Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


O QUE, VOCÊ QUER ? João 5:6b. “ Queres ser curado? ”

ANIBAL L. FRESCHI

Há uma reflexão a ser feita, à luz dessa pergunta feita por Jesus, à um homem, enfermo à trinta e oito anos. Afinal, o que ele queria? Entrar no tanque e banhar-se nas águas, ou ser curado? O que você quer? Obter sucesso nalguma área, ou ser feliz? Geralmente, pais e mães, gastam seus joelhos, suplicando pelo futuro profissional ou amoroso dos filhos. Ficam felizes, quando seus filhos conseguem passar no vestibular, para uma faculdade bem conceituada. Ficam orgulhosos, se escolhem para casamento, aquela pessoa, linda e bem sucedida financeiramente. Chegam a dizer, que isso é “casar bem”. Tenho cá minhas dúvidas. Muitas vezes, caçamos gatos por lebres. Aquela profissão pode frustrar, e tornar-se um peso insuportável. Aquela pessoa pode revelar-se de difícil convivência. Então, não basta conseguir entrar no tanque e banhar-se, é preciso ser curado, e nem todos que conseguem entrar, conseguem a cura. Jesus faz a pergunta, pois todos os nossos sentidos precisam conjugar a mesma vontade. É preciso que haja coesão de energias, provenientes de uma só e indiscutível vontade. Hoje, Ele faz a pergunta a você. Você quer ser feliz? Se a resposta for positiva, é necessário que Ele participe das escolhas que você fizer. Consulte-o e submeta a Ele os sonhos e vontades do seu coração. Amém?

Senhor. Talvez eu esteja buscando felicidade no lugar errado e do jeito errado. Ajuda-me, ó Pai. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Lucas 12: 15 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


CRISTO EM NÓS     Col.3: 11b. “...porém Cristo é tudo e em todos.”

ANIBAL L. FRESCHI

Algumas pessoas têm dificuldade em acreditar nas suas possibilidades de conquistar ou alcançar os seus sonhos. Segundo a sua visão de si próprias, não se julgam capazes, inteligentes, nem bonitas para isso. Possuem um auto conceito destruidor de sonhos . Devem saber no entanto, que o segredo não é o que nós somos, mas o que Cristo é. Bem; assim as coisas se tornam diferentes. Eu lhes digo que; nem tanto. À menos que saibamos onde estamos, e onde Cristo está, as coisas ficarão como e onde sempre estiveram. A pergunta é: Você está em Cristo? Cristo está em você? 2ª Cor. 5: 17 “... se alguém está em Cristo, é nova criatura...”. Se você está em Cristo, existe algo muito superior à tudo aquilo que você aprendeu sobre si mesmo, desde que você nasceu. Existe Cristo em você. E Ele não está em você para mantê-lo aprisionado, derrotado e deprimido. Não, de maneira alguma. Sua finalidade em nossas vidas está descrita em suas próprias palavras em João 10:10b. “ eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Apesar dos dissabores deste mundo, conseguimos superar, porque Ele está em nós. Temos nele a fonte de todas as nossas provisões. Nem mesmo as dores do corpo poderão anular a vida que há em nossas almas e que o nosso espírito celebra (Rom.8:10). Nossos recursos estão em Cristo. Nele nos alegramos. Nele está a nossa confiança. E quando nada mais restar para nós neste mundo, Ele será o nosso anfitrião a nos acomodar em aposentos para nós preparados na Eternidade Gloriosa, pois Ele é o dom de Deus, oferecido em Graça, para que Nele sejamos Salvos. Amém.

Senhor. Habita em mim permanentemente. Que eu nada seja e que Tu sejas tudo no meu viver. No Teu nome eu suplico.  Amém.
Leit.bíb. Romanos 8: 28 – 39 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


O NECESSÁRIO    Gen.3:7 “Abriram-se então os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si.”

ANIBAL L. FRESCHI

Quantas vezes, as nossas sensibilidades se despertaram e nos mostraram algum grande erro que cometemos. Quantas vezes, após termos acordado, tivemos de enfrentar as duras conseqüências dos males que praticamos, quando, entorpecidos pelo pecado nos entregamos a ele, sem nenhuma reserva. Adão e Eva procuraram produzir sua própria defesa. Porém sua consciência agora estava bem acordada, e ela lhes dizia que cintas de folhas de figueira não bastam para resolver os problemas criados pelo pecado praticado. No calvário, um homem também se despertou ao contemplar a seu lado, em agonizante sofrimento, O Santo de Deus, Jesus Cristo.Is.59:12.  Foi então que sentiu a gravidade da sua situação. Não procurou se justificar, nem argumentar a bem da sua causa, mas reconhecido de seus pecados, apelou para Aquele que bem próximo, se oferecia em sacrifício enquanto suplicava perdão divino a favor de seus algozes. Então, também ele, o pecador arrependido, o ladrão regenerado, podia ser perdoado. Não perdeu tempo e clamou ao Salvador, que dele se lembrasse. Não do que fora no passado, mas do que estava sendo, a partir daquele momento, Lc.23:42,43. Todos nós temos pecados em nossas vidas, e a Salvação depende de que nos despertemos, e deles nos arrependamos, para então, mergulharmos no amor de Deus, cheio de perdão e termos nossos corações e almas purificados. Heb.8:12. Amém.

Senhor. Perdoa-me de todos os meus pecados. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Heb.4: 12 - 16

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


VOCE TEM CERTEZA ? Heb. 11:1 “ Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

ANIBAL L. FRESCHI

Do que podemos ter certeza nesta vida? Se as coisas nem sempre são o que parecem ser; se as coisas mudam de uma hora para outra. Como podermos dizer que temos certeza de alguma coisa? A cada dia uma nova descoberta; uma nova revelação, que torna o que sabemos, superado ou redefinido. Houve época em que a terra não era redonda; pelo menos, era o que criam os homens de então. Uma coisa difícil demais, é julgar quem quer que seja, baseados em informações de terceiros, uma vez que nossos próprios sentidos podem nos enganar. Nem mesmo um teste de DNA oferece certeza absoluta daquilo que se quer descobrir. Há uma margem de dúvida, ainda que mínima, mas há. Por isso, em se tratando da salvação da nossa alma, precisamos da asseveração divina para em nossos corações impregnar a certeza necessária, afim de que possamos viver e morrer confiantemente de que na eternidade temos algo muito bom preparado para nós. O Espírito Santo coloca em nós essa convicção e nos mantém lembrados de que isso é certo. O próprio Espírito Santo inspirou pessoas para escreverem as promessas divinas a esse respeito. Sendo Deus a fonte informativa, podemos acreditar, pois Ele é Santo, Justo e Verdadeiro em todas as Suas promessas. Você já está de posse dessa certeza? Amém.

Senhor. Alimenta em minha alma, a certeza de que, junto de Ti, estarei na eternidade.
Leit.bíb. João 14: 1 – 6 ;  1ª Cor.15:19

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


JESUS É MAIOR          Mat.12: 6 “Aqui está quem é maior que o templo”

ANIBAL L. FRESCHI

O templo representa a ortodoxia, o esmero e a dedicação religiosa. Isso é bom, mas não é tudo o de que necessitamos para uma vida espiritual saudável. A liturgia pode trazer algum prazer, seja pela agitação de suas bandas eletrizantes ou pela suavidade do sopro do tubo que extravasa o dedilhar do teclado do órgão. Porém, nem um ou outro tipo de rito litúrgico, tem a capacidade de sustentar a fé e o poder, necessários em nós para as batalhas travadas no dia a dia. É preciso ter Jesus no coração e na alma. É preciso que estejamos confiados aos cuidados daquele que é maior que liturgias, placas denominacionais, códigos e estatutos. É preciso que essas coisas cedam a prioridade ao Bendito Salvador. No dia a dia, é Ele quem nos sustenta, pois sempre está presente. As demais coisas, às vezes tidas e havidas por nós como essenciais, são meios, e nunca, a grande finalidade da nossa fé. Nossa fé deve nos levar continuamente à presença de Cristo, pois Ele é o pão que desceu do céu para nos sustentar. Ele é a Água Viva que refrigera nosso viver no calor dos embates. Ele é o nosso Bom Pastor que sabe o caminho a nos conduzir às boas pastagens. Enfim, Ele é O Cordeiro de Deus, que na cruz se expõe por inteiro, e sem reservas. Que em amor, se entrega, para que sejamos perdoados e salvos. Ele é muito maior que tudo o que por muito valioso tenhamos, na prática religiosa que professamos, e tão ardorosamente defendemos. O templo é bom, suntuoso e apelativo. Mas Jesus é maior. Amém.

Senhor. Eu Te louvo e diante de Ti me prostro. De tudo o que de mais esplêndido existe, Tu és maior e mais digno de louvor e de honra. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit. Bíb. Salmo 138

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


LIBERTAÇÃO EM CRISTO     Lc.8:39b”...conta aos teus tudo o que Deus fez por ti.”

ANIBAL L. FRESCHI

Uma vida dominada pelo inimigo. Exatamente o inimigo, cuja existência e operações, muitos querem ignorar. O inimigo, capaz de levar uma pessoa ao mais profundo poço da existência infeliz. Aquele homem fora levado ao extremo de desprezar tudo. Nenhum cuidado com a sua aparência. Nenhum cuidado com a vida. Para ele, nada havia que merecesse investimento. Para ele, nada era importante. Alienara-se dos vivos para morar num cemitério. Diante dos olhos tinha apenas o quadro pintado pelo inimigo. Um quadro de derrotas e fracassos. Um quadro sem nenhum prazer. Um dia Jesus entrou na sua vida e colocou para correr, a legião dos demônios, que estavam no comando de sua vida. Jesus libertou o homem e o colocou numa posição muito diferente. Encontraram-no “vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus;”vrs.35b. Infelizmente, há muitas vidas sob o domínio do inimigo. Não aceitam que isso seja verdade. Então, vão se deteriorando em relação à tudo e a todos. Perdem tudo, sem perceber que estão perdendo. Elas precisam de Jesus Cristo. Elas precisam ser libertadas. Elas precisam ter diante dos olhos um quadro novo, pintado por Deus para elas. Elas precisam ouvir a Palavra de Deus. Você precisa ir até elas. Elas precisam de você. Amém.

Senhor. Dá-me palavras apropriadas à quem precisa enxergar um quadro novo de uma existência possível. Que eu seja portador de boas novas de salvação, cujas palavras sejam esclarecedoras. Dá-me poder e autoridade para isso. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Isaias 6: 1 - 8   

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


COMEÇAR DE NOVO    “tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.” Jer. 18:4b.

ANIBAL L. FRESCHI

Projetos são concluídos ou fracassados. Se foi concluído, e ainda restam energia e possibilidades para começar um novo projeto; por que não fazê-lo? Se houve fracasso, mas continua havendo disposição para tentar de novo; por que não? O problema às vezes são os outros. Começar de novo é desafiador para quem tenta fazê-lo, e também para quem se acostumou com o jeito antigo. “Que não hajam mudanças que me obriguem a aceitá-las!” Pensamos assim, porque não nos colocamos no lugar do outro. Pensamos assim, por puro egoísmo nosso. Se não precisamos recomeçar nada e estamos satisfeitos com as nossas coisas do jeito que estão, não significa que temos o direito de interferir no “começar de novo” do outro. É uma questão de respeito ao outro, não interferir nas suas decisões, na busca do que lhe for melhor. E, se você quer “começar de novo”, não se deixe influenciar por aquilo que não seja a sua consciência e determinação. Os outros têm as próprias.  Que se ocupem delas! Pode ser que o “começar de novo” esteja nos planos de Deus. Então a Ele recorra, para orientação e planejamento. O oleiro teve em suas mãos um vaso quebrado, que até o momento lhe era muito estimado. Mas quebrou-se. O que ele fez? Não se recolheu num canto desistindo da profissão. Ele fez do que lhe sobrou nas mãos, um novo vaso. Não quer dizer que tenha feito exatamente igual, mas era um novo vaso de grande serventia e satisfação. Converse com O Pai a respeito. Amém?

Senhor. Ao começar de novo, quero fazê-lo, segundo a Tua direção. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Salmo 25


quinta-feira, 15 de novembro de 2012


FORÇA AUXILIAR     Mat.9:2 ” E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito.”

ANIBAL L. FRESCHI

O que pode fazer aquele que não possui estímulo para fazer coisa alguma ? O que esperar de alguém que, mesmo sabendo ser preciso tomar alguma iniciativa, se vê sem nenhuma energia para isso? Sua única esperança, é que dele se aproximem pessoas dispostas e capazes para serem a sua força auxiliar. Auxílio para pensar (compreensão e decisão) e para agir (iniciativa e consecução). O texto nos apresenta uma pessoa, cujo universo se resumia a uma cama. Sua cama era o seu mundo, a sua realização. Nada mais importava para aquele homem. Porém havia pessoas que compreendiam e tinham para com ele boa vontade. Não lhe cobravam que fizesse alguma coisa, mas tomavam as iniciativas e faziam por ele, o que preciso fosse. E fizeram. Levaram-no até Jesus. Existem situações que se encontram além das nossas forças e acima da nossa capacidade. Nunca estão, porém, fora do alcance de Deus. Por mais desesperadoras que sejam a situação, o momento ou a crise; tornam-se passíveis de solução, quando recorremos ao Senhor. E mesmo para isso, uma pessoa no extremo do seu limite, precisa da ajuda de quem esteja disposto a caminhar até ela, para abraçá-la, e em oração, entregá-la aos cuidados do Senhor. Uma dessas pessoas pode ser você. Amém.

Senhor. Usa-me como força auxiliar para alguém, que não tem em si mesmo, a energia necessária, para luzir para a vida. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Mateus 25: 31 - 46   

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


ONDE ESTÃO ELES ?   Mat.9:2 “ E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito.”

ANIBAL L. FRESCHI

O texto nos apresenta várias lições. Uma lição muito importante para a igreja, encontramo-la na atitude das pessoas que se achavam envolvidas com o paralítico. Ele era alguém vencido por uma grave situação, que o mantinha impossibilitado para viver as delícias da vida. Aquelas pessoas compreendiam a situação e se envolviam para que ele fosse curado. Tal atitude me faz pensar na maneira como agimos com aqueles irmãozinhos, que vencidos pelo pecado  se acham desviados da comunidade. Às vezes nos referimos à eles com rancor, dando a entender que nós também estamos caídos, como eles, pois pecado, seja qual for a atitude ou sentimento, é pecado, (Leia 1ªJo.1:8-10). A eles nos referimos com desprezo e ironia, esquecendo-nos de que as forças celestiais estão muito empenhadas na sua reabilitação, o que nem sempre acontece conosco, que nos damos por satisfeitos por excluí-los e abandoná-los, (Leia Lc.15:1-7).  Nos esquecemos que são doentes, necessitados de socorro e tratamento,( Leia Lc5:31). É preciso ir atrás deles, orar por eles e com eles. É preciso amá-los e demonstrar que são amados, apesar da queda,(Leia Tg.5:19,20). Imagine se Jesus tivesse deixado de fora o apóstolo Pedro após a sua queda. Quanto teria perdido a Sua igreja, não é mesmo? Fazendo assim, agimos como igreja de Cristo. Caso contrário, sinto muito. Amém.

Senhor. Abre meus olhos para que eu possa enxergar e saber, se estou dentro ou fora, da Tua Igreja. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Lucas 15: 1 - 32

segunda-feira, 12 de novembro de 2012



OLHANDO NA DIREÇÃO ERRADA                    João 8: 9b. “acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, ...”

ANIBAL L. FRESCHI        

A Palavra de Deus tem o poder para fazer nossa consciência entrar em ação. Sem o desafio da Palavra, a nossa consciência se acomoda aos padrões e costumes dos pecados corriqueiros, e nada causa incômodo ou comoção. Só nos importamos com o erro, com as falhas e deslizes, quando praticados por aqueles que invejamos ou de quem cobiçamos alguma coisa. Aí, nos valemos de suas faltas para tirá-los do nosso caminho e  nos apropriarmos do que nos interessa. O pecado daquela mulher só ocupou a preocupação dos escribas e dos fariseus, quando o prestígio de Jesus perante o povo causou inveja na liderança religiosa daquela época. Então, usaram o pecado da mulher para provocar Jesus, e levá-lo a contrariar a lei de Moisés, com o que o acusariam de transgressor. Jesus, porém, os entregou ao crivo de suas próprias consciências: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra.”vs.7. Quantas vezes acusamos e julgamos os outros sem nos preocuparmos com nossos próprios pecados. Sem nos preocuparmos com o que os nossos pecados farão conosco se não forem extirpados e lançados fora. Convém deixar de lado esse hábito maldito de medir a vida alheia e nos dedicarmos  a cuidar da nossa própria miséria interior. Precisamos aproveitar o tempo para permanecermos diante do Senhor para tratamento de nossas enfermidades ocultas, e não sairmos de mansinho, como se nada tivesse a ver conosco. A mulher permaneceu, enquanto os demais julgaram ser suficiente fugir em silêncio. A mulher reconheceu que o Senhor tinha o que fazer na vida dela. Os demais evitaram que suas vidas fossem remexidas. A mulher esperou pela cura. E a cura veio: “ Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais.” Abramos nossos corações com todas as suas sujeiras sentimentais, para que o lavar regenerador de Cristo nos deixe limpos. Não nos escondamos por de trás dos pecados dos outros, enaltecendo-os, esquecidos de que os nossos próprios precisam ser varridos de nós. Apeguemo-nos à Palavra de Deus, para que ela nos sensibilize o bastante, e nos conduza ao arrependimento. Amém.

Senhor. Purifica-me de todos os meus pecados. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit. Bíb. João 8: 1 - 11    




sexta-feira, 9 de novembro de 2012





CÊRCO DIVINO       Sl.139:5 “ Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão.

ANIBAL L. FRESCHI

Nada existe que possa alterar os planos de Deus para nossas vidas, a não ser nós mesmos. O andar obediente nos coloca sempre sob a direção e proteção de Deus, para que a Sua vontade a nosso respeito, prevaleça. Isso é de grande importância, se considerarmos que vivemos num mundo marcado profundamente pela violência e pela maldade. Precisamos do cêrco do exército celestial de Deus. Precisamos da mão abençoadora do Pai sobre as nossas cabeças. Cada um de nós possui um alvo, uma meta a serem alcançados para a glória de Deus, e Ele tem interesse profundo em que as coisas corram da melhor maneira. Isso é o que devemos saber com relação aos nossos queridos. Por isso oramos por eles. Intercedemos por eles e os colocamos, pelas nossas orações, no altar do Senhor. Quando hostes infernais se preparam para o ataque, reconhecem de imediato que o cerco divino é intransponível. Quando maldições são lançadas, estas perdem todo seu efeito, quando sobre nossas cabeças descansam as abençoadoras mão de Deus. Não tema. Prossiga. Sirva ao Senhor por amor e não por medo, pois nada há que o inferno possa fazer contra aqueles que confiam e vivem na presença de Deus. Amém.

Senhor. Abençoa-nos e proteja-nos contra todos os dardos inflamados do inferno. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Salmo 91


quarta-feira, 7 de novembro de 2012


OBEDECER E CONFIAR      Gen.22:14 “...no monte do Senhor se proverá.”

ANIBAL L. FRESCHI

Nas terras de Moriá, um monte fora escolhido para simbolizar comportamentos a serem adotados por nós. Obediência e confiança. A obediência é fruto do nosso reconhecimento de que O Senhor possui autoridade sobre nós. Infelizmente, muitos querem servir à Deus, sem no entanto reconhecer a Sua autoridade sobre as suas vidas. Querem eles próprios determinar seus caminhos, agem como bem entendem e desprezam a autoridade de Deus, não aceitando que suas vidas a ela se submetam. Então, quando as coisas não dão certo, se revoltam contra Deus, esquecendo-se de que não se comportaram como servos obedientes, mas rebeldes. Que os frutos da sua rebeldia são a única coisa a ser colhida. Abraão tinha uma ordem horrível a ser cumprida. Uma viagem angustiante e longa a ser empreendida. Porém, havia no velho coração do patriarca uma enorme certeza: “Lá no monte, O Senhor proverá”. No monte da obediência, o que lhe era sombrio, seria substituído por uma providência nova. Não havia como roubar-lhe essa confiança, ainda que o momento  lhe fosse extremamente difícil, pois ele conhecia o coração daquele, que inúmeras vezes deixou à mostra o seu cuidado e misericórdia por ele. Por isso, estava confiante ao responder ao filho: “Deus proverá para Si, meu filho, o cordeiro para o holocausto.” Quando obedecemos, damos prova de que sabemos em quem temos crido. E assim, a confiança viceja bem ao lado, pois O Senhor é amoroso e fiel em todas as suas promessas. A parte que nos cumpre fazer, é a da obediência e confiança, pois o monte das provisões, estará sempre nas mãos dO Senhor. Amém.

Senhor. Perdoa-me quando não obedeci e não confiei como deveria. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Gênesis 22; 1 - 19

terça-feira, 6 de novembro de 2012


ONDE VOCÊ ESTÁ ?  Gn.3:9 “ E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?

ANIBAL L. FRESCHI

O telefone toca. Ao atendê-lo, logo vem a pergunta: Onde você está? Essa pergunta pode significar a preocupação de alguém, a ansiedade e a desconfiança. Quando O Senhor fez essa pergunta ao homem, Ele sabia da enrascada em que o homem se metera. Ele havia pecado, e agora, era um fugitivo cheio de justificativas. Acusava todo mundo pela situação. Deus enxergava isso. Porém o homem, ainda não se dera contas de quanto havia caído e de que continuava em queda, levado pela falta de humildade e excesso de arrogância. Então O Senhor, que um dia se empenhara na criação do homem, vem agora empenhado na sua salvação. Por isso a pergunta: “Onde estás”. Precisamos reconhecer nossa real situação, abandoná-la, e correr para junto da Graça Salvadora de Deus. Enquanto permanecermos na teimosia das nossas justificativas e desculpas, os benefícios da Graça não chegam até nós, pois não lhes damos espaço, por estarmos tão cheios de nós mesmos. É preciso que nos humilhemos diante de Deus, cientes de que não existe esconderijo ou recursos humanos que possam nos levar  à condição de filhos de Deus, salvos em Cristo, pois só o sangue de Cristo é a nossa propiciação eficaz. Enquanto nos mantivermos apoiados em nossa pseuda suficiência, a pergunta ecoará constantemente: “Onde estás?” Pois O Senhor nunca abandona a busca pelo que se perdeu em seus delitos e pecados, e longe da Graça, em vão se debate. Reconheça sua real situação. Onde você está, pode ser o fundo do poço e você ainda não se convenceu disso. Aceite o chamado divino, e permita que A Graça Salvadora te transforme totalmente. Amém.

Senhor. Aqui estou. Transforma-me. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb. Lucas 15:11 - 32

sábado, 3 de novembro de 2012


VAIDADE       Ecles.1: 1  “... Tudo é vaidade.”

ANIBAL L. FRESCHI

Quando o homem mais rico do mundo; o mais sábio; diz que tudo é vaidade, convém parar e refletir. Muitos sofrimentos são causados pela vaidade. Cometemos excessos por causa da vaidade. Não damos importância à simplicidade e nos deixamos influenciar pela exuberância. Isso se dá no campo da estética, das posses, nos exageros de coisas  que nunca conseguimos  desfrutar totalmente. Acaba que, outros, sem nenhum esforço,, desfrutam,Ecl.6:2. A vida se vai, e dela nada podemos levar. Então, quando poderíamos  aproveitar o fruto dos nossos esforços, não o fizemos, porque queríamos sempre mais,Ecl.5:10. O conselho do sábio pregador Salomão, é que vivamos no temor do Senhor, ou seja no reconhecimento da nossa inferioridade e dependência Dele. E mais: Que guardemos os seus mandamentos. Ou seja; que vivamos de maneira agradável ao nosso Deus. Então, quem sabe esteja na hora de frear um pouco o ritmo, na busca de mais coisas e nos dedicarmos mais à família, aos pequenos, porém necessários compromissos com os que nos cercam. Talvez um dia o arrependimento possa chegar. E cobrar: O que você fez com a família que O Senhor te deu?  Pense um pouco, se vale a pena tanta ambição. Amém.

Senhor. Que eu viva confortavelmente, porém sem os exageros que me tiram o tempo para desfrutar das melhores coisas  e que se acham bem próximas de mim. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Eclesiastes 12: 1-14

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


FINADOS           1º Sam.20:3 b. “...apenas há um passo entre mim e a morte.”

ANIBAL L. FRESCHI

Finados é lembrança; é saudade. Nossa memória se aviva com as lembranças daqueles que partiram. É momento de refletirmos sobre nossa convivência com eles. Se os fizemos saber o quanto foram amados e queridos. Houve tempo em que podiam sentir isso. Agora, não podem mais. Ignoram nossas manifestações, pois não ouvem nossas palavras cheias de ternura e reconhecimento. Não sentem o perfume das flores mais bonitas que depositamos sobre a laje fria. É também, momento apropriado, para pensarmos em como lidamos com aqueles que ainda estão conosco. O quanto os fazemos saber do nosso amor, da nossa apreciação, enfim, como são importantes para nós. Finados, é  tempo de colocarmos em ordem nossos relacionamentos. Além disso, é tempo adequado para refletirmos sobre nossa própria morte, pois ela está distante de nós  apenas à um passo. Seja largo ou curto, o passo, essa é a nossa distância da morte. Ela chegará, pois ela é parte da nossa caminhada. Não há como evitá-la. E quando por ela passarmos, o que haverá nos esperando? Como será depois?João escreveu no livro do Apocalípse, que os que morrem no Senhor, descansam de suas fadigas e são felizes na medida em que as suas obras, registradas em sua consciência promovem leveza e bem estar, Apc.14:13. A pergunta é: Temos lembranças de conforto? ou, de tormento ?, para nos acompanhar na Eternidade? Essa providência precisa ser tomada, antes que o passo aperte, e nos defrontemos com a nossa própria morte. Isso fazemos, ao confessarmos nossos pecados aO Senhor. Apelarmos pelo Seu perdão e nos entregarmos sem reservas à Ele. Finados é um bom dia para decisão tão importante. Amém.
 Senhor. Perdoa-me de todos os meus pecados e escreve meu nome no Livro da Vida. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Lucas 16: 20 - 31  

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!