Páginas

UM LUGAR PARA COMPARTILHAR, AJUDAR, E OBTER MÚTUO CRESCIMENTO EXISTENCIAL


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus..." (Salmo 46:10) “Soyez calmes et sachez que je suis Dieu...”(Psa 46:10) "Fermati e riconosci che io sono Dio..." (Salmo 46:10)
"Be still, and know that I am God..." (Psalm 46:10)

quinta-feira, 29 de março de 2012

NÃO PARE... NUNCA .     1ª Cor. 3: 12 – 15 

ANIBAL L. FRESCHI

Salvação é graça concedida à todo aquele que se reconhece pecador, e em arrependimento clama por misericórdia aO Senhor, a quem identifica, na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo, O único que pode salvá-lo. A Ele se entrega, em submissão plena, e se submete ao processo da redenção e remissão Col.1:13-14, e santificação, Col.1: 22.  Temos nisto, grande motivo “para a nossa alegria”, se de fato somos de Cristo. Há porém outro aspecto da vida cristã, que merece a nossa atenção, e esse, diz respeito às nossas obras de pessoas renovadas. O ensino bíblico nos adverte quanto as nossas obras, sejam elas pelo dizer ou pelo praticar, que serão julgadas, sem exceções. Rom.14: 10-12. A pergunta será:”Qual foi o teu procedimento em meio ao fogo das provações?” Sim, por que poderemos pensar em justificar nossos atos e palavras, pelas circunstâncias que nos envolveram. Mas as circunstâncias, é que provarão a firmeza da vida que edificamos, sobre o alicerce da nossa conversão. Que tipo de cristianismo estamos vivendo? Útil, precioso e produtivo, ou medíocre, vacilante e medroso? Barreiras, desafios e decepções, são o fogo a testar nossas edificações, nossos ministérios. Infelizmente, muitos desabam e não se reerguem. Desanimados, terminam a vida como escombros; esquecidos. Mas não há por que ser assim. Dificuldades existem para serem superadas; barreiras, para serem vencidas e as quedas, são a oportunidade para a restauração e recomeço. Se houve queda, não há por que não se reerguer, uma vez que o alicerce é perfeito, e é Cristo. Muitos caíram em suas edificações, mas nem por isso deixaram de ser irmãos, pois o alicerce que é Cristo, permanece firme, indestrutível, pronto para a reedificação. Basta levantar-se e refazer aquilo que o inimigo conseguiu derrubar. Os justos caem? Sim, com certeza. Mas se reerguem, se aprumam e produzem. Prov.24: 16. E mais. Suas obras os acompanham na eternidade. E mais ainda. Serão recompensadas. Meu querido. Minha querida. Levante-se. Há muito o que fazer. Há um ministério a ser reassumido. Há uma obra a ser concluída. O Senhor quer você em franca atividade. E produtividade. Em nome dO Senhor Jesus, levante-se e reassuma o seu lugar. Amém.
Senhor. Apesar de tudo e de todos que venham a duvidar, estou em pé por Tua Graça e Misericórdia. Agora, meu Pai. Devolve-me as armas de combate para que eu penetre as prisões inimigas e resgate no Teu poder, aqueles que ainda são prisioneiros. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb. At. 13: 13; At.15: 36 – 40;  2ª Tim.4:11

segunda-feira, 26 de março de 2012

DEPOIS DO CAOS... Salmo 10 : 17 e 18

                      ANIBAL L. FRESCHI

Os noticiários chegam até nós com informações, que em grande parte, são horrivelmente recheadas com ingredientes de violência, corrupção e mentiras, denunciando que o mundo em que vivemos está muito doente. Pessoas do bem  se sentem incomodadas, como se fossem plantas exóticas plantadas em terreno impróprio, em que são obrigadas a vicejar e florir. Há muita decepção quando se olha para os “notáveis”, dentre os quais, muitos são os que, de quem se esperava, dignidade, honestidade e respeito. É o caos da credibilidade e da confiança. Não existe setor na grade da programação humana, que não tenha sido afetado pelo desamor, ódio e ganância. Os quadros vergonhosos desse painel de improbidades vergonhosas e permissivas se sucedem por outros de igual estampa. Se alguma voz, ainda que tímida se levante, logo é suprimida e sedada ao sono do esquecimento. Não há tantos, o suficiente, para protestar indignação, e exigir justiça para todos, afinal somos inventores  e detentores do “jeitinho”. E com jeitinho, esperamos as” mega “isso, as “ tele” aquilo, sem falar nos campeonatos  esportivos  com torcidas organizadas em bestiais  guerras em sacrifícios das vidas de alguns, ao indiferente regalo de outros. Isso sem falar no carnaval. “Ah! O carnaval”, do esbaldar até acabar. E assim, com jeitinho, dá-se lugar às ilusões, tapam-se ouvidos e silenciam-se os incômodos clamores. Assim vai o mundo. Esse mundo de todo sofrer, de todo excluir,  onde somente pouquíssimos desfrutam as melhores oportunidades. Mas não se perca em desesperanças. Mantenha firme a sua fé em Deus que tudo vê e tudo sabe. No momento exato, determinado por Sua sábia e Onisciente vontade, o espetáculo das tragédias, promovido pela companhia dos filhos da impiedade, encerrará sua turnê. E então, novo tempo terá início. Tempo em que tua fé será recompensada. Tempo em que tuas dores terminarão, sejam elas do corpo ou da alma. Tempo em que se dará início a novo ciclo. O ciclo de quem na passagem por esse mundo,  se habilitou e foi habilitado à experiências superiores, melhores e eternas. Por isso, não preste tanta atenção no humano. Ele falhará sempre. É humano . Espere em Deus. Afinal, Ele não te esqueceu no meio deste vale de podridões. Ele caminha com você. Ele é quem te fortalece e  fará isso até que tudo passe e você esteja pronto. Amém.
Senhor. Fortalece-me, para que meus passos sejam firmes e sem vacilações, enquanto caminho neste mundo. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.bíb.Prov. 30: 1 - 9 

domingo, 25 de março de 2012

ELA FEZ O QUE PODE     Mc.14: 8 “ Ela fez o que pode, antecipou-se a ungir-me para a sepultura.”

                              ANIBAL L. FRESCHI

Todos estamos totalmente a descobertos diante dos olhos dO Senhor, assim como esteve Maria de Betânia. Sua devoção se expressou pelo ungir, o seu amado mestre e amigo, com o precioso perfume de nardo puro. Jesus entendeu que aquela atitude representava o máximo de sua compreensão sobre sua pessoa como Salvador e sobre a sua missão como expressão do amor que o conduziria às últimas conseqüências. Então, em igual intensidade, embora aquém da importância,, ofereceu-lhe o máximo que podia oferecer. Jesus viu isto e declarou aos presentes: “Ela fez o que pode”. Quer dizer:” Se mais ela pudesse, mais ela faria”. Aquele coração pressentia a aproximação do momento que O Senhor, somente Ele teria de enfrentar. E sozinho. O momento da total rendição ao clamor da lei que reivindicava a punição do pecado que a todos nós é comum e que a todos nós contamina. A lei exigia seu cumprimento em nome de perfeita e completa justiça. Não basta apenas ferir a serpente. É necessário esmagar-lhe a cabeça. Maria de Betânia pareceu assimilar isto ao ungir o corpo de Jesus que esclarece ser a sua atitude, uma preparação antecipada do seu sacrifício vicário, pois era o “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo. E não há outro. Vem à mente a indagação: “ Que tenho feito por tão importante fato ? Tenho feito tudo o que posso, para torná-lo conhecido do maior número de pessoas possível ? É de se esperar que façamos tudo o que pudermos fazer,  para proclamar a mensagem salvadora em Cristo seja em qualquer tempo ou lugar. O sacrifício supremo de Cristo espera de nós uma devoção consciente, esclarecida e comprometida com os seus propósitos. Não adianta me esconder, pois eu, assim como você, estou a descoberto diante dos Seus olhos . E Ele vê se tudo o que se pode fazer, está sendo feito.Amém.
Senhor. Mesmo que venha fazer tudo o que me for possível fazer, nada será diante do enorme sacrifício que fizeste sozinho por mim naquela cruz. Por isso eu Te agradeço, meu Pai, por Teu grande amor.Em nome de Cristo Jesus. Amém.
Leit. Bíb. 1: 12 

sexta-feira, 23 de março de 2012

 UM PAPO AMIGO. ACEITA?           João 5: 7 “ Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; ...”

ANIBAL L. FRESCH

Que constatação triste, a do enfermo junto ao tanque de Betesda. Não ter ninguém. Mas esta é a realidade de muitos nos dias atuais. Pessoas solitárias. Muitas por opção. Outras, no entanto, por força de circunstâncias. Quando viemos ao mundo, por certo estávamos cercados por pessoas cheias de expectativas a nosso respeito. Ninguém, ou quem sabe, apenas alguns,  levavam em consideração que chegaríamos trazendo  nossas próprias e naturalmente pessoais necessidades de      desenvolvimento de potencialidades, capacidades e vontades. E o que fizeram conosco? Ignoraram as nossas expectativas e nos subjugaram às suas, fazendo-nos sentir intrusos num mundo pré determinado para nós, e que à qualquer custo, deveríamos nos moldar às regras, igualmente pré concebidas para nós. Se nos submetemos, crescemos dependentes daquele ou daquilo que nos desse alguma sensação de segurança. Se nos rebelamos, crescemos tidos e havidos por insubordinados, rebeldes e de convivência inconveniente. Se nos isolamos, rotularam-nos como esquisitos, marginais. Tudo isso, porque não nos levaram em consideração, como um ser à parte de suas formações já fundamentadas pelo viver de cada um. Nós estávamos apenas começando a viver e vejam que pressões exerceram sobre nós e isso continuou ao longo da vida. Um dia, tomamos consciência de que precisávamos da cura que nos levasse ao encontro da satisfação. Então nos demos conta de que um milagre, somente um milagre, poderia percorrer nosso caminho ao inverso, tratar cada ferida e nos colocar em ordem e sintonia conosco mesmo. Mas ninguém entende essa nossa necessidade e nos rotulam e nos abandonam. O tanque milagroso está logo ali, bem próximo. Porém faltam-nos aqueles que se esqueçam de si próprios e notem a nossa presença e necessidades. O mundo está assim: Cada num por si. A voz de Caim parece ecoar no tempo e no espaço:” Acaso sou eu guarda de meu irmão?” O Senhor, porém desconsidera o tanque e quem nos possa  nele mergulhar e nos pergunta:” Queres ser curado?”. Até agora, outras pessoas e circunstâncias determinaram o escrever da tua história. Mas hoje, O Senhor coloca em tuas mãos o querer ou não, encontrar-se com o verdadeiro “você”, livre e limpo para assumir a vida, conquistar espaço e ser conforme a expectativa que existe lá no fundo da tua alma, a de realizar-se plenamente e ser feliz. Isso não depende de ninguém, a não ser de você. Sei quanto custa dar os primeiros passos, mas eles são indispensáveis, e o primeiro é o querer, o seguinte é o assumir a vontade e suas conseqüências, como por exemplo, abstenções e renúncias com suas crises de abstenção que virão, mas passarão. Assumir adoções de novos e saudáveis hábitos. Estender a mão aos demais que olham a fonte sem poder se banhar nela. Hoje O Senhor fala com você:” Levanta, assuma nova condição, a de alguém em processo de recuperação. Alguém cujos ouvidos e sentidos estão tapados para os clamores da carne. Alguém que sabe que está deixando as perdas e caminhando para os ganhos e conquistas. Não por que deseja mostrar isso para alguém. Mas por que sabe que é muito melhor e mais satisfatório ganhar, do que perder.” Amém.
Senhor. Já dei meu primeiro passo e estou em pé. Hoje permanecerei assim, mesmo que seja grande o sacrifício e enorme o sofrimento. Suportarei. Tem misericórdia de mim. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. João 19: 1 - 3 

quarta-feira, 21 de março de 2012

CHEGA DE CULPA      - Sl.51:1 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias.”

                                 ANIBAL L. FRESCHI

O sentimento de culpa é um peso que prejudica demais a nossa vida. Não há como esquecer, esconder ou ignorar a culpa. O apóstolo Paulo comparava a presença da culpa, a um cadáver amarrado cara a cara em nós, e perguntava: “...quem me livrará do corpo desta morte?”Rm.7: 24b. A culpa nos inibe e nos escraviza o tempo todo, nos fazendo sentir inferiores, incapazes e indignos. O único remédio que pode curar a culpa; é o perdão. Precisamos do perdão de quem ofendemos e prejudicamos, precisamos do nosso próprio perdão. Só Deus pode nos ajudar a nos livrar da culpa, e isso Ele faz, nos perdoando também, pois quando cometemos alguma maldade, Ele é o primeiro a ser agredido e ofendido. Davi sabia disso, enquanto carregava o peso da culpa pela morte de Urias, após haver possuído a sua esposa, Bate- Seba. Davi carregou um peso imensurável, dada a sensibilidade da sua consciência de homem de Deus. Ele viveu um inferno em vida. A mesma dor nos acomete, toda vez que o nosso vôo rumo ao “eu glorificado” é interrompido pelo nosso “eu existente, real”, ou seja, nossa humanidade corrompida. Então, vem a culpa, seguida do “ódio próprio”, e do “desprezo próprio”, noutras palavras, nos sentimos um “lixo”. Essa sensação de sujidade, levou Davi a clamar por limpeza e esterilização que sabia ser possível somente por Deus; ”Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.” Sl.51:2.
Damos graças aO Senhor, porque assim como exclamou Paulo,além da nossa fragilidade humana, há a Graça Divina na pessoa do Cristo sacrificado, que muda o rumo da nossa história, do fracasso para o triunfo:”Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.”Rm.7:25ª. Deus intervêm e nos liberta do peso da culpa e nos declara perdoados em Cristo, de maneira tão perfeita, que nenhuma condenação existe mais.”Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”Rm.8:1. Então meus queridos, só nos resta desafivelar o fardo da culpa que o inimigo insiste em sussurrar aos ouvidos e assumir a caminhada à passos firmes e determinados, rumo às conquistas que a culpa nos impedia de almejar, por nos fazer sentir desmoralizados e incapazes de conseguir. Hoje, O Espírito Santo te assegura que você é um filho, uma filha de Deus, e isso é suficiente para saber, que por conseqüência, você herda com Cristo, tudo o que por direito é seu.Rm.8:16. Escravos da culpa? Não.  Filhos de Deus. Amém.
Meu Pai. Obrigado pelo alívio que me dás ao retirar de meus ombros, o peso que carreguei até aqui. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Is.43: 18,19,25
   

terça-feira, 20 de março de 2012

DESAFIOS MODERNOS     Mat.17: 14 – 21 (2ª Parte)

                   ANIBAL L. FRESCHI

É tempo de revermos ministérios, atividades e compromissos eclesiásticos, e as drogas são um dos nossos maiores desafios atualmente. Nos metemos num emaranhado de sugestões ministeriais para agradar o gosto da membrezia e acabamos deixando de lado a pregação fiel, sensata e simples da Palavra de Deus. Não poderia suceder isso, pois a moldagem do cristão à imagem de Cristo precisa de pregações voltadas para isso Ef.4:11”.  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos...” Não raro, pessoas nos confidenciam sentir carência de “Bíblia”nas pregações, sentindo-se enjoadas dos ataques nervosos ou gracejos, nos púlpitos. É fato que pregações que incomodem a carne podem levar muitos a se afastarem, como aconteceu com Jesus, quando “muitos disseram: Duro é este discurso...” João 6: 66-69. Porém, é fato também que virão muitos outros, cansados e oprimidos por lideranças que coagem e põem medo nas ovelhas como se fossem suas propriedades, ou que lhes dão alimentos sem poder de sustentação e crescimento. E é disso que um dependente químico necessita. Sustentação e crescimento, que só a Palavra de Deus proporciona. No caso dos discípulos de Jesus, eles nada puderam fazer pelo endemoninhado, porque lhes faltou a fé necessária, o jejum necessário. Considerando que o dependente necessita de mudança de vida, é a Palavra de Deus, pregada e ensinada com afinco e fervor, a nossa grande arma para tratá-lo. Para isso, precisamos nos interessar de verdade pela sua recuperação. Nós temos muito do sacerdote e do levita, mas pouco do samaritano da estrada de Jericó. Cuidar de um dependente, exige sentimento misericordioso, tempo, coragem e muita disposição para consumir-se no seu tratamento. As recaídas são possibilidades que devemos compreender, e nunca, por esse motivo, desanimarmos. Não é suficiente que atiremos a corda àquele que está no fundo do poço, todo arrebentado. É preciso descer, abraçar e subir. Todos necessitam de tantas chances, quantas se fizerem necessárias. Setenta vezes sete, seria o caso. Estamos prontos ? Vamos salvar alguém em nome de Jesus? Tg.5:20.
Senhor, capacita-me e usa-me na recuperação daquele que, sem forças, se debate no fundo do poço da dependência química. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit.Bíb. Lucas 10: 30 - 37
DESAFIOS MODERNOS           Mat.17: 14 – 21                  (O  QUE  APRENDI ASSISTINDO A DEPENDENTES QUÍMICOS)        1ª PARTE

                     ANIBAL L. FRESCHI
                        
Comentário inicial:

Encarando o problema como deve ser encarado: de frente e friamente.
1º- Dependência química é algo que pode estar muito próximo de você e de sua família.                                                                                                2º- Não adianta sentir pena de você mesmo, por aquilo que por tabela te afeta, mas olhar o “dependente” e fazer dele o seu foco de atenção e cuidado.                                                                                       Observação- O pai estava focado no filho. Intercedeu por ele com misericórdia, Ou alguém supõe que o dependente é feliz? Por isso o assunto deve ser tratado com muita compaixão. Não havendo compaixão, é sinal de que o problema não está somente no dependente.                                                                                                  O TEXTO SUGERE- O pai simbolizando a família. ( uma                                             olhadinha na família de hoje), na postura ideal, freqüentando uma igreja. Porém, muitas famílias não passam de meras platéias, enquanto a liturgia é mero teatro.                                                                                                 1-1 A congregação bate o ponto nos cultos, nas reuniões e até ganham         prêmios pela freqüência nas Escolas Bíblicas Dominicais, enquanto que a liderança se esforça em apresentar novidades chamativas para atrair o povo.                                                                                                              1-2 O que deveria levar alguém a ser assíduo? Não seria a fome espiritual buscando alimento que sustente? Há poder na pregação da Palavra, quando feito com simplicidade e pureza.  
         1-3 Mas onde está a transformação da família?                                                Não há mudanças, apesar de terem ido à igreja. O poder não atingiu o coração, pois tudo continua do jeito de sempre. Dando mal testemunho para os de fora e os de dentro, fritando e desmoralizando a liderança perante os membros ao redor da mesa. Então, a criança cresce enxergando a igreja conforme aprendeu enxergá-la.
QUANDO AS COISAS MUDARÃO?
Quando a nossa motivação for o reconhecimento de que Jesus é O Senhor e a Ele entregarmos nossa vida de verdade. Quando nos submetermos à Sua autoridade em obediência.
Quando reconhecermos que precisamos de mudanças. Que há problemas sérios e inconfessáveis em nós. Que nos envergonhamos de ser como somos.
Quando decidirmos que O Senhor será reverenciado, glorificado por nós dentro e fora da igreja, com relacionamentos saudáveis e comportamento à altura do nome de Cristo.
ANTES DE ABORDARMOS O DEPENDENTE PRECISAMOS ABORDAR A FAMÍLIA.Muitos saem limpos das clínicas e mal põem os pés dentro de casa, recaem. Pioram. Observe o exemplo dado por Jesus em Mat.12: 43 -45. O espírito imundo não regressou ao antigo lugar porque este estava varrido, limpo e ornamentado. Mas por que estava vazio. Muitos tiram as garrafas e latas de bebidas para a chegada do filho." Agora é só suco!" Porém onde está Jesus nessa família. Ela está vazia da presença dO Senhor. Pois não houve transformação de vida, e quem pode transformar é O Senhor. Para isso, é preciso crer e obedecer. O pai no texto aproximou-se, isto é, dispôs-se à comunhão, à intimidade com Jesus. Ajoelhou-se, e na intimidade revelou o reconhecimento do senhorio de Jesus e sua submissão à Ele. Enquanto não fizermos o mesmo, tudo será inútil. Orações com fé, leitura bíblica com confiança e obediência. Sua família é território governado por quem? Por Deus ou pelo inimigo?  ( O inimigo rouba, mata e destrói ) O que anda acontecendo lá? Você pode fazer uma idéia?

PARA REFLEXÃO EM GRUPOS :
1-Quais problemas mais comuns que afetam o seu relacionamento familiar ?
2-Como você reage diante dos conflitos familiares?
3-Em que área Jesus ainda não é Senhor na tua família?
4-Tua família é estimulo na recuperação de alguém?
Obs. Reúna pessoas que convivem com este desafio. Ore com elas, converse, ouça e console. Amém?

Senhor. Sei que podes mudar esta situação, pois és Senhor acima nos céus e em toda terra. Estabelece teu reino em minha vida e na vida daquele que se encurva ante o peso da dependência química. Eu te imploro meu Pai. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Salmo: 1.

segunda-feira, 19 de março de 2012

SUA BÍBLIA TE DÁ PRAZER ?     -  Sl.1: 2 “ Antes o seu prazer está na lei do Senhor...”

ANIBAL L. FRESCHI

Infelizmente, muitos convivem com a Bíblia, como se tivessem pedras dentro dos sapatos. Vivem incomodados por não assimilarem aquilo que só é possível fazê-lo pela fé, e nunca por um raciocínio lógico. Deus é transcendente em sua existência e manifestações. Por isso é impossível entender algumas coisas sem o olhar da fé, e esta, nem sempre está presente na vida e na alma de quem se propõe a questionar a Bíblia Sagrada. Para alguns “entendidos” de Bíblia Sagrada, ela não é a Palavra de Deus, mas contém a Palavra de Deus. Bem...Se considerarmos que onipotência, onisciência e onipresença são características inerentes ao Ser Divino, e que por isso, nada acontece sem o seu conhecimento e permissão, e que seus pensamentos e vontades são revelados e realizados através de tudo o que existe, não há como negar que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, expressada pelo mover da história geral,  individual  e pessoal  no seio da humanidade. Há muita crítica, muito questionamento sobre o que nela está registrado, e que em nada contribuem para a edificação do leitor, mas que geram uma desconfiança que desestimula sua leitura Tiago 3: 1. Entretanto, na hora do desespero e da dor, uma contemplação filosófica elaborada por um ser mutável e transitório não será capaz de substituir o conforto e estímulo que o Eterno pode proporcionar. Diz a canção que “ porque Ele vive, posso crer no amanhã”. Nosso amanhã é o céu, o paraíso, que Jesus nos garante 2ª Pe.3: 10 - 18. Porém, que “amanhã” uma reles filosofia nos sugere? Ou ainda, que fim tiveram seus “pensadores?”.A Bíblia, na sua simplicidade nada mais pretende, que não seja a preservação da fé num céu que nos espera, e  enquanto por aqui estivermos, nos incentiva à vivermos como cidadãos dignos  em Cristo e  como Ele, que muito fez pelo próximo. A Bíblia nos ensina a mantermos os pés no chão desse mundo ao mesmo tempo em que nossos olhos se enchem com a visão da glória celestial  Col.1: 9 - 12. Tenho muita pena de quem não consegue viver a proposta bíblica e que por isso lança sobre ela comentários  que o inimigo usa como armas para desautorizá-la, como Palavra de Deus Tito 2: 7 - 8. Mantenhamos  firmes a nossa atenção e vigilância para que “passarinhos” não venham roubar-nos tão preciosa semente Mat.13: 4. Cuidado com o que você ouve, lê e ensina Tg.1:5 . Se alguma dúvida reside em sua mente e coração, clame com sinceridade aO Pai das luzes, à Deus, que nunca mentiu e nunca mentirá, pois Ele, além de ser O Caminho, a Vida, é também a única verdade, coisa que a filosofia humana rejeita, pois para ela toda verdade é questionável Col.2: 4 - 8. Que Deus te ilumine. Amém.
Senhor. Abre meu entendimento para compreender Tua Palavra sem as distorções do meu saber falaz. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
 Leit. Bíb. Efésios 3: 14 - 19 

terça-feira, 13 de março de 2012

QUAL AMOR É MAIOR ?         João l5: 13 “Ninguém tem amor maior do que este:  de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.”
              ANIBAL L. FRESCHI

Era começo de namoro, quando  mãos trêmulas se tocavam, e palavras doces soavam aos ouvidos adolescentes, inebriados por sentimento novo e surpreendente.-“Eu te amo”  dizia um, emocionado e cheio de ternura, ao outro que respondia: “ Eu te amo muito mais”. –“Porque?”- era a pergunta.” Porque sou maior ! ” ou então: “Porque sou mais velho do que você.” E assim, era a disputa de palavras, para convencer quão imenso sentimento, um nutria pelo outro.” Ah!, se for preciso te dou meu braço, meu fígado, pois meu coração já é seu.” E assim correu o tempo. Ternura, respeito e dedicação. Ate que um dia: - “Cachorro! Eu te odeio!” a resposta:- “Onde eu estava com a cabeça quando me casei com você?” Oops...! O que aconteceu ? Cadê aquele sentimento lindo? Aquele jeito afável de se relacionar? É... As coisas mudam! E mudam para pior, se não for amor, o que une as pessoas. A falta de generosidade, denuncia ausência de amor, pois amor é dadivoso. Lógico que, para tudo tem limites, mas o amor consegue caminhar além do que se possa imaginar. Na verdade, o que houve no passado, foi uma maquiagem do ser egoísta e incompreensivo de cada um. Faltou que cada um aprendesse primeiramente, a amar-se de tal forma, que se aprimorasse como pessoa que possui respeito próprio, que se valoriza, enfim, alguém que aprendeu a gostar de si, antes de entregar-se ao outro. Não foi isso o que aconteceu. Cada um deu uma disfarçada no que era de verdade, e quando aos poucos o pacote foi se abrindo, revelou que tudo fora, “aparência e nada mais”. Quero falar a você que está planejando estabelecer um relacionamento. Aprenda a amar-se, a gostar de si, a cuidar de si, para depois oferecer a alguém o que valha a pena, e pelo que valha a pena lutar. A vida tem dificuldades constantes, e essas, são agravadas pela pressão da própria relação. Porém, quando o que o outro possui em si é bom, então, todo esforço para superar crises é válido. Caso contrário, o que sobra, é só a expectativa de que tudo desabe, o mais rápido possível. Para isso, as grosserias funcionam como guindaste a derrubar o edifício. A cada instante a grande bola de ferro ataca. Pare e pense um pouco nisso. Ore a Deus. Reveja tudo em você. Preste mais atenção em si. Respeite-se,  ame-se e  goste um pouquinho mais de si. Valorize-se ao ponto de valer a pena lutar por você. Amém?

Senhor. A convivência me trouxe uma visão terrível que eu não tinha, quando tudo eram doces e  flores. Dá-me sabedoria para me posicionar agora, pois tenho certeza de que Tu desejas me ver feliz. Não quero precipitações, mas atitudes firmes e santas, para mudar a história mal escrita até agora. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. 1ª Pe. 4: 8 

domingo, 11 de março de 2012

                                                 

     UMA LINDA E NOBRE MULHER         
        Ester  2:15–18;  5:1–4;  7:1–4

                ANIBAL L. FRESCHI

I –Introdução: 
O LIVRO E SUA PERSONAGEM.                                                                                                                        a) O livro relata o livramento do povo de Deus  de ser massacrado no reino persa onde era escravizado. No livro o nome de Deus não é mencionado, embora a ação favorável de Deus seja bem explícita. Para isso, uma jovem judia é o instrumento usado por Deus.
b) Ester era uma jovem exilada na Pérsia. Órfã de pai e de mãe, fora criada por um parente de nome Mardoqueu. Segundo a tradição hebraica, Ester era uma das 3 mais lindas mulheres que já existiram. Diz o texto original que Ester era perfeita de rosto e de formas.
c) O rei Xerxes Assuero ficou tão fascinado por ela que ràpidamente a coroou rainha, em substituição à Vasti. De escrava, à rainha. Por mais impressionante que seja a história de Ester, não se trata de caso isolado. Deus muda situações. E para isso Ele opera de modo surpreendente. (José no Egito, saiu da cadeia para ocupar o trono de governador. Daniel era um exilado na Babilônia. Deus o colocou como o oficial mais importante em todo reino).  Deus mexe na situação de cada um de nós para nos colocar em patamares mais altos. Deus vai te dar situação melhor.(Amém)

II-  CONTINUAÇÃO - E QUANDO DEUS FARÁ ISSO ?
a)   Observe Ester.                                                                          
1º) Era linda.  Era cuidadosa ao se preparar para comparecer
     perante o rei. Mas acima de tudo, era uma mulher comprometida     com os propósitos de Deus.
2º) Era aflita com as aflições do seu povo. O trono não fora capaz de embriagá-la ao ponto de esquecer-se de seus irmãos.
3º) Ester esmera-se ao vestir os trajes reais e vai aonde pode ser vista pelo rei. O rei a vê, estende-lhe o cetro da permissão para que se aproxime. Então o rei vê algo que destoa nela. Apesar da beleza, do esmero no vestir, há uma profunda tristeza estampada em seu rosto. Então o rei pergunta: “ O que tens, rainha Ester?

b)  MULHERES. Todas as vezes  que vocês se aprontam para comparecer à casa dO Senhor, Ele observa seu esmero e cuidados exteriores. Porém mais do que isso, Ele contempla vossos corações.
1º)  Fostes remidas pelo Senhor e alcançastes a excelsa posição de filhas de Deus.
2º) Tomastes como vestimentas as vestes alvas e festivais preparadas com o sangue do Cordeiro.
3º) Mas há um povo cativo que geme e chora à caminho da destruição. MULHER... há teu marido, teus filhos, teus parentes, teus amigos. Eles não possuem a alegria que tu possuis. Onde está tua preocupação, teu empenho, tuas orações incessantes?
4º) É possível que te aprontes diariamente para comparecer diante dO Rei dos Reis. Mas e os teus semelhantes?Onde estão?
5º) Qual tem sido o objetivo supremo do teu viver?  Interceder pelos que perecem? Evangelizar para que sejam salvos? .

III – CONCLUSÃO –
a)   Ester usou sua influência, sua competência em favor do  povo escravo.
b)   Você pode fazer o mesmo. Você tem competência para isso.
1º) Você sabe o que sofre aquele que vive nas trevas, porque você já esteve na mesma situação.
2º) Você sabe o que é estar feliz, pois em Cristo você encontrou felicidade.
3º) Você sabe qual é o caminho da Salvação, pois você o encontrou.
4º) Isso se chama vida de compromisso com os propósitos de Deus.
c)    Não basta ser bela e bem arrumada, como era Ester. É preciso ter a mesma nobreza que ela teve. Amém.

Senhor. Que cada mulher seja em Tuas mãos o instrumento usado para abençoar famílias inteiras. Que não haja em nenhuma descanso, enquanto não estiverem todos seus amados e queridos  na Tua Santa e Augusta presença se beneficiando da Tua Graça Bendita. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Lucas 7: 11 – 17  ( Prepare-se, minha querida, para celebrar o milagre que tanto esperas. Em nome de Jesus. Amém )


quinta-feira, 8 de março de 2012

BENDITAS MULHERES     I Sam. 25:32 ” Então Davi disse a Abigail : Bendito o Senhor Deus de Israel que hoje te enviou ao meu encontro “  
               -  DIA INTERNACIONAL DA MULHER -


                                          ANIBAL L. FRESCHI


Abigail era dessas tantas mulheres, que passam a vida consertando as encrencas armadas pelos maridos e filhos cabeçudos. Isso mesmo. Nabal era o exemplar perfeito de tantos maridos que expõem a família aos maiores riscos de todos os tipos,por falta de responsabilidade, juízo, sei lá... Nabal era um escravo da bebida. E quem é escravo de alguma coisa, é um aviltado, diminuído. Então para se vingar, pratica contra a própria família a vingança por aquilo que não consegue ser; um homem de verdade. Mais uma vez, lá vai Abigail quebrar o galho do marido. Abigail parte como uma intercessora. Sem alardes, mas silenciosa. Nabal de nada ficou sabendo. Assim é com incontáveis mulheres. Como Abigail, não têm mais o que dizer aos maridos, aos filhos, à família, pois nunca são levadas a sério. Então param de falar aos seus ouvidos e esses pensando que desistiram, nem desconfiam de que nas madrugadas, nos cantos isolados da casa, nas reuniões restritas de suas comunidades, sim, lá estão elas, fazendo o que  fez Abigail, intercedendo. E isso, fazem por dias, meses e anos de modo incansável. E intercedem junto a quem? Elas não mais falam aos ouvidos de seus queridos, mas aos ouvidos de quem pode perdoar e conceder novas oportunidades. Falam aos ouvidos de Deus. Isso fazem, por saberem que seus maridos, filhos, enfim suas famílias precisam da mão misericordiosa dO Senhor, pois a esperada transformação só é possível pela ação dO Senhor. Muitas estão cansadas de não serem ouvidas. Muitas estão cansadas de viver correndo a consertar erros dos seus. Muitas já aprenderam que o melhor a fazer é recorrer aO Senhor, fazendo como  Abigail, que salvou toda a sua casa, e foi reconhecida como, segundo as palavras do próprio guerreiro Davi, “mulher prudência”; “Bendita seja a tua prudência”1º Sam. 25:33. Sua prudência fê-la bendita também.; “...e bendita sejas tu mesma...”Assim, como Davi, hoje bendizemos aO Senhor, por ter enviado ao nosso encontro, benditas mulheres; são elas, mães, esposas, filhas, amigas e irmãs. `A todas, cumprimentamos e por todas oramos agradecidos em nome de Jesus Cristo. Amém.
Senhor. Obrigado por todas as mulheres que nos encontraram pelo caminho da vida e nos abençoaram tanto. Cuida de cada uma delas, meu Pai, estejam onde estiverem. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb.1º Samuel 25

terça-feira, 6 de março de 2012

NOSSA FÉ NESSES TEMPOS DIFÍCEIS         Heb.10:23 “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”

                                     ANIBAL L. FRESCHI

Estamos vivendo tempos desafiadores à nossa fé. Tempo de questionamentos que nos desafia a um claro posicionamento como cristãos. Em que nós cremos? Em quem nós cremos? E porque cremos?  Nós cremos que somos pessoas pecadoras, às quais foram oferecidos o perdão e a salvação eterna pela pregação da Palavra de Deus, o que aceitamos pela fé. A fé que nos levou a receber perdão e salvação, nunca esteve alicerçada no homem, nem na palavra do homem, mas foi resultado da ação do Espírito Santo de Deus em nossa mente e coração. Fé racional e não meramente emocional. Entendemos a proposta e nos decidimos por ela. Então, por mais que se estampem diante de nós maus exemplos, por mais escabrosos os escândalos que chegam ao nosso conhecimento, nossa fé continua a mesma, pois quem trabalhou e plantou a semente e tem cuidado de nós é O Senhor, Fiel e Imutável. Ele é, em quem nós cremos. Tal convicção levou Paulo a declarar que “nem anjos, nem principados... nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Rom.8: 38 e 39”.  Note bem que nossa fé teve seu início na contemplação do amor do Pai, expressado na vida do Filho oferecida à nós, enquanto “mortos em delitos e pecados” Ef.2:1. Cristo foi o instrumento da graça que nos trouxe à vida Ef.2:5. Cristo foi o instrumento da graça a nos proporcionar assento em lugares celestiais Ef.2: 6. Tudo em Cristo e nada no homem. Portanto, por mais que o homem te decepcione, lembre-se: O Senhor é Fiel. Por isso é que cremos. Não foi um eloqüente pregador, mas o suficiente Salvador, quem trabalhou em nós desde o princípio. O homem pode ser simples instrumento, e é bom que continue sendo assim; simples e nada, além disso. João Batista deixou-nos precioso ensino, quando provocado quanto à possível perda de prestígio, diante do ministério de Jesus, “João 3: 30  convém que ele cresça e que eu diminua”. Haja o que houver meus queridos. Guardemos firme, a confissão da nossa fé em Cristo, pois Ele é fiel desde sempre, e para todo sempre. Amém.
Senhor, meu Deus. Quero que meus olhos nunca se impressionem tanto com as ações dos homens ao ponto de ter minha fé comprometida. Segure-me firme em Tuas Santas mãos nesses tempos tão difíceis. Em nome de Jesus Cristo. Amém.  
Leit. Bíb. Fil. 4 : 8   

segunda-feira, 5 de março de 2012

  O QUE FAZER NA  FRAQUEZA  -  Rm.8:26 “Também o Espírito semelhantemente nos assiste em nossas fraquezas”.

                                         ANIBAL L. FRESCHI

Certa mulher, professante cristã, era intolerante ao extremo com todo aquele que revelasse alguma fraqueza na vida. Sua boca logo se escancarava, seguida de sorriso irônico ao comentar pecados alheios. Não demorou para que  as quedas invadissem seu lar, derrubando cada pessoa de sua família, que era apresentada por ela como exemplo de retidão e fé. Precisamos ter sempre em mente que ninguém está imune à fraquezas e quedas. Às vezes somos tomados de fraqueza, apatia e até desinteresse pelas coisas espirituais. Falta de disposição para orar, para ler a Bíblia e até evitamos conversar sobre a vida espiritual. Fechamo-nos como que num casulo. Será que nosso vínculo com Deus foi rompido? Será que a porta do céu se fechou para nós? Nossa visão turvada pelo abatimento pode nos enganar e fazer-nos pensar que tudo acabou. Não. Isso não aconteceu, pois embora nem percebamos, O Espírito Santo continua ministrando incansavelmente por nós. Êle, que atuou no processo da nossa conversão, continua atuando em nós e por nós, na preservação e perseverança da fé, Fil. 1: 6 “...Aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus”. O Senhor, sabendo que você, nalgum momento passaria por tal experiência, deixou clara promessa de acompanhamento, João 14: 18 “Não vos deixarei órfãos”, e aí está o cumprimento da promessa. O Espírito Santo prestando-te assistência. Numa situação dessas, o melhor que você tem a fazer, é não fazer absolutamente nada, mas deixar-se conduzir pelo sopro do Espírito, nas velas da tua embarcação, até que o trecho ruim seja transposto. Ele, somente Ele conhece o curso seguro em que nos deverá guiar. Acima das perigosas rochas que podem nos rasgar o casco e nos fazer afundar. Deixe de querer ser o supra sumo e acomode-se aos cuidados do Espírito. Isso vai passar, pois ”o mesmo Espírito intercede por nós...Rom. 8:26”. Amém.

Senhor. Vê como estou, meu Pai. Sem forças, sem vontade para nada. Cuida de mim, enquanto me recolho, meu Senhor. Amanhã quero ver a vida com olhar diferente e bom. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Salmo 42    


quinta-feira, 1 de março de 2012

RESSURGINDO PARA A VIDA (continuação)   -  Apoc.3: 20 “ Eis que    estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo”.

                                               ANIBAL L. FRESCHI

 A porta do coração de Deus, se encontra aberta e disponível para você, João 6: 37b.” o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”. Quando você acessá-la, encontrará todos os benefícios necessários à tua vida. Para isso, basta que você abra também a porta da tua vontade, do teu querer de verdade, pois O Senhor insiste em promover um banquete com tudo o que você tem direito, mesmo que não haja em você ingredientes, uma vez que Satanás te roubou muito, mas O Senhor está à porta para a necessária reposição de tudo o que te foi roubado. Ele ceará com você, participará da tua necessidade e você ceará com Ele, participando de toda abundância que Ele tem para te oferecer. Mas isso só acontecerá se você quiser e agir, recebendo na tua vida O Senhor. Mais uma vez, se faz presente a palavra indispensável: Atitude. Vá para a frente de um espelho e mire-se por alguns instantes. Agora, pense na situação em que se encontra a tua saúde. Como estão as tuas finanças. Onde e como está a tua família. Onde está o respeito das pessoas por você? Que exemplo você é para aqueles que você ama? Jó 30: 15”Sobrevieram-me pavores, como pelo vento é varrida a minha honra; como nuvem passou a minha felicidade”. Você vai continuar assim? Não? A mudança precisa ser feita agora, e não mais tarde. Quando o lutador consegue encaixar um golpe no adversário, ele não espera que o adversário respire e se reanime. Não. Ele parte para cima instantaneamente para liquidar a fatura. Não deixe o inimigo respirar. Aja rápido. Agora. É atitude, Heb.4:7b.”Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” O Senhor espera a tua decisão para começar a festa. Tua vida restaurada. Tudo colocado em ordem para celebração contínua com Deus. E então? Vamos agir? Em nome de Jesus Cristo, Amém.
Sim, meu Deus. Em nome de Jesus Cristo abro minha vida à Ti. Entrego-me sem reservas e em obediência à Tua Santa vontade. Decido-me pelas bênçãos e renuncio à tudo o que diz respeito ao meu triste passado. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Leit. Bíb. Salmo 1   (leve à sério e saiba que eu acredito em você) Um forte abraço. Anibal.

Postar um comentário

Vai ser muito bom ver aqui seu comentário.
Deus te abençoe!