  com o tempo. Sábios para encaixar a vida no tempo e fazer do tempo a oportunidade para desfrutar a vida. Há muita correria para aproveitar o tempo, e no final; acaba faltando tempo para desfrutar o que se conquistou na vida. Sabedoria, é a palavra. Quando se aproxima o tempo de morrer, nada mais tranquilizador, que saber que o nosso tempo foi utilizado em favor de muitos. Que nunca o utilizamos para “puxar o tapete” de alguém. Que tivemos erros sim, mas nada que destruísse planos e sonhos de alguém. Que nada ficamos devendo à justiça dos homens. Quando se aproxima o fim, é ótimo passear com Deus para uma conversa animada e rememoradora. Nada haver que impeça a gostosa comunhão com Ele. Foi assim com Moisés, Davi e outros servos do Senhor, cujas vidas foram postas à serviço do Senhor, não obstante seus erros, mas que no final, compreenderam que Deus nunca esperou deles nada além do que pudessem ser ou fazer. Existem coisas que para acontecer, passam por nossas vidas, mas que  sua concretização não testemunhamos. Que importa? Se para tal, servimos nalgum momento; é o bastante. Quantos ministérios e missões nasceram em nossos braços, colos e joelhos. Estão todos por aí a fazer a obra para Deus. Não é ótimo, possuir isso na consciência?  Caso haja algo que te incomode; não perca tempo. Corrija logo, seja lá o que for, para que no tempo em que você se aproximar do fim, possa ter a companhia confortadora e simpática daquele que sempre esperou a sinceridade do seu coração, mesmo em situações de fraquezas. Amém?

Senhor. Obrigado pela vida boa que Tu me deste. Perdoa-me naquilo em que não correspondi. Agora, Senhor, saiba o quanto foi bom e muito gostoso ter vivido para Te servir. Verdade é, meu Pai, que exagerei um pouco e também falhei. Mas nada havendo em minha consciência a me incomodar, é motivo também para dizer: Obrigado meu Deus, meu Amigo e meu Pai. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. bíb. Deuteronômio 34: 1 - 12  

sexta-feira, 3 de maio de 2013


ALEGRIA DE DEUS     Neemias 8:10b. “Portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”.

ANIBAL L. FRESCHI

Quando os filhos estão empenhados num bom projeto de vida, se mostrando dedicados e confiantes, os pais se alegram muito. O inverso também é verdade. O desânimo do povo, diante do muro de Jerusalém em ruínas, certamente incomodava a Deus, que colocara à disposição do povo, todo seu poder para levar o projeto de reconstrução até o fim. Contudo, o povo nutria no coração um sentimento de desânimo e descrédito, apesar de tudo o que já fora feito. Nossa vida é um dos campos da atuação do poder de Deus, cheio de exemplos do que Deus pode fazer ainda. Mas é comum nos esquecermos do que já houve de milagres em nós, e ficarmos desanimados, ao nos depararmos com os novos desafios. O Senhor, certamente não tem prazer na nossa covardia. Precisamos substituir as murmurações por declarações de confiança e de fé. O Senhor se alegra com o nosso entusiasmo e determinação, enche-nos de novos suprimentos, e as coisas acontecem de maneira favorável. Nossa determinação e confiança, são a alegria de Deus. Há muros a serem reconstruídos, e não importam a que preço. Eles serão reerguidos com a nossa confiança em Deus, e a nossa determinação. Agora, é hora de prestarmos atenção à Palavra de Deus, e fazermos ouvidos moucos ao que dizem os homens. Para o povo que trabalhava na reconstrução, nenhuma palavra, que não a Escritura Sagrada, foi ministrada. Chega de parolices e elucubrações sem o nexo inspirado do alto. Chega de incursões pseudo teológicas, que nunca fortalecem em nada os ouvintes. Apenas a Bíblia Sagrada, pregada e ensinada com simplicidade, fidelidade e pureza. Isso sim, faz do povo de Deus, uma força extraordinária. Isso sim, faz de cada dia, uma experiência maravilhosa e inesquecível. Amém.

Senhor. Que nunca me falte o entusiasmo para construir e reconstruir, dia a dia, o que for necessário. Que eu seja um motivo para a Tua alegria. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit.Bíb.Provérbios 12:22  

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!