Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

sábado, 30 de junho de 2012



CONVERSA COM O ESPELHO     Prov. 17: 17 “ Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão .

 ANIBAL L. FRESCHI

Diante do espelho, a mulher se olhava, contemplando no rosto as marcas deixadas pelo tempo vivido. Lentamente, viajou serena, ao tempo da sua juventude, quando diante do espelho, eram marcas de espinhas que contemplava revoltada, em vésperas de alguma festa ou encontro. Suspira profundamente e volta ao presente, às marcas que agora são o registro da história da sua vida. Capítulos cheios de lagrimas e dores, mas também de risos e amores. Nessa história, quantos personagens figuraram! Cada um no seu papel. Uns vilões, outros heróis. Uns causaram grandes danos, enquanto que outros se comportaram feito anjos, a cuidar, consolar e incentivar. Uns, se fizeram de tropeços. Outros, de pontes seguras, para que sua história seguisse viagem. Diante do espelho, a mulher contemplava sua história, nas marcas incrustadas em  seu rosto. Então, decidiu desprezar os vilões e suspirou pelos heróis. Todos nós estamos cercados dos mesmos personagens. Estão presentes no nosso quotidiano. Alguns são puro prejuízo, enquanto que outros são verdadeiras bênçãos. Erramos e cometemos injustiça ao despender tempo remoendo os feitos daqueles que nos prejudicam, enquanto mantemos em esquecimento completo os verdadeiros amigos, heróis e anjos que aquecem nossa vida com suas calorosas presenças. Esses; vivem celebrando até nossas mais insignificantes conquistas, pois o que querem muito, é que nos demos bem. Assim se comportam, porque são do bem. Eles acreditam em nós e apostam em nossas possibilidades. Não esperam que sejamos perfeitos, mas compreendem quando falhamos e nos desafiam a tentar outras vezes. Mas é bom lembrar que o espelho denuncia o correr da nossa história e que esses personagens também escreveram importantes capítulos nela. Diante do espelho essas boas lembranças nos pegam de surpresa e então, sem perceber, um sorriso se esboça e um profundo suspiro explode do fundo das nossas mais escondidas memórias, fazendo-nos lembrar de quem nos fez tanto bem. Se há pessoas em sua vida com esse quilate, manifeste urgentemente o seu reconhecimento pelo que foram, e pelo que ainda são na história de sua vida. Uma palavra que explicite sua gratidão pode ser oferecida, ainda hoje. Depois, poderá ser muito tarde, E o que te restará, quem sabe; serão algumas marcas a mais, e essas, muito profundas. São muito profundas as rugas da saudade, pois elas, refletidas no espelho, nos dizem todos os dias:  “NUNCA MAIS”.

Pai Santo. Abençoa esses valiosos presentes que colocaste ao meu alcance. Cuida deles, meu Pai. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Prov. 27: 9 - 10

sexta-feira, 29 de junho de 2012


O TRONCO E O MACHADO  Is. 46: 4 “ Até à vossa velhice eu serei o mesmo”


  ( PARA A MELHOR DAS IDADES )


ANIBAL L. FRESCHI


O lenhador percorria a floresta a escolher as árvores a ser derrubadas. Parou diante de um velho tronco de carvalho, que a despeito de não possuir galhos e folhas, se mantinha em altiva e ereta postura. No entanto, chegara a sua hora, pois o lenhador já empunhava com disposição o seu bem afiado machado. Soou pela floresta o som do impacto da primeira machadada, ao mesmo tempo em que se partia o cabo da ferramenta, para surpresa do lenhador. Nunca lhe acontecera antes, tal acidente. Assim, encerrava-se antecipadamente o seu dia de trabalho, enquanto permanecia em inalterada postura, aquele velho e teimoso tronco. Somos como troncos, que apesar de havermos perdido no tempo as folhas e os galhos da juventude festeira e reprodutiva,  nos mantemos firmes e concentrados sob os céus, ainda que sob raios e machadadas, que se esforçam por nos tirar o sossego. Mas o fato, é que somos de fortíssima cepa, alimentada por nutrientes poderosos, que nos transferem a excelência vigorosa da resistência à tudo que nos possa ameaçar. Assim envelhecemos e nos despimos, solitários, de folhas e de galhos. Nada mais que possamos ouvir ou enxergar, será surpreendente demais, para quem acumulou, nas experiências da vida, uma visão melhor e superior. Embora aparentemente de fácil abatimento, não é assim que somos. A seiva que nutre a nossa existência, vem do céu que nos contempla. Vem de Deus que nos assiste. Ela é por nós sorvida, toda vez que nos debruçamos sobre a Bendita Palavra de Deus, e dela extraímos vigor e luminosidade para essa nossa caminhada, que em muitos trechos nos sentimos sozinhos, às expensas dos nossos próprios recursos pessoais. Essa Palavra é pura e genuína consolação, ao nos falar de Deus e sua insistência em estar conosco até às cãs. Os machados certamente virão. Suas hastes, no entanto, são de fibras inferiores e insuficientes, que se quebrarão e se frustrarão, enquanto permaneceremos incólumes, pela natureza divina do alimento que nos sustenta, até que haja passado tempo bastante, e chegue a hora de sermos tombados, para então, feitos e lembrados como pontes que facilitaram a caminhada de tantos, rumo a existências melhores. Mas por enquanto, continue sendo tronco e nunca, na vida de quem quer que seja, um machado. Amém.

Senhor. Obrigado por teres me dado uma vida tão cheia de experiências. Certamente serão elas na minha memória, a interlocução, que de outra forma não terei, pelo não ouvir direito e tampouco bem enxergar. Obrigado, meu Pai por me garantires antecipadamente, minhas lembranças, como futuras companhias. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Salmo 103: 1 - 5

   

A VOZ DA FÉ       Lc.8: 50 “ Não temas, crê somente...”

ANIBAL L. FRESCHI

O Senhor ouve e vê todas as coisas. O Senhor viu um pai prostrar-se aos seus pés. Todos sabiam quem era aquele homem. Tratava-se de uma autoridade local, respeitada e tida em alta consideração,  que estava enfrentando um momento difícil, um grave problema de enfermidade na família. O que O Senhor ouviu daquele homem? Uma ordem? Não... O Senhor ouviu uma súplica: -“Visita a minha casa”. Era a voz da sua fé. Só a presença de Jesus poderia mudar o clima na sua casa. O Senhor ouviu isso. O Senhor compreendeu o que se passava naquele coração; sofrimento, mas também confiança. Tudo o que médicos e medicamentos tinham para oferecer, foi amplamente utilizado, porém sem sucesso. Então aquele pai concluiu que nem todos os recursos do mundo podem satisfazer todas as necessidades da vida. Há coisas que somente Deus pode fazer. Aquele pai decidiu ir pessoalmente à presença dO Senhor. Não mandou alguém em seu lugar pedir oração. Não. Ele foi pessoalmente dizer, quão importante era a bênção que esperava receber. Sofrimento, mas também confiança. E essa confiança o manteve ao lado dO Senhor na espera. Esperou o tempo todo. E enquanto esperava, aprendeu coisas muito importantes que fortaleceram ainda mais a sua fé. As notícias que lhe chegavam de casa, não eram nem um pouco animadoras, mas ele sabia que não era mais o tempo de ouvir aos homens, mas de ouvir a Deus, e durante a caminhada ouviu dO Senhor uma palavra oferecida a uma mulher desenganada pelos médicos: “ Filha a tua fé te salvou. Vai-te em paz”. Como precisamos ouvir isso! É tudo o que necessitamos na hora da tristeza e da dor. Salvação, paz ! Como queremos isso para substituir o desespero! Pois é isso que O Senhor pode fazer, ainda que tudo esteja dando errado na esfera dos recursos humanos. Assim, quando chegaram à casa, O Senhor permitiu que apenas Pedro, Tiago, João e os pais entrassem com Ele. Os demais nada mais podiam fazer. Aquele era o momento de Deus. E Deus agiria naquele momento. O resultado foi a cura, a restauração. Nossa fé precisa ser mais que um amontoado de palavras. Nossa fé precisa ter voz própria que se traduza em comportamento. Comportamento de confiança e paciência, enquanto Deus coloca a casa em ordem. O Senhor não presta muita atenção no que falamos, mas em como falamos. E se houver fé em nós, e ela falar; a ela O Senhor responderá também, com atitude de Salvação e Paz.

Senhor. Ouve o clamor de minha alma e tem misericórdia de mim. Dá-me, Pai Santo, Salvação e Paz, nesta hora de temores e de dores. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Salmo 31: 24    

terça-feira, 26 de junho de 2012


QUANDO A DOR CHEGAR   Salmo 22:24 “ Pois não desprezou nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro”.

ANIBAL L. FRESCHI

A dor daquele pai tocava fundo na alma de todos. Perdera sua filha adolescente num acidente de carro, dirigido pelo namorado na disputa de um racha. Deram-me a trágica notícia e ao mesmo tempo me informaram que o pai desesperado, não permitiria o sepultamento da filha enquanto eu ali não chegasse. Senti-me o mais incapaz dos homens diante daquela situação. Durante a viagem eu pensava no que fazer e no que dizer à família. Então orei. Orei muito ao Senhor. Mostrei-me por inteiro aO Senhor. Desnudei toda a minha incapacidade e Lhe supliquei que tivesse compaixão de todos. Ao chegar, deparei-me com um quadro da maior desolação. O pai veio ao meu encontro mostrando no olhar um triste e desesperado pedido de socorro. Logo atrás a mãe com o semblante carregado de tristeza pela dor e pela culpa. Ela permitira que a filha fosse ao encontro do namorado sem o conhecimento do pai. Nessas horas, têm-se a impressão de que o tempo pára para  sempre e que a tristeza e o sofrimento se perpetuarão. Mas não é assim. A roda do tempo não vai parar, e o tempo será o instrumento que Deus usará para a superação. Enquanto isso, Ele nos abriga e nos consola, na medida em que o tempo passa. O Senhor nos dá a conhecer as suas feições de compaixão, piedade e sustentação até que passado o tempo, cheguem experiências melhores. Assim é nosso Deus.Presente  em todas as circunstâncias. Assim é nosso Deus. Nunca nos abandona. Ele nos abriga e nos oferece doce consolação quando a dor chega. Davi sabia disso; “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...”Sal.23:4 Amém.

Senhor. Tem compaixão de nós nesta hora de sofrimento e de dor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb. Salmo 30.

segunda-feira, 25 de junho de 2012


MESMO ASSIM, TE AMO TANTO... !!!  Cânticos de Salomão 6: 1 “Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Que rumo tomou o teu amado? E o buscaremos contigo.

ANIBAL L. FRESCHI

Porque as pessoas se casam? Talvez se decidam pelo casamento, pela influência que o namoro exerce. O namoro é um período muito utilizado para propagandas. Propaganda da boa educação e dos bons modos. Propaganda da consideração, da atenção e interesse, mesmo que por pequenas coisas, como uma unha lascada. Propaganda da compreensão e do apoio. Propaganda do amor, da ternura e do carinho. Propaganda da segurança. E então; quem resiste? É de se esperar que tanta propaganda acabe levando pessoas ao casamento, por lhes parecer que assim possam perpetuar tudo de bom que provaram no tempo do namoro. O problema é que a convivência expõe e põe à prova, tudo aquilo que somos na realidade; nossa limitação quanto à paciência, ao tempo de que dispomos, enfim nossa incapacidade de ser e fazer tudo o que o namoro insinuou. Então, precisamos cuidar para amenizar as decepções. Eu disse: amenizar. Não há relacionamento que não seja afetado por desgostos e aborrecimentos. Todos têm as suas surpresas. Mesmo assim, é possível ganhar alguma coisa. Às vezes, até muitas coisas. É preciso ter em mente, que ninguém é infalível. O papa não é infalível, você não é infalível, tampouco a pessoa que você tem ao seu lado. Alguns são melindrosos demais, outros cascas grossas demais, gerando relacionamentos espinhosos. Mesmo assim, é possível separar os espinhos e saborear o peixe. Não perca tempo se esfregando nos espinhos. Acaricie a rosa, contemple-a. Namore e aproveite o que essa pessoa tem de bom. Lembre-se; espinhos e defeitos, todos têm. Essa é a pessoa que te cativou e te despertou sentimentos bons. Redescubra-a. Reconquiste-a e permita-se ser reconquistado por ela. Para isso, cuide daquilo que o tempo ainda não te roubou. Seduza-a e se deixe seduzir  por ela. Hoje você pode dizer a ela algo mais verdadeiro do que um simples “eu te amo”. Você pode dizer:”Eu te conheço bastante, e ainda assim te amo”. Vamos tentar?

Senhor. Recupera em mim os sentimentos que me fizeram enamorado e feliz, mas que se perderam nos atritos da convivência desgastante. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Prov. 17: 14 

quarta-feira, 20 de junho de 2012


O PÚLPITO
1ª Tim. 4: 9 “ Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação”.

ANIBAL L. FRESCHI

O púlpito é apenas um símbolo. Nada mais do que isso. Não se presta à idolatria, nem à veneração. Como símbolo, o púlpito deve ser observado e respeitado, por aquilo que ele representa e quando representa. O púlpito é um símbolo da comunicação de Deus com a congregação. Dele, esperam-se mensagens que edifiquem, confortem e exortem o povo de Deus. O púlpito deve ocupar primazia em relação ao altar, uma vez que o mais importante é a mensagem que Deus nos envia, para ser obedecida e tornar o ouvinte praticante, numa bênção,1ª Pe.2: 5...”sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, afim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo.”Primeiro a edificação, a informação, para depois o oferecimento, a decisão. O púlpito deve se prestar a edificação, promover esclarecimento, produzir maturidade e então, conduzir os ouvintes à frutificação. Porém, nem sempre isso acontece. Infelizmente despejam-se do púlpito entulhos e mais entulhos, levando a congregação à estagnação espiritual por demonstrações vaidosas de muito saber, ou ao ensino ridículo de práticas supersticiosas trazidas das trevas e que se mantém como peias e cabrestos para manter prisioneiros os seus adeptos.  Muitos são os que vivem sob o domínio e vontades de suas lideranças, pelo medo de maldições. Todo aquele que ocupa o púlpito, deve fazê-lo na consciência da grande responsabilidade que tem: Entregar uma mensagem de Deus para o povo de Deus. Se levado à sério, o púlpito proporcionará vida saudável à comunidade, crescimento qualitativo e quantitativo, pois são muitas, as alma famintas que já se cansaram de ser usadas e abusadas por falsas promessas, de mensagens cujas origens são bastante duvidosas. A Palavra é fiel. Não há de se temer ou hesitar em pregá-la, pois fiel é também O Senhor que vai trabalhá-la no coração do ouvinte, após termos cumprido a nossa parte como arautos fiéis. Amém.

Senhor. Abre meus ouvidos e dá-me entendimento, antes que a minha boca se abra para anunciar o que for. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit. Bíb. 2ª Tim. 4: 1 - 5          

E AGORA !? Salmo 121.1 “ Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”

ANIBAL L. FRESCHI


Uma pergunta inquietante para situações desconfortáveis: “De onde me virá o socorro?” Pensamos no que fazer; em como fazer, e nada. Nenhuma idéia, nenhuma saída. Sentimos que esgotamos todas as alternativas, sem nenhuma perspectiva de solução. E então? Como ficamos? O profeta Elias vivia sob a provisão divina. Suas necessidades eram providas pelo Senhor a quem servia. Um dia, a fonte que lhe fornecia boa água, secou-se. “Bem”,- pensou Elias,- “O Senhor vai providenciar outra fonte, ou então algum milagre que favoreça a restauração dessa fonte seca”. Mas não foi assim que Deus agiu. De modo pouco simpático aos brios de um homem de bem, o Senhor ordenou que fosse viver as expensas de uma mulher. Uma mulher viúva, além disso, tão pobre que mal podia sustentar-se. E mais; dela dependia um filho. Essa mulher estava prestes a preparar para si e o filho, a última refeição e então esperar pela  morte. Quem sabe essa mulher tivesse na mente a mesma pergunta: “E agora ?”. Quem sabe até o profeta, olhando para a sua situação diante da fonte seca, tivesse feito a mesma pergunta: “E agora?”. Conosco acontece às vezes de olharmos para os amontoados de dificuldades e problemas que nos sufocam, e perguntarmos: “ E agora?”. O agora para Elias significava deixar de lado seus pudores e obedecer, submetendo-se à uma situação pouco confortável para um homem. O agora daquela mulher significava acolher de bom grado aquele que aparentemente seria um peso à mais para sua vida. Contudo, para Deus, aquele agora era a oportunidade para abençoar um ministério que Lhe era precioso e a uma família que precisava aprender que Deus não só nos abençoa com sustentos materiais, mas acima de tudo nos dá vida. Talvez o que você tenha experimentado ate agora, sejam apenas acessórios para a vida: Um emprego, saúde, amigos, condição social. Mas saiba, que acima dos montes de coisas que você está acostumado a contemplar, e que te dão uma sensação de segurança, se encontra Deus. Acima de tudo o que te pareça segurança e satisfação, está O Senhor. Se nalgum momento você procurar algum monte de qualquer coisa para garantir-se e nada encontrar, olhe para o céu e clame ao Senhor. Abra os seus pulmões e solte o seu pedido de socorro. O Senhor quer fazer reviver tudo aquilo que você deixou morrer nessa correria por conquistas de coisas. O Senhor quer para você algo mais que uma simples passagem por esse mundo. O Senhor quer ver você de bem com a vida e com todos que te amam. Olhe mais acima. Não se contente apenas com uma boa vida, pois O Senhor tem para você a melhor vida. Vida com sentido, e satisfação. Mas para isso, eleve também os seus olhos e certifique-se de que é de Deus que você espera o livramento e as provisões, “Confia ao Senhor os teus cuidados e ele te susterá... Sal.55: 22”

Senhor. Socorre-me em minhas angústias e sofrimentos, nas horas em que me desaparecem as alternativas e soluções. Sê Tu, meu Pai, o meu amparo e segurança, para todos os momentos da minha vida. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. 1º Reis capítulo 17

sábado, 16 de junho de 2012


MEA CULPA
Gênesis 4: 9 “ Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei: Acaso sou eu tutor de meu irmão?

ANIBAL L. FRESCHI

Marcelo andava cabisbaixo. Marcelo estava muito mudado. Era comum encontrar Marcelo de rosto alegre, bem disposto, boa conversa. Ultimamente não. Marcelo andava triste, figura desleixada. Marcelo estava quieto demais. Discretamente conversei com seus familiares e me pareceu que embora notassem alguma mudança  em Marcelo, não achavam que devessem se preocupar... Marcelo será sepultado à tarde. Marcelo cometeu suicídio. E nós, como ficamos? Onde falhamos? Estou certo de que poderíamos ter feito mais por Marcelo. Mas e agora? Vamos conviver com essa culpa. Podemos até nos desculpar e não querer assumir. Mas é fato que na história de Marcelo ficou registrada a nossa muita ou pouca omissão e desinteresse. O silêncio de Marcelo deveria ser ouvido e não ouvimos. O semblante de Marcelo revelava tristeza que ignoramos, afinal outras eram as nossas prioridades. Daqui para frente haverá na história de quem conviveu com aquele jovem, um capítulo especial que não poderá deixar de ser lido. Quantos Marcelos você conhece? Quantas pessoas estão carentes da sua atenção, da sua compreensão, do seu tempo e do seu interesse? Não é muito o que elas silenciosamente estão pedindo. Nada que não possamos fazer agora. Mais tarde,será tarde, e então só restará a nós a lembrança do nosso desamor. Esse fato nos remete a uma reflexão sobre tudo aquilo que está desaparecendo por causa do nosso descuido. Valores estão morrendo por não incentivá-los na vida daqueles que se acham sob a nossa responsabilidade. Sabemos da importância que têm, no entanto não nos aplicamos a ensiná-los como convêm. A família denuncia os males que a afligem e assolam. Porém nós não nos damos conta da situação, até que a percamos. Pode ser que você esteja perdendo algo muito importante sem fazer nada para impedi-lo. Mais tarde, será muito tarde. Observe os apelos silenciosos de teus relacionamentos. Desligue-se um pouco das coisas que te impedem a  uma atenção maior àquilo que um dia foi a sua grande busca e prioridade. Aja enquanto há tempo. Quanto ao Marcelo? Que ele descanse em paz. Amém.

Senhor. Abre meus olhos e ouvidos para enxergar a situação e os apelos daquilo e daqueles que por descuido estou perdendo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.Eclesiastes 4: 9 - 12

sexta-feira, 15 de junho de 2012


IMPUTAÇÃO   Tito 3: 5 “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo  sua misericórdia...”

ANIBAL L. FRESCHI

Há grande diferença entre Justiça divina e Justiça do homem. A justiça do homem pretende estabelecer um comportamento moral que satisfaça suas próprias expectativas do que seja o bem e o mal. Logo, o parâmetro para determinar atos de justiça é a própria consciência. Porém há um problema. A consciência está prejudicada, sufocada e enferma pelo egoísmo. O egoísmo coloca acima de tudo suas próprias intenções manifestadas nos desejos e vontades. Então a consciência prejudicada e doente estabelece padrões de julgamentos tendenciosos. Assim, haverá sempre alguém em vantagem em detrimento da desvantagem de outro.  Is.64: 6. A justiça divina no entanto, chama as atenções para Deus. Nessa mudança de foco, nos deparamos com uma referência isenta de maus sentimentos, porém santa, pura e incondicionalmente amorosa. Trata-se de proposta ideal para o ideal procedimento. Para caminharmos nessa direção, precisamos reconhecer que estamos subjugados pelo eu próprio, de natureza corrompida, que se transmite por gerações. Rom.5: 12. Esse eu próprio precisa dar lugar ao surgimento do novo; uma nova natureza, um novo propósito. Ao nascimento de uma nova criatura, mas que não acontecerá enquanto viver o velho eu próprio. Isso sugere que o velho eu próprio precisa ser renunciado e isso, na cruz que ostenta o Cristo sacrificado, no Cristo, em cujo sacrifício foi imputada a nossa culpa e condenação. Pensar no Calvário e render-se ao sacrifício feito em nosso favor. Essa rendição e renuncia é dolorosa, pois nosso egoísmo e suas vontades serão esmagados na cruz de Cristo. Em suma, o velho homem precisa partir. A velha natureza precisa morrer. Por não possuirmos a dimensão que a gravidade do pecado alcançou, somente quem possuir tal dimensão em qualidade oposta, ou seja, em santidade absoluta, é que pode nos substituir no acerto da infinita dívida. E esse é o próprio Deus encarnado, na pessoa do Filho. Deus Santo assumindo as feições horríveis do pecado em julgamento, nele imputada a nossa culpa, para alcançarmos perdão e Salvação. Amém.

Senhor. Graças Te dou pela Salvação em Cristo Jesus. Amém.

Leit. Bíb. Fil.3: 7 - 11

segunda-feira, 11 de junho de 2012


A USINA        Sl. 51: 10 “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro.”

ANIBAL L. FRESCHI

Certo fazendeiro mantinha em sua propriedade uma pocilga. Os dejetos eram escoados numa fossa, vedada com enorme tampa de concreto, mas que mesmo assim produzia um mau cheiro insuportável. As moscas atormentavam tanto, que um simples bate papo por ali, era impraticável. Certo dia, aquele homem foi ao banco e contratou um empréstimo; ajustou pessoal especializado; comprou o material necessário e construiu naquele lugar, uma pequena usina elétrica, que acabou com o mau-cheiro, as moscas, e ainda lhe rende um bom dinheiro com a energia fornecida. Um coração cheio de ressentimentos se parece com uma fossa cheia dos dejetos de porcos. É de difícil convivência. É contagioso pela fermentação daquilo que deveria ser jogado no mar do esquecimento, mas que permanece ali produzindo as piores vibrações. Esse coração precisa de tratamento especializado. E isso não é serviço para qualquer pessoa fazer, pois qualquer erro pode provocar danos irreparáveis a todos. Nós não entendemos o que acontece dentro do coração e não há quem entenda. Nem mesmo um conhecido de longa data e que seja muito íntimo. Aquilo que foi semeado no coração, um dia acaba germinando, crescendo, florescendo e até frutificando. Nessa ocasião, poderemos sorrir por causa de boas recordações ou chorar por experiências desastrosas do passado. Essas últimas têm o prazo de validade maior, ficam mais tempo em nós e produzem maus odores que sufocam os olores das boas lembranças. É preciso construir uma usina, e transformar os efeitos ruins daquilo que já passou, em aprendizado para novas e promissoras experiências. O Senhor é quem pode fazer isso. Ele fará, na medida em que abrirmos nossos corações com todos os traumas  para serem tratados por Ele. Se necessitarmos do Seu perdão. Ele nos perdoará. Se necessitarmos conceder perdão. Ele nos ensinará como fazê-lo. O Senhor é a única pessoa apta a tratar de nós sem pôr em risco quem quer que seja. Por isso, inicie com Ele o tratamento do seu coração, da sua alma e passe a ser uma usina que fornece utilidades, luminosidade, alegria e bem estar a quem estiver por perto. Vamos sair dessa fossa? Amém?

Senhor. Eu te peço em nome de Jesus Cristo, que abençoe a minha vida para que eu seja inspiração e nunca uma decepção para quem estiver do meu lado. Amém.

Leit. Bíb. Salmo ; 139

domingo, 10 de junho de 2012


DIA DOS NAMORADOS    Prov. 20: 5  “Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los”.


ANIBAL L. FRESCHI

A fase do namoro é fantástica. Tudo fica diferente. A auto estima sobe, o olhar fica festivo, as emoções fervilham. O telefone toca e é atendido enquanto o coração dispara. A simples menção do nome da pessoa, faz desligar a atenção de tudo mais. Cada detalhe é guardado com carinho. Assim é o namoro. Fase de arrebatamentos. O grande problema é que tudo isso acaba neutralizando as percepções para formação de juízo sobre a situação. Diante de mim, aquela jovem parecia mais linda que nunca. Estava em êxtase. Viera apresentar-me o tão esperado namorado. Moço de postura fina, fala educada. Era todo gentilezas. Parecia o tipo ideal para qualquer jovem sonhadora. Dias depois, a decepção. Tratava-se de um aproveitador e explorador de sonhos e sentimentos. Era uma farsa, um estelionatário procurado pela justiça. Aquela jovem era a sua mais recente vítima. Mas como saber, diante de figura aparentemente irretocável? É muito difícil perceber detalhes negativos quando a mente e o coração estão dominados pelo fascínio. Por isso, por mais inebriante  que seja a fase do namoro, é preciso fazer dela a oportunidade para descobrimentos e conhecimentos sobre a pessoa. Manter um pé atrás faz bem. Pedir sabedoria a Deus, é melhor ainda. Jer. 17:5 “ Maldito o homem que confia no homem”; e ainda Jer. 17:7 “ Bendito o homem que confia no Senhor”. O medo de ficar sozinho tem levado muitos a relacionamentos, que uma vez passado o entusiasmo do namoro, se transformam em infernos para suas vidas. Vá devagar. Estude bem o terreno. Valorize os detalhes, não justifique as pequenas mentiras, afinal pequenos pedregulhos é que provocam grandes escorregões, as pedras grandes, percebemos com facilidade e as contornamos. Procure saber onde residem as verdades. Dê a si esse presente. Peça à Deus direção. Deus te dará o que for melhor para você. Amém.

Senhor. Abre meus olhos para enxergar em detalhes a situação que estou vivendo. Livra-me de sofrimentos futuros por ter sido precipitado em minha escolha. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.1ª Cor. 6: 19 - 20

sábado, 9 de junho de 2012


SEMEANDO SUPERAÇÕES      Ecles.11:6 “ Semeia pela manhã a tua semente”.

ANIBAL L. FRESCHI

Um querido e admirado pianista, viu-se tolhido de exercer seu ofício, por causa de graves problemas que comprometeram os movimentos de suas mãos. Seria de esperar que saísse de cena, não fosse o seu grande amor pela música. Ele mudou de posição, de estratégia e tornou-se um maestro. Tanto empenho e envolvimento o estão trazendo de volta aos teclados, pois suas mãos, estão respondendo novamente ao comando de sua mente. Uma esposa dedicada à vida doméstica do lar, repentinamente viu-se abandonada pelo marido que lhe proporcionava vida de grande conforto. Nada sabia fazer, além de cuidar da casa. Contactou algumas pessoas, que a contrataram para fazer a limpeza de suas casas. Não demorou e ela organizou uma equipe de mulheres. Aumentou a clientela, o negócio prosperou e tudo acabou bem. Isso se chama superação. São incontáveis os exemplos de superação. Tudo depende do modo como enxergamos a nossa condição. Podemos nos render ao lamento das deficiências ou nos entregarmos à exploração e exercício daquilo que ainda possuímos. A primeira opção nos torna dotados de sentimento de derrota sob o fardo da inutilidade e frustrações, enquanto que a segunda, nos faz empreendedores à caminho do sucesso, colecionando troféus de novas experiências e conquistas. Por isso, temos motivos para celebrar a vida com tudo o que ainda possuímos, seja muito ou seja pouco, não importa, é nosso. O Senhor disse que os olhos determinam a situação do corpo. Quer dizer; a vida sofre a influência da nossa visão sobre ela.Mat. 6: 22 “ Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”. Certa ocasião o Senhor disse a um pai desesperado: “Tudo é possível ao que crê”.Mc.9: 23. Quem sabe esteja na hora de você prestar atenção nas tuas possibilidades. Tuas perdas são a oportunidade para aquilo que te sobrou. O que você possui, ainda que seja pouco poderá se transformar no suficiente, pelo exercício de um novo olhar. Olhar de quem acredita ser possível fazer mais. Olhar de quem acredita que o agora é o melhor momento para iniciar uma nova construção. Salomão nos ensina em Ecles.11: 4:” Quem somente observa o vento, nunca semeará”. As tuas possibilidades, sejam quais forem, são as tuas sementes, que se trabalhadas, frutificarão, te darão produtividade na vida. É preciso olhar direito para a situação e descobrir o que restou, e então sob as bênçãos de Deus fazer produzir. Você verá então, que tudo pode ser melhor a cada dia, a cada semeadura. Amém.

Senhor. Sob as Tuas bênçãos eu me lanço a um novo começo. Pouco eu sei e pouco eu posso fazer, mas creio que os resultados serão suficientes para as minhas necessidades. Abençoa-me, em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. João 6: 1 - 13

quarta-feira, 6 de junho de 2012


DESEMBARAÇANDO-SE PARA A BATALHA  -  I Samuel 17: 39 “ Então disse Davi a Saul : Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si”.

ANIBAL L. FRESCHI

Privilégios podem atrapalhar. Usar a armadura pessoal do rei, seria para Davi um privilégio muito grande. Se destacaria diante da tropa de Saul, demonstrando seu enorme prestígio junto ao  rei. Porém, diante do inimigo Golias, isso representaria o que? Apenas um servo de Saul. Nossas credenciais podem revelar situação econômica, intelectual, etc. Mas que efeito produzem aos olhos do inimigo da nossa alma? Podemos gozar do prestígio do exercício de algum ministério brilhante aos olhos do povo. Porém se é apenas com isso que entramos nas batalhas, é certo que seremos derrotados. E o impacto será tão grande, quanto for o tamanho do prestígio. Médico infectologista de grande conceito no estado, aquele irmão comparece na sede da comunidade duas tardes por semana, para lavar e desinfectar os banheiros. Sua alegação para não aceitar um cargo, ocupar o púlpito é sempre a mesma: “ Apenas faço o que sei fazer bem feito”. Infelizmente muitos querem fazer o que lhes dê visibilidade e prestígio. Vivem de olho na armadura de Saul. Querem o ministério pelo prestígio e não pelo chamado divino. Se um dia caírem e perderem o prestígio, desaparecerão do mapa. E, se aposentados, não ocuparem mais os primeiros assentos, se tiverem de ceder “seus” púlpitos aos mais novos; entrarão em crise. Não sabem viver longe do prestígio, pois é ele que os incentiva. Muitos não se contentam em ser chamados apenas de irmãos. Acham o máximo ter o título na frente. Quanta miséria! Davi não foi um servo dos prestígios. Davi era servo do Senhor dos exércitos. E foi esse nome que declarou ao inimigo na hora da batalha, e enquanto o inimigo pensava... pensava... no que seria esse nome, uma pequena pedra o levou ao nocaute. Davi não era um servo dos privilégios deste mundo, mas servo do Senhor. Servo do Senhor é servo que ora incessantemente, que vive em obediência ao seu Senhor, que tem respeito por tudo o que diz respeito às causas do seu Senhor. Servo assim, quando cai, não é levantado pelo prestígio, pois este foge imediatamente às quedas, mas é levantado pelo Senhor, “ se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” Sl. 37: 24. Davi ganhou batalhas e perdeu batalhas, mas foi o Senhor quem o levantou de todas as suas quedas, pois não se escondeu diante das possibilidades de novos ferimentos, “Porque  sete vezes cairá o justo, e se levantará”. Se o que te dá apoio é o  prestígio do cargo, cuidado, caso você caia, você poderá desaparecer. Mas se for Deus a sua armadura, o seu aparato de batalha, então os teus opositores e inimigos perderão os dentes de tanta raiva. Davi termina seus dias em grande estilo. Um homem que sabe o que é viver em batalhas sob a armadura de Deus. Que serve pelo chamado de Deus e não pelos privilégios que o cargo confere. Sabe que as quedas não são capazes de eliminar do coração do verdadeiro vocacionado, o chamado divino e imutável do seu Senhor. Então Davi na sua velhice, chama a seu filho Salomão e lhe ordena:” Coragem e sê homem” I Reis 2: 2. Davi podia fazer isso. Amém.

Senhor. Confirma a cada dia no meu coração, a Tua vontade para a minha vida. Livra-me da presunção e das ciladas de prestígios e privilégios. Quero ser nada, para que sejas tudo em mim e no que eu fizer. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit. Bíb. Salmo 35             

segunda-feira, 4 de junho de 2012


ALGUÉM ORA POR VOCÊ         Tiago 5: 13 “ Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração”.

ANIBAL L. FRESCHI

Madrugada. É lua cheia. Linda no céu límpido a associar-se comigo no momento das orações. Penso em cada pessoa que Deus coloca no meu caminho. Em cada alma que espera por minhas orações ao Senhor. O que estarão fazendo? Como estarão? Estarão preocupadas? Tranquilas? Olho ao redor e sei que em cada residência uma família vive a sua própria história, a sua própria batalha. Estendo as mãos em sua direção e intercedo por elas também.  A lua parece uma companheira de oração a dizer “amém”; a concordar. Sinto um bem estar enorme, quando penso que neste exato momento alguém, em algum lugar também ora por mim. É confortador saber que não estamos sozinhos. É estimulante saber que iniciamos mais uma semana sob o patrocínio divino e o testemunho da natureza criada por Deus a dizer-nos que Ele ainda trabalha, e que é por nós que trabalha, para que sejamos vitoriosos mesmo em batalhas difíceis; ”Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor,o criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” Isaias 40: 28,29.  Enquanto isso, a lua resiste e permanece presente nessa hora de sublime audiência com quem pode todas as coisas. Ela sabe disso. Talvez você não tenha a mesma oportunidade que eu tenho de contar com tão significativa companheira de oração. Mas você pode eleger alguém para sua parceria de oração,” Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” Mat. 18:20. Estabeleça isso como um empreendimento sobrenatural. Ore sistematicamente por outras pessoas, ore por mim, sabendo que alguém também está orando por você. Amém.

Senhor. Alguém espera que Tu estendas Tuas mãos sobre sua vida para abençoar. Tem misericórdia meu Deus e abençoa essa vida, essa família. Traz de volta e curado, o ente querido. Tira esse peso enorme desse coração em sofrimento. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leit. Bíblica – Números 6: 24 - 26

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!